Nome do Projeto
Oficina da Canção
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
07/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
O projeto de ensino OFICINA DA CANÇÃO nasce do esforço conjunto dos professores ligados à área de Canto e Técnica Vocal da Licenciatura e Bacharelado da UFPEL, com o intuito de oferecer a seus corpos discentes uma formação complementar de caráter técnico, adequação de repertório, orientações e acompanhamentos de saúde vocal. O projeto pretende agregar também alunos de outros instrumentos (violão, piano e percussão), permitindo que esses desenvolvam habilidades na colaboração com cantores, o que contribui para a expansão de sua atuação como artistas e professores.

Objetivo Geral

Promover a interação entre os colegiados e corpos discentes dos cursos de bacharelado e licenciatura em música, bem como a da universidade com a comunidade musical da cidade através de apresentações públicas, ao mesmo tempo preenchendo lacunas na formação dos egressos da discliplina de técnica vocal e valorizando a canção brasileira como material pedagógico.

Justificativa

- A canção tem um papel de destacada importância na cultura brasileira. Permeando a quase totalidade dos cinco séculos de história do Brasil, alcançou, seja no âmbito folclórico, popular ou de concerto, uma internacionalmente reconhecida relevância artística, cultural, técnica, social e econômica. Seus elementos de caráter intelectual (texto), emocional (música), e técnico (composição e performance), tornam-na adequada para ambiente pedagógico como veículo para um rápido desenvolvimento e aprofundamento dos conhecimentos do discente nestas áreas.
- A singular multiplicidade de gêneros, formas e estilos da canção brasileira permitem que esta possa ser utilizada como material pedagógico/didático para alunos de todos os níveis de desenvolvimento técnico e musical.
- O texto em idioma nacional impede que a barreira linguística muitas vezes imposta por materiais tradicionalmente utilizados interfiram na evolução técnica do aluno/cantor.
- Possibilitação de continuidade dos trabalhos técnico-musical de alunos da licenciatura, cujo estudo curricular de técnica vocal se restringe a um ano letivo.
- O emprego da canção brasileira como material de estudo na universidade valoriza-a como objeto artístico, buscando a paridade de sua importância e presença nos repertórios de concertos - ao lado dos repertórios tradicionais alemão, francês e italiano - e aderido à ascensão dos multiplos repertórios nacionais em todo o mundo, ao lado da canção catalã, portuguesa, espanhola, latino-americana, russa, entre outras.
- A abordagem não exclusiva, privilegiando a canção nacional mas utilizando eventualmente repertórios em outros idiomas, permite a ampliação de análise da origem das formas e gêneros brasileiros, além de evidenciar a qualidade da produção nacional em comparação com as demais.

Metodologia

- Aulas e oficinas com abordagem individual e/ou coletiva de técnica vocal.
- Trabalhos de análise e interpretação de texto literário (letras de canções populares, poemas musicados e textos variados das obras folclóricas).
- Análise formal, harmônica, fraseológica e estilística das obras escolhidas.
- Discussões acerca da dicção do português cantado e sua relação com a técnica vocal.
- Pesquisa biográfica relacionada aos autores - poeta e compositor - escolhidos.
- Orientações técnicas e estilísticas a respeito de colaboração instrumentista/cantor (piano, violão, percussão, entre outros).
- Trabalhos de expressão corporal e propriocepção voltados para a melhor performance em público.

Resultados Esperados

No decorrer do projeto, esperamos alcançar:
- uma maior interação entre os colegiados e corpos discentes de canto e técnica vocal, bem como de todo o curso de música.
- uma informação mais efetiva da comunidade sobre a produção artística e pedagógica da universidade.
- a ampliação do conhecimento do repertório nacional por parte dos participantes.
- o reconhecimento do desenvolvimento de habilidades técnicas e expressivas através de apresentações públicas.
- o desenvolvimento do potencial dos alunos envolvidos, visando a multiplicação do processo em suas carreiras como artistas e professores.

Indicadores, Metas e Resultados

O repertório central, baseado nas expertises e interesses dos docentes vinculados ao projeto será, a princípio:
- Canções do compositor gaúcho Frederico Richter (1932).

- Canções de compositores brasileiros de caráter híbrido - entre o folclórico, o popular e o clássico - de compositores vários como Waldemar Henrique (1905-1995), Heckel Tavares (1896-1969), Marcelo Tupinambá (1859-1953), Babi de Oliveira (1913-1993), Osvaldo de Souza (1904-1995), Cláudio Santoro (1919-1989), entre outros.

- Canções folclóricas, populares ou de concerto de caráter afro-brasileiro, seja no estilo musical, seja contendo africanias em seu texto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELA GAZIS602/08/201731/12/2017
JENNIFER SCHEFFER DE OLIVEIRA207/06/201731/12/2017
JONAS KLUG DA SILVEIRA207/06/201731/12/2017
LENINE ALVES DOS SANTOS607/06/201731/12/2017
LUANA MEDINA DE BARROS207/06/201731/12/2017
LUIS GUSTAVO DE SALES E SILVA207/06/201731/12/2017

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