Nome do Projeto
Grupo de Estudos Em Anestesiologia Animal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Anestesiologia Animal
Resumo
A área de anestesiologia animal tem ganhado força nos últimos anos contando com aumento do número de
profissionais interessados, dos cursos de especialização e pós-graduação e também no aumento de estudos com
enfoque nesta área. Ainda, a resolução CFMV Nº 1015 de 09/01/2013 estabelece que equipamentos de anestesia
inalatória e ventilação mecânica são primordiais no funcionamento de um bloco cirúrgico, o que demanda a
necessidade de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho. Para tal, as instituições de
ensino contam com diversos profissionais da área para ministrar as disciplinas e coordenar atividades de ensino,
pesquisa e extensão com o apoio discente.
Atualmente, a disciplina de anestesiologia animal não possui carga horária específica na grade curricular do curso de
medicina veterinária da Universidade Federal de Pelotas. Esta, encontra-se inserida como tópico nas disciplinas de
clínicas cirúrgicas I e II.
Assim, a utilização de grupos de estudos proporciona uma oportunidade aos alunos do curso interessados na área ou áreas afins a aprenderem um pouco mais de forma teórica e prática.
Objetivo Geral
Propiciar aos alunos interessados na área um maior conteúdo prático e teórico que não pôde ser abordado em sala de aula devido a baixa carga horária na área.
Justificativa
Como a carga horária compartilhada está aquém da necessária para abordar o conteúdo de forma eficaz para aqueles interessados na área e em áreas afins, torna-se necessário a utilização de atividades extracurriculares para
compensação, visto que a prática é essencial ao aprendizado (JENKINS et al., 2008; COSTA NETO e MARTINS
FILHO, 2016)
Como material extra podem-se citar vídeo aulas e vídeos demonstrativos das diversas técnicas anestésicas para que o
aluno possa fixar o conteúdo das aulas teóricas e práticas sem depender somente da pouca carga horária ministrada
em aula (COSTA NETO e MARTINS FILHO, 2016). Estes vídeos podem ser repassados aos alunos para que possam
dar continuidade ao aprendizado em casa.
Em 2016 o grupo de estudos em anestesiologia animal teve como foco a discussão de artigos científicos na parte teórica e na confecção de vídeos, material de estudo e divulgação dos mesmos em uma página na internet. O conteúdo foi recebido com muito gosto pelos acadêmicos e acabou se disseminando pela internet para outras universidade e para todo o Brasil.
Além dos benefícios aos alunos a utilização de técnicas alternativas para aprendizado vai ao encontro das mais recentes
recomendações de substituição de animais em aulas práticas, já que é possível que o aluno aprenda de forma eficaz
por meio de vídeos e conteúdos virtuais (DINIZ et al., 2006; OLIVEIRA et al., 2013).
Outro importante meio de divulgação do conhecimento e aprendizagem se dá por meio dos grupos de estudo e
discussão de casos, onde são abordados temas que fogem ao convencional e aqueles mais recentes, como forma de
atualização do conhecimento. Visto que a tendência é de que as aulas práticas se tornem cada vez mais
demonstrativas e teórico-práticas (DINIZ et al., 2006; OLIVEIRA et al., 2013; COSTA NETO e MARTINS FILHO, 2016)
compensação, visto que a prática é essencial ao aprendizado (JENKINS et al., 2008; COSTA NETO e MARTINS
FILHO, 2016)
Como material extra podem-se citar vídeo aulas e vídeos demonstrativos das diversas técnicas anestésicas para que o
aluno possa fixar o conteúdo das aulas teóricas e práticas sem depender somente da pouca carga horária ministrada
em aula (COSTA NETO e MARTINS FILHO, 2016). Estes vídeos podem ser repassados aos alunos para que possam
dar continuidade ao aprendizado em casa.
