Nome do Projeto
Desenvolvimento Humano e Motor
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/05/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
A disciplina de Desenvolvimento Humano e Motor é ministrada para os cursos de Bacharelado, Licenciatura Diurno e Licenciatura Noturno. A disciplina contempla aulas teóricas e aulas práticas. Normalmente as turmas são numerosas visto que a disciplina é ministrada no início do curso, ou seja, primeiro semestre para o Bacharelado e segundo semestre para as Licenciaturas. A disciplina em questão antes da reforma curricular era ministrada em duas disciplinas separadas de 3 créditos cada, sendo 3 créditos para Desenvolvimento Humano e 3 créditos para Desenvolvimento Motor. No momento a disciplina tem 4 créditos semanais.

Objetivo Geral

Conhecer os modelos e as teorias para o Desenvolvimento Humano, assim como proporcionar ao acadêmico oportunidades para adquirir uma visão abrangente e coerente do processo de Desenvolvimento Motor Humano, através da análise das teorias e pesquisas da área.

Justificativa

Com turmas numerosas e a disciplina com conteúdo extenso é necessário a ajuda de um monitor para o bom andamento das atividades propostas. O monitor poderá auxiliar na execução e planejamento das tarefas teóricas e práticas propostas em aula. As aulas práticas são no ginásio o que dificulta a correção dos movimentos, das atividades por ser um espaço amplo. Muitas das atividades são consideradas complexas pelos acadêmicos por desconhecerem como realizá-las, sendo muito importante o auxílio de um monitor que já tenha efetuado a disciplina na orientação das tarefas. Para o monitor atuar como docente sob orientação é importante na sua formação profissional, devido as vivências experimentadas. E ainda, o monitor poderá auxiliar o docente na escolha de novas atividades, já que compreende bem o interesse dos discentes por serem da mesma faixa etária.

Metodologia

Aulas teóricas expositivas, com utilização de recursos audiovisuais.
Aulas práticas com atividades pertinentes as diferentes fases do Ciclo Vital e das Habilidades Motoras Básicas.
Seminário temático.
Leitura de artigo científico sobre tema relativo a proposta da disciplina e posterior entrega de tarefa designada pelo professor.

Resultados Esperados

É esperado que:
1. a busca por literatura específica da área nas bases de dados científicas instiguem o acadêmico a procura de outros temas da área da Educação Física. O Monitor poderá auxiliar os acadêmicos na procura de artigos nas bases de dados;
2. o acadêmico tenha suporte teórico para posterior embasamento na sua atuação junto aos futuros alunos. O monitor poderá auxiliar na elaboração das aulas com slides pertinentes aos temas propostos na disciplina;
3. ao ministrar atividades teóricas e práticas junto aos colegas de aula, o acadêmico tenha vivências de como atuar como professor. O Monitor poderá ajudar os acadêmicos na busca de material, assim como, na elaboração das aulas teóricas e práticas.

Indicadores, Metas e Resultados

Nota 1: o trabalho de busca de artigos científicos da área da Educação Física, Educação, Psicologia, já é uma revisão dos temas estudados em aula e a aproximação dos acadêmicos junto as bases de dados é muito importante para esta e outras disciplinas.
Nota 3: A busca de fundamentação teórica das Habilidades Motoras Básicas em livros disponibilizados na biblioteca da ESEF e o planjamento das atividades práticas podendo utilizar recursos em livros, revistas pode ser muito enriquecedor aos acadêmicos. Além disso, a vivência de ministrar uma aula teórica e prática mesmo que com seus colegas de aula, aproxima o acadêmico da sua futura atuação como professor.
A aprovação é condicionada à FREQUÊNCIA do aluno na disciplina.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA SCHULER CAVALLI1229/05/201701/03/2018
VÍTOR TAVARES DA SILVA2029/05/201701/03/2018

Página gerada em 28/03/2024 18:42:59 (consulta levou 0.040587s)