Nome do Projeto
Atenção integral ao paciente com necessidade especial
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
24/05/2017 - 04/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
O projeto proposto visa propiciar ao acadêmico monitor e voluntário vivências adicionais dentro da especialidade odontologia para pacientes com necessidades especiais, oportunizando experiências clínicas e didáticas junto ao ensino da especialidade, sob supervisão de um docente.

Objetivo Geral

Oportunizar ao discente vivência clínica na supervisão do atendimento às pessoas com necessidades especiais e inserção nas demais atividades didático-pedagógicas da disciplina, sob a supervisão de um docente.

Justificativa

A disciplina voltada ao cuidado ao paciente com necessidade especial é uma disciplina nova, recém inserida no currículo da Odontologia.
Nesta disciplina é realizada uma abordagem visando a atenção integral do paciente com necessidade especial e possui a colaboração de professores de diferentes áreas como a enfermagem, psicologia e terapia ocupacional.
Esta disciplina permite o atendimento aos pacientes com necessidades especiais em todas as faixas etárias, prestando serviço essencial à comunidade.
Por se tratar de uma disciplina recém inserida no currículo o monitor poderá contribuir com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da disciplina e propor abordagens didáticas inovadoras e criativas. Além disso, a monitoria irá contribuir com seu processo de formação.

Metodologia

O discente monitor irá acompanhar as atividades da disciplina, tanto práticas quanto teóricas. Ao término das atividades irá fazer um relatório sobre aspectos positivos e negativos, propondo mudanças quando houver necessidade.
Auxiliará o docente na elaboração das aulas, lendo artigos sobre o tema e propondo novas atividades.
Além disso, ajudará o docente na organização da clínica, agendamento de pacientes e registro das atividades.

Resultados Esperados

Espera-se que o discente seja capaz de realizar avaliação crítica do processo de ensino aprendizagem e propor novas metodologias de ensino.
Conheça mais sobre a temática de atenção integral do paciente com necessidades especiais e saiba buscar bibliografia sobre os temas da disciplina e preparar aulas de acordo com as demandas da graduação.
Saiba os trâmites burocráticos que envolvem o ensino da especialidade no currículo acadêmico

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JOSE RICARDO SOUSA COSTA124/05/201704/05/2018
LISANDREA ROCHA SCHARDOSIM124/05/201704/05/2018
MARINA SOUSA AZEVEDO124/05/201704/05/2018

Página gerada em 28/03/2024 15:45:19 (consulta levou 0.031392s)