Em 2016 o grupo de estudos em anestesiologia animal teve como foco a discussão de artigos científicos na parte teórica e na confecção de vídeos, material de estudo e divulgação dos mesmos em uma página na internet. O conteúdo foi recebido com muito gosto pelos acadêmicos e acabou se disseminando pela internet para outras universidade e para todo o Brasil.
Além dos benefícios aos alunos a utilização de técnicas alternativas para aprendizado vai ao encontro das mais recentes
recomendações de substituição de animais em aulas práticas, já que é possível que o aluno aprenda de forma eficaz
por meio de vídeos e conteúdos virtuais (DINIZ et al., 2006; OLIVEIRA et al., 2013).
Outro importante meio de divulgação do conhecimento e aprendizagem se dá por meio dos grupos de estudo e
discussão de casos, onde são abordados temas que fogem ao convencional e aqueles mais recentes, como forma de
atualização do conhecimento. Visto que a tendência é de que as aulas práticas se tornem cada vez mais
demonstrativas e teórico-práticas (DINIZ et al., 2006; OLIVEIRA et al., 2013; COSTA NETO e MARTINS FILHO, 2016)
Metodologia
Os horários utilizados para estas atividades serão aqueles em que o aluno esteja liberado das demais atividades do
curso como das 12:00 às 14:00 Hs e nos períodos em que não há atividades acadêmicas programadas. A função do
aluno bolsista será de auxiliar na confecção do material extra bem como organizar os grupos de discussão com os
demais interessados e aqueles das disciplinas de clínica cirúrgica I e II.
O grupo de discussão ocorrerá uma vez por semana com duração de no máximo 2 horas onde serão discutidas
informações cientificas relevantes e atuais na área, discussão de casos clínicos acompanhados em aulas e na rotina
hospitalar e resolução de questionamentos que possam surgir no decorrer das aulas.
A produção de material digital será sob responsabilidade do aluno e do professor responsável onde serão utilizados
animais da rotina hospitalar para confecção dos vídeos e fotos. Após, o aluno, com auxilio docente, editará as imagens
de forma a produzir material educativo e possível de compartilhamento em redes sociais com os demais alunos do
curso.
Neste momento também será conduzida a atividade prática do grupo para que os participantes possam ampliar seus conhecimentos na área.
curso como das 12:00 às 14:00 Hs e nos períodos em que não há atividades acadêmicas programadas. A função do
aluno bolsista será de auxiliar na confecção do material extra bem como organizar os grupos de discussão com os
demais interessados e aqueles das disciplinas de clínica cirúrgica I e II.
O grupo de discussão ocorrerá uma vez por semana com duração de no máximo 2 horas onde serão discutidas
informações cientificas relevantes e atuais na área, discussão de casos clínicos acompanhados em aulas e na rotina
hospitalar e resolução de questionamentos que possam surgir no decorrer das aulas.
A produção de material digital será sob responsabilidade do aluno e do professor responsável onde serão utilizados
animais da rotina hospitalar para confecção dos vídeos e fotos. Após, o aluno, com auxilio docente, editará as imagens
de forma a produzir material educativo e possível de compartilhamento em redes sociais com os demais alunos do
curso.
Neste momento também será conduzida a atividade prática do grupo para que os participantes possam ampliar seus conhecimentos na área.
Resultados Esperados
Espera-se que o grupo proporcione aqueles interessados na área de anestesiologia animal ou áreas afins a
possibilidade de expandir o conhecimento adquirido na pouca carga horária da disciplina atual.
Com o grupo de discussão, além do aluno focar nos tópicos da área, irá também aprender a buscar artigos nas bases
cientificas, ter noção de iniciação cientifica, apresentação e confecção de seminários e desenvoltura para exposição
oral.
A produção do material digital possibilitará um maior aproveitamento das atividades práticas com redução da necessidade de animais nas aulas práticas e aumento do estudo extraclasse por meio de vídeo aulas.
possibilidade de expandir o conhecimento adquirido na pouca carga horária da disciplina atual.
Com o grupo de discussão, além do aluno focar nos tópicos da área, irá também aprender a buscar artigos nas bases
cientificas, ter noção de iniciação cientifica, apresentação e confecção de seminários e desenvoltura para exposição
oral.
