Nome do Projeto
História e Teoria das Imagens: Arte e Discurso
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
24/05/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Teoria da Arte
Resumo
O projeto com denominação "História e Teoria das Imagens" vem sendo desenvolvido desde 2015. A ideia inicial da proposta foi criar um espaço de discussão associado a um conjunto de disciplinas ligadas ao campo da Teria da Arte. O grupo de estudos foi construído para que alunas e alunos tivessem condições de aprofundar as leituras e debates iniciados em sala de aula nas diferentes disciplinas associadas ao projeto. Além da filiação a área de Teorias das Artes as disciplinas de Cultura Brasileira, Arte e Cultura na Amárica Latina, Teorias da Arte e da Comunicação e Filosofia da Arte possuem temas que as atravessam e ganham destaque de acordo com o interesse das turmas matriculadas em cada semestre, sofrendo assim alterações constantes nos conceitos abordados. Por conta disso, em 2016, o projeto passou a ser intitulado "História e Teoria das Imagens: Diálogos entre Arte e Natureza", marcando seu redirecionamento para um campo de estudos mais especifico, embora amplo. Mantendo a ideia de adaptar a proposta criando diferentes possibilidades de interação entre disciplinas curriculares, grupo de estudos e monitoria no ano de 2017 as temáticas preferencias se apresentarão em relação ao recorte que pensa arte e discurso a partir da teoria pós-estruturalista tendo como principal referência o trabalho de Michel Foucault.

Objetivo Geral

Criar um espaço de estudos e discussão de temas relacionados aos atravessamentos entre arte e discurso e associado as disciplinas de Cultura Brasileira, Arte e Cultura na Amárica Latina, Teorias da Arte e da Comunicação e Filosofia da Arte ministradas para o curso de Artes Visuais Licenciatura e Artes Visuais Bacharelado.

Justificativa

O conceito de discurso enquanto elemento que não apenas narra como também constrói a realidade esteve presente nas leituras realizadas pelo grupo no ano de 2016. Muitos das e dos estudantes participantes tem construídos projetos de pesquisa, de intervenção no ambiente escolar e em espaços culturais através dessa noção. Vem dessa vinculação com as práticas do grupo a necessidades de estudar o conceito de discurso vinculado a suas marcas nas artes visuais contemporâneas. Além disso, as disciplinas de Cultura Brasileira, Arte e Cultura na Amárica Latina, Teorias da Arte e da Comunicação e Filosofia da Arte, que começam a ser ministradas no terceiro semestre e estão distribuídas na grade curricular até o quinto semestre possuem módulos que trabalham noções vinculadas tanto ao pós-estruturalismo quanto ao termo. Tendo em vista também a dificuldade em acompanhar leituras e compreender certas terminologias, comuns a estudantes matriculados em disciplinas teóricas, o grupo de estudos é pensado para funcionar como espaço de apoio para que o processo de ensino/aprendizagem possa ser significativo. A articulação entre as leituras propostas nas disciplinas e as discussões e atividades do grupo, além da interação entre alunas e alunos que já cursaram determinados componentes curriculares com aquelas e aqueles que estão passando por eles permite que os mesmos se apoiem, discutam suas duvidas e repensem aquilo que está sendo abordado. A interação entre com as e os alunos também permite a professora criar estratégias de ensino embaçadas nas necessidades explicitadas nesse espaço, mas que nem sempre surgem em sala de aula ocorrendo assim uma retroalimentação a atualização constante das atividades do grupo de estudos, mas também das disciplinas as quais está associado.

Metodologia

Encontros semanais de duração de duas horas com leitura e discussão de textos e imagens relacionadas ao tema;
Exercícios de escrita e de proposição de atividades práticas.

Resultados Esperados

Espera-se que durante o projeto alunas e alunos consigam aprofundar seus conhecimentos sobre teoria da arte e o conceito de discurso a partir de Michel Foucault, assim como sua aplicabilidade no campo da arte, tanto na produção artística como em atividades pedagógicas.

Espera-se também que seja possível realizar publicações que apresentem de forma reflexiva as ações e discussões ocorridas durante o projeto.

O impacto esperado relaciona-se diretamente com a atualização da abordagem didático-pedagógicas nas disciplinas envolvidas no projeto tendo como intensão reduzir a evasão e reprovação nas mesmas, proporcionando a alunos e alunas a possibilidade de aprendizado significativo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DELGADO RIBEIRO DE SOUZA424/05/201701/03/2018
AMANDA MARTINS DE ABREU424/05/201701/03/2018
CAROLINE LEAL BONILHA424/05/201701/03/2018
FERNANDO MACHADO DOS SANTOS424/05/201701/03/2018
KARINA DO NASCIMENTO SOUSA LIMA424/05/201701/03/2018
LUANA REIS SILVINO424/05/201701/03/2018
Luiza Prates dos Santos424/05/201701/03/2018
MARIANE SIMÕES424/05/201701/03/2018
RENAN SOARES424/05/201701/03/2018
TALES MACEDO VARGAS424/05/201701/03/2018

Página gerada em 26/04/2024 22:22:12 (consulta levou 0.024009s)