Nome do Projeto
Monitoria em Anestesiologia Animal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Anestesiologia Animal
Resumo
Atualmente, o conteúdo de anestesiologia animal está inserido no plano de ensino das disciplinas de clínica cirúrgica I e II, com poucas horas para tratar de um assunto tão amplo e ascendente e condensando muito conteúdo em poucas horas disponíveis. Assim, os alunos se utilizam de conteúdos extra classe e as aulas práticas para sanar dúvidas e se aprofundar no conteúdo. Contudo, com apenas um professor responsável pela área a condução das aulas fica comprometida visto que este tem que atender a muitos alunos ao mesmo tempo. Com o auxilio de um monitor as aulas práticas se tornam mais fluidas pois este pode adiantar o preparo de materiais e ainda acompanhar os alunos juntamente com o professor para melhorar o aprendizado dos alunos, dando maior suporte à disciplina. A carga horária de aulas práticas das duas disciplinas que requerem o docente de anestesiologia somam regularmente 12 horas semanais, contudo, em alguns semestres esta chega a 18 devido ao ingresso da turma especial de medicina veterinária, que é o caso deste semestre 2017/1. Isto faz a necessidade de um monitor aumentar consideravelmente para manter a qualidade de ensino.

Objetivo Geral

Utilização de monitor na área de anestesiologia animal para as aulas práticas das disciplinas de clínica cirúrgica I e II e para auxilio extra classe dos alunos que cursam as disciplinas

Justificativa

A monitoria consiste em se utilizar alunos mais adiantados no curso, ou seja, que já cursaram a disciplina, e que podem auxiliar os atuais cursantes a compreender o conteúdo ministrado em sala de aula em horários extra curriculares. (FRISON e MORAIS, 2010).
Isto muitas vezes facilita a fixação do conteúdo pois flexibiliza os horários para complemento das aulas devido a disponibilidade do monitor ser nos mesmos horários que o aluno tem disponibilidade. Ainda, muitos alunos se sentem mais confortáveis em estudar com colegas de curso do que com os próprios professores.

FRISON, L. M. B.; MORAES, M. A. C. As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Poíesis Pedagógica, Goiás, v. 8, n.
2, p. 126-146, ago./dez. 2010.

Metodologia

As aulas práticas das disciplinas que envolvem anestesiologia animal somam 12 horas semanais e utilizam animais da rotina prática do hospital de clínicas veterinárias. O restante da carga horária o monitor irá completar com horas de auxilio aos estudos dos alunos da disciplina.
Serão atribuições do monitor:
Acompanhar a agenda cirúrgica hospitalar e verificar quais procedimentos serão realizados em aula prática na semana, informando alunos e docentes.
Preparar a sala de aula prática com todos os materiais e equipamentos necessários sob supervisão do docente.
Acompanhar as aulas práticas dando suporte ao docente e aos alunos sempre que necessário.
Auxilio no cuidado e atenção aos animais utilizados na aula, conferindo prescrições, fichas e medicações sob orientação do docente.
Agendar horário com os alunos da disciplina para estudos dirigidos e sanar dúvidas do conteúdo abordado.
Acompanhar demais atividades teóricas e práticas do setor de anestesiologia afim de aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos e repassar aos alunos.
Manter-se atualizado com o conteúdo para melhor suprir os alunos.

Resultados Esperados

Espera-se que o uso da monitoria melhore a fluidez das aulas práticas já que possibilita uma maior liberdade do docente ao focar no ensino da turma e não em preparar os materiais para aula.
Ainda, o uso de monitoria facilitará o estudo do conteúdo pelos alunos já que terão suporte em horários extra classe para sanar dúvidas .
O monitor ampliará seus conhecimentos teóricos e práticos, bem como desenvolverá habilidades de ensino.

Indicadores, Metas e Resultados

Ressalta-se a importância do monitor para o melhor desenvolvimento das aulas práticas visto que a carga horária é ampla e o número de alunos por turma prática é alto para apenas um docente na área. Isto dificulta o aprendizado tanto intra quanto extra classe.
O uso de um monitor em sala de aula propiciará melhor experiência de ensino aos alunos das disciplinas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BÁRBARA MACHADO NASPOLINI401/06/201731/12/2017
CAROLINE MUNHOZ401/06/201731/12/2017
EDUARDO SANTIAGO VENTURA DE AGUIAR201/06/201731/12/2017
FABRICIO DE VARGAS ARIGONY BRAGA201/06/201731/12/2017
FRANCISCO DE ASSIS ARAÚJO CAMELO JÚNIOR401/06/201731/12/2017
GUSTAVO ANTÔNIO BOFF401/06/201731/12/2017
HELOISA DO AMARAL BOANOVA401/06/201731/12/2017
ISADORA PIO LINK2001/06/201701/03/2018
JOSAINE CRISTINA DA SILVA RAPPETI201/06/201731/12/2017
JOSEANA DE LIMA ANDRADES401/06/201731/12/2017
MARIANA CARDOSO SANCHES401/06/201731/12/2017
MARTIELO IVAN GEHRCKE401/06/201731/12/2017
THOMAS NORMANTON GUIM201/06/201731/12/2017

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