Nome do Projeto
Atividades lúdicas no ensino de língua espanhola como língua estrangeira
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
24/05/2017 - 05/07/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Resumo
Este projeto de ensino é voltado para professores em formação do curso de Letras Português/Espanhol da UFPel, buscando complementar o currículo deste curso com propostas de atividades didáticas com o uso do lúdico, que ainda é pouco utilizado por professores de língua estrangeira, na formação superior, mas que pode se apresentar como um ótimo aliado para o ensino/aprendizagem de LE.
Objetivo Geral
Proporcionar uma reflexão sobre o uso do lúdico no ensino de ELE
Justificativa
A prática docente e sua reflexão serão estimuladas neste curso, pois, atuando como uma estratégia, “as atividades lúdicas integram as várias dimensões da personalidade: afetiva, motora e cognitiva e (...) se assemelha à atividade artística, como um elemento integrador dos vários aspectos da personalidade. O ser que brinca e joga é, também, o ser que age, sente, pensa, aprende e se desenvolve” (TEIXEIRA,1995. p. 23). Neste sentido, os docentes em formação terão a oportunidade de aplicar e propor aplicações do lúdico em sala de LE.
Metodologia
O projeto contará com 10 encontros presenciais, com duração de 2 e de 1 hora e 30 minutos cada um. Sendo dividido em dois momentos:
-Momento 1: aula expositiva com a apresentação de estudos sobre o uso do lúdico em sala de LE, bem como a relevância do uso destas atividades na aprendizagem.
-Momento 2: aula em formato de oficinas nas quais os participantes conhecerão atividades através da prática, simulando um contexto real.
-Momento 1: aula expositiva com a apresentação de estudos sobre o uso do lúdico em sala de LE, bem como a relevância do uso destas atividades na aprendizagem.
-Momento 2: aula em formato de oficinas nas quais os participantes conhecerão atividades através da prática, simulando um contexto real.
Resultados Esperados
Espera-se, como resultado deste trabalho, fornecer um suporte a mais para os participantes e futuros educadores através das atividades lúdicas, visto que “os jogos ajudam a criar um entusiasmo sobre o conteúdo a ser trabalhado a fim de considerar os interesses e as motivações dos educandos em expressar-se, agir e interagir nas atividades lúdicas realizadas na sala de aula.” Chaguri (2006). A reflexão sobre a prática docente e a consciência sobre a escolha das atividades propostas ao alunado.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADELINO SILVEIRA SOARES JUNIOR | 3 | 24/05/2017 | 05/07/2017 |
ALINE COELHO DA SILVA | 1 | 24/05/2017 | 05/07/2017 |
ANGELA MARIA KOLESNY | 3 | 24/05/2017 | 05/07/2017 |
BIANCA BECKER PERTUZATTI | 3 | 24/05/2017 | 05/07/2017 |
ELISÂNGELA MONTES DE OLIVEIRA JORGE | 3 | 24/05/2017 | 05/07/2017 |
GABRIELI MACHADO XAVIER | 3 | 24/05/2017 | 05/07/2017 |
GISELE OLIVEIRA DIAS | 3 | 24/05/2017 | 05/07/2017 |
JAIME LUCAS CARAMAO DE MATTOS | 3 | 24/05/2017 | 05/07/2017 |
JAQUELINE ESCALANTE AYRES | 3 | 24/05/2017 | 05/07/2017 |
LEANDRO DURO RAMOS | 3 | 24/05/2017 | 05/07/2017 |
PRISCILA COSTA MACHADO | 10 | 24/05/2017 | 05/07/2017 |
RAPHAELA PALOMBO BICA DE FREITAS | 3 | 24/05/2017 | 05/07/2017 |
VANICE ANTUNEZ COSTA | 3 | 24/05/2017 | 05/07/2017 |