Nome do Projeto
Parkour no currículo da Educação Fïsica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
O projeto deverá desenvolver atividades de ensino do Parkour em algumas disciplinas do currículo de Educação Física Bacharelado e Licenciatura (Atividades Física de Ação na Natureza, Educação Física e Meio Ambiente e Esportes de Aventura) como conteúdo curricular e extra-curricular na ESEF / UFPel e também desenvolver aulas de Parkour para a comunidade.

Objetivo Geral

Desenvolver atividades de ensino do Parkour como conteúdo curricular e extra-curricular nas disciplinas da ESEF/UFPel (Atividade Física de Ação na Natureza, Educação Física e Meio Ambiente e Esportes de Aventura) para alunos da ESEF e para a comunidade.

Justificativa

O Parkour tem grande potencial para ser inserido no currículo dos cursos de graduação em Educação Física, devido as exigências físicas necessárias a prática e dos aspectos relacionados aos cuidados com o meio ambiente. A prática desta modalidade, além de trabalhar as capacidades físicas, a modalidade está baseada no trabalho sem implementos ou equipamentos, visto que o Parkour visa a transposição de obstáculos de forma eficiente, que utiliza apenas o corpo como ferramenta. Desta forma, o Parkour se apresenta como uma excelente ferramenta, seja em escolas, clubes ou academias, por exigir pouco ou nenhum material para a sua prática. Este projeto de ensino pretende continuar o trabalho desenvolvido no projeto de ensino "Parkour na Educação Física: Uma Introdução à Modalidade", realizado em 2016, que realizou aulas práticas e teóricas sobre o Parkour para os alunos da ESEF e para a comunidade. Assim, percebeu-se que para um melhor entendimento sobre as exigências físicas e sobre os riscos que envolvem as práticas do Parkour, os alunos devem ter a experiência de realizar alguma prática em algum local fora da ESEF, ou seja, em algum local em que a arquitetura urbana possa contribuir. Além disso, percebeu-se que esta modalidade necessita de uma sistematização dos conteúdos, ou seja, algumas pesquisas devem ser realizadas para que o conteúdo do Parkour, enquanto movimento corporal, possa ser trabalhado de forma acadêmica dentro do currículo de graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado) da ESEF/UFPel.

Metodologia

O projeto desenvolverá atividades curriculares e extra-curriculares nas dependências da ESEF / UFPel e em locais urbanos fora da ESEF. As atividades extra-curriculares práticas serão desenvolvidas ás quartas feiras no horário das 12h às 13h no ginásio da ESEF e em locais urbanos na cidade de Pelotas. As atividades teóricas serão desenvolvidas nas salas de aula em horários a definir de acordo com os planos de ensino das disciplinas de Atividades Física de Ação na Natureza, Educação Física e Meio Ambiente e Esportes de Aventura. A sistematização dos conteúdos como atividade teórica e as aulas práticas de Parkour serão desenvolvidas por um bolsista vinculado ao projeto.

Resultados Esperados

1. Possibilitar aos alunos da ESEF a aquisição de conhecimento teórico e prático do Parkour através de conteúdo curricular dentro das disciplinas de Atividade Física de Ação na Natureza, Educação Física e Meio Ambiente e Esportes de Aventura, como um método para aptidão física e também no sentido filosófico do Parkour;
2. Permitir aos alunos da ESEF e para a comunidade a experiência corporal das aulas práticas de Parkour em locais urbanos da cidade de pelotas;
3. Possibilitar aos alunos e comunidade a aquisição de uma visão crítica sobre a arquitetura da cidade, no sentido de utilização dos espaços públicos para a prática;
4. Sistematizar os conteúdos do Parkour para desenvolvimento de conteúdo teórico;
5. Proporcionar aos alunos do Bacharelado a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre Parkour para utilização em clubes ou academias.
6. Proporcionar aos alunos da Licenciatura aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre Parkour para utilização em escolas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CESAR AUGUSTO OTERO VAGHETTI401/06/201731/12/2017
LUÍS CÉSAR SALDANHA DA SILVA201/06/201731/12/2017
MARCOS CORRÊA DA SILVA BORGES2001/06/201731/12/2017

Página gerada em 29/03/2024 04:32:47 (consulta levou 0.031586s)