Nome do Projeto
CAPÃO SELVAGEM
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 01/06/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Resumo
A fauna silvestre é o conjunto de animais que tem sua vida ou parte dela dentro do território nacional ou em águas jurisdicionais, e que se desenvolveram sem a intervenção do homem. Sabe-se que alterações no habitat afetam bruscamente a vida desses animais e em casos drásticos significa a extinção de uma ou mais espécies. Cada animal possui sua importância para a manutenção do equilíbrio na natureza. Entre tantas funções, são dispersadores de semente, polinizadores, atuam na cadeia alimentar e seus venenos são utilizados para criação de antídotos.
Objetivo Geral
Apontar as principais espécies nativas do campus Capão do Leão por meio de placas informativas, á fim de instruir a comunidade acadêmica sobre os diferentes grupos de animais silvestres que habitam o campus Capão do Leão e arredores.
Justificativa
Dada a sua relevância, torna-se necessário construir mecanismos que possibilitem uma melhor compreensão acerca da importância de tais espécies para o equilíbrio ambiental, de tal forma que haja uma relação de mais respeito e conscientização da sociedade em geral.
Metodologia
Num primeiro momento será utilizado um questionário de avaliação do conhecimento ambiental da população acadêmica (discentes e docentes), aplicado no Campus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas.
Dentre os animais do bioma pampa que são endêmicos da região de Pelotas, serão selecionados em torno de 20 representantes de diversas classes taxonômicas (mamíferos, anfíbios, aves, répteis). Os animais serão selecionados pelo grupo GEAS SUL levando em consideração os pontos descritos a seguir: presença ou possível visualização na região e arredores do Campus Capão do Leão; grau de interação antrópica nas atividades agrícolas e urbanas; importância no meio-ambiente e seu grau de ameaça.
Para a descrição dos animais abordados serão divididos didaticamente cinco grupos à fim de envolver academicamente todos os alunos do GEAS SUL no trabalho. Bem como, será definido o padrão para as descrições de cada animal nas seguintes informações: classificação taxonômica completa; distribuição geográfica; biologia da espécie; e grau de ameaça (FZB/RS e IUCN). No que concerne as placas, cada uma abordará com detalhes e imagens apenas um representante da classe taxonômica referente e os demais animais da classe selecionados serão apenas citados. Finalmente, as placas serão distribuidas pelo Campus Capão do Leão buscando contemplar locais com maior circulação de pessoas e/ou aqueles lugares em que determinada espécie seja avistada frequentemente. A colocação das placas será feita em acordo com o indicado pela prefeitura do Campus Capão do Leão, UFPel.
Dentre os animais do bioma pampa que são endêmicos da região de Pelotas, serão selecionados em torno de 20 representantes de diversas classes taxonômicas (mamíferos, anfíbios, aves, répteis). Os animais serão selecionados pelo grupo GEAS SUL levando em consideração os pontos descritos a seguir: presença ou possível visualização na região e arredores do Campus Capão do Leão; grau de interação antrópica nas atividades agrícolas e urbanas; importância no meio-ambiente e seu grau de ameaça.
Para a descrição dos animais abordados serão divididos didaticamente cinco grupos à fim de envolver academicamente todos os alunos do GEAS SUL no trabalho. Bem como, será definido o padrão para as descrições de cada animal nas seguintes informações: classificação taxonômica completa; distribuição geográfica; biologia da espécie; e grau de ameaça (FZB/RS e IUCN). No que concerne as placas, cada uma abordará com detalhes e imagens apenas um representante da classe taxonômica referente e os demais animais da classe selecionados serão apenas citados. Finalmente, as placas serão distribuidas pelo Campus Capão do Leão buscando contemplar locais com maior circulação de pessoas e/ou aqueles lugares em que determinada espécie seja avistada frequentemente. A colocação das placas será feita em acordo com o indicado pela prefeitura do Campus Capão do Leão, UFPel.
Resultados Esperados
Melhor compreensão acerca da importância de tais espécies para o equilíbrio ambiental, de tal forma que haja uma relação de mais respeito e conscientização da sociedade em geral. Desta forma, destaca-se a educação ambiental como instrumento, pois a partir desta dão-se processos por meio do qual o indivíduo e a coletivo constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e a sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA TALASKA SOARES | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
ALINE AZEVEDO VAN GROL | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
BIANCA DA CRUZ IÉCK | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
BIANCA SANTANA DA SILVA | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
CAIO MAURICIO AMADO | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
DANIEL AZEVEDO VASCONCELLOS | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
EDGAR CLEITON DA SILVA | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
FABÍOLA CARDOSO VIEIRA | 1 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
GABRIELA ALINE MELZ | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
GABRIELA NOGUEIRA MARCAL DE MENEZES | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
GILBERTO D'ÁVILA VARGAS | 1 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
MARCO ANTONIO AFONSO COIMBRA | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
MARIANA ACCORSI TELES | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
MARYANE DIAS ARAUJO DA SILVA | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
MAYSA SEIBERT DE LEÃO | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
NIELLE VERSTEG | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
PAULA MONTEIRO PINTO E SILVA | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
PAULO QUADROS DE MENEZES | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
RENATO GERUNTHO SALABERRY | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
SAULO ADALBERTO DE ARAUJO | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
UILA SILVEIRA DE MEDEIROS | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
VALÉRIA DEFAVARI MORETTI | 2 | 01/06/2017 | 01/02/2019 |
VITOR CAMPOS ASSUMPÇÃO DE AMARANTE | 1 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |
ÉRICA THUROW SCHULZ | 2 | 01/06/2017 | 01/06/2019 |