A produção do material digital possibilitará um maior aproveitamento das atividades práticas com redução da necessidade de animais nas aulas práticas e aumento do estudo extraclasse por meio de vídeo aulas.
Indicadores, Metas e Resultados
A área de anestesiologia animal vem em crescente ascensão e demanda profissionais cada vez mais qualificados. Para tal, atividades práticas e ampliação do conteúdo teórico são fundamentais.
Em 2016 a primeira turma do grupo de estudos em anestesiologia animal, juntamente com a bolsista puderam acompanhar uma grande variedade de procedimentos além de participarem de discussões cientificas e melhorarem suas habilidades de pesquisa e apresentação de seminários.
Também foi criada a página de ensino no facebook https://www.facebook.com/lacaufpel onde são disponibilizadas video-aulas, conteúdo teórico, reportagens e artigos científicos da área. A página possui seguidores em todo Brasil e no exterior.
Em 2016 a primeira turma do grupo de estudos em anestesiologia animal, juntamente com a bolsista puderam acompanhar uma grande variedade de procedimentos além de participarem de discussões cientificas e melhorarem suas habilidades de pesquisa e apresentação de seminários.
Também foi criada a página de ensino no facebook https://www.facebook.com/lacaufpel onde são disponibilizadas video-aulas, conteúdo teórico, reportagens e artigos científicos da área. A página possui seguidores em todo Brasil e no exterior.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA ANDERSSON PEREIRA STARK | 2 | 01/06/2017 | 21/12/2017 |
ANDRESSA BELLOTTI PAVIN | 2 | 01/06/2017 | 21/12/2017 |
ARTHUR DE LIMA ESPINOSA | 2 | 01/06/2017 | 21/12/2017 |
BÁRBARA GREGORY CUNHA | 2 | 01/06/2017 | 21/12/2017 |
BÁRBARA MACHADO NASPOLINI | 4 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
CAMILA IGNÊS BASSAN BARBOSA | 2 | 01/06/2017 | 21/12/2017 |
CAROLINA BOHN | 2 | 01/06/2017 | 21/12/2017 |
CAROLINE DA SILVA FABRES | 2 | 01/06/2017 | 21/12/2017 |
CAROLINE DE MOURA MEDEIROS | 2 | 01/06/2017 | 21/12/2017 |
CAROLINE MUNHOZ | 4 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
EDUARDO SANTIAGO VENTURA DE AGUIAR | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
FABRICIO DE VARGAS ARIGONY BRAGA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
FERNANDA HORSTMANN RISSO | 2 | 01/06/2017 | 21/12/2017 |
FERNANDA RODRIGUES MENDONÇA | 2 | 01/06/2017 | 05/09/2017 |
FRANCISCO DE ASSIS ARAÚJO CAMELO JÚNIOR | 4 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
GEOVANA KRAMER FIALA STUMM | 2 | 01/06/2017 | 21/12/2017 |
GUSTAVO ANTÔNIO BOFF | 4 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
HELOISA DO AMARAL BOANOVA | 4 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
ISADORA PIO LINK | 2 | 01/06/2017 | 21/12/2017 |
JOSAINE CRISTINA DA SILVA RAPPETI | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
JOSEANA DE LIMA ANDRADES | 4 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
JOÃO PEDRO HÜBNER ETGES | 2 | 01/06/2017 | 22/12/2017 |
JÉSSICA MARONEZE SZIMINSKI | 2 | 01/06/2017 | 21/12/2017 |
LILIANE CRISTINA JERONIMO DOS SANTOS | 2 | 01/06/2017 | 21/12/2017 |
MARIANA CARDOSO SANCHES | 4 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
MARTIELO IVAN GEHRCKE | 4 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
PRISCILLA CATALANE BIANCHI | 2 | 01/06/2017 | 21/12/2017 |
THOMAS NORMANTON GUIM | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |