Nome do Projeto
Criação de jogos de tabuleiro
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/05/2017 - 15/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial
Resumo
O presente projeto pretende fazer com que alunos dos cursos de Design Gráfico, Design Digital e demais interessados experienciem o processo de criação de jogos de tabuleiro desde sua concepção até produção final.
O projeto pretende ter apoio da comunidade em duas de suas etapas para validação da produção e também contato com empresas do setor para averiguação da viabilidade de produção.
Assim, Criação de Jogos de Tabuleiro, vem a dar conta de uma área do design ainda não explorada pelos cursos da UFPEL e de grande interesse dos alunos, suprindo uma necessidade ainda não atendida pelos cursos e gerando conhecimento na área. Além disso, devido aos conhecimentos aliados e demanda de interesse dos alunos das seguintes disciplinas, o projeto terá vínculo com as disciplinas Design de Personagens e Ilustração.
O projeto também pretende se estender aos demais cursos, principalmente História, a fim de colaboração com a questão narrativa e conteudística dos jogos desenvolvidos , gerando também a interdisciplinaridade e troca de conhecimentos entre áreas.
Objetivo Geral
Permitir aos alunos a experiência de projetar jogos de tabuleiro participando de todas as etapas do desenvolvimento do produto, integrando conhecimentos adquiridos em sala de aula, com a aquisição de novos conhecimentos e validação prática.
Justificativa
Dentre as temáticas de Trabalho de Conclusão do Curso dos cursos de Design Gráfico e Design Digital da UFPEL, o interesse por criação de jogos tem sido recorrente, incluindo a criação de jogos de tabuleiro.
Isso, aliado à crescente do mercado nacional nesta área, com o surgimento de novas empresas como Redbox Editora, Galápagos Jogos, Meeple BR entre outras, o que reforça a necessidade de inclusão e preparação de profissionais para o mercado em expansão.
O projeto então justifica-se a partir da criação de um espaço para o desenvolvimento de uma área nova, rica em expansão de mercado e de vasto interesse dos alunos dos cursos de Design, além de esperar o trabalho interdisciplinar e gerar conhecimento.
Isso, aliado à crescente do mercado nacional nesta área, com o surgimento de novas empresas como Redbox Editora, Galápagos Jogos, Meeple BR entre outras, o que reforça a necessidade de inclusão e preparação de profissionais para o mercado em expansão.
O projeto então justifica-se a partir da criação de um espaço para o desenvolvimento de uma área nova, rica em expansão de mercado e de vasto interesse dos alunos dos cursos de Design, além de esperar o trabalho interdisciplinar e gerar conhecimento.
Metodologia
O projeto seguirá a orientação básica sugerida por Schell, pensando o desenvolvimento dos jogos a partir da tétrade elementar: mecânicas, estética, narrativa e tecnologia. A partir dessa tétrade serão analisados jogos existentes e desenvolvidos jogos originais.
Como estrutura projetual, será utilizada a sugerida por Bruno Munari (2002), dividindo o projeto em quatro grandes etapas:
- Etapa do problema: Nesta etapa se define o problema a ser resolvido (criar jogos de tabuleiro) e se divide o problema em seus componentes (definições de mecânicas, estética, narrativa e tecnologias);
- Etapa de coleta e análise de dados: nesta etapa serão analisados jogos de tabuleiro já existentes, observando como estes se organizam nos quesitos da tétrade elementar. Nesta fase também se procurará o auxílio da comunidade ao realizar seções de teste e avaliação de jogos para coletar informações para a produção dos novos;
- Etapa de criatividade: nesta etapa serão geradas as soluções para a criação dos jogos;
- Etapa de finalização: nesta etapa serão verificados os materiais e tecnologias necessárias para o desenvolvimento das propostas, serão gerados os protótipos e, mais uma vez, haverá a participação da comunidade para testar e avaliar os jogos desenvolvidos. Após as considerações, serão aplicadas as melhorias para a geração dos produtos finais.
Como estrutura projetual, será utilizada a sugerida por Bruno Munari (2002), dividindo o projeto em quatro grandes etapas:
- Etapa do problema: Nesta etapa se define o problema a ser resolvido (criar jogos de tabuleiro) e se divide o problema em seus componentes (definições de mecânicas, estética, narrativa e tecnologias);
- Etapa de coleta e análise de dados: nesta etapa serão analisados jogos de tabuleiro já existentes, observando como estes se organizam nos quesitos da tétrade elementar. Nesta fase também se procurará o auxílio da comunidade ao realizar seções de teste e avaliação de jogos para coletar informações para a produção dos novos;
- Etapa de criatividade: nesta etapa serão geradas as soluções para a criação dos jogos;
- Etapa de finalização: nesta etapa serão verificados os materiais e tecnologias necessárias para o desenvolvimento das propostas, serão gerados os protótipos e, mais uma vez, haverá a participação da comunidade para testar e avaliar os jogos desenvolvidos. Após as considerações, serão aplicadas as melhorias para a geração dos produtos finais.
Resultados Esperados
Com o projeto, espera-se gerar de 2 à 4 jogos de tabuleiro, envolvendo os alunos em todas as etapas. Também espera-se envolver a comunidade a fim de avaliar a produção e divulgar o trabalho desenvolvido dentro da Universidade.
Também espera-se entrar em contato com empresas da área de jogos do cenário nacional para colaborar no desenvolvimento dos produtos, assim validando o valor mercadológico dos resultados.
Também espera-se entrar em contato com empresas da área de jogos do cenário nacional para colaborar no desenvolvimento dos produtos, assim validando o valor mercadológico dos resultados.
Indicadores, Metas e Resultados
O contato com empresas do setor se dará ao longo do projeto, podendo ou não ser efetivado.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA PAULA CRUZ PENKALA DIAS | 3 | 29/05/2017 | 15/05/2018 |
ARISTEU ELISANDRO MACHADO LOPES | 2 | 29/05/2017 | 15/05/2018 |
DANIELE GALLINDO GONCALVES | 2 | 29/05/2017 | 15/05/2018 |
GABRIELA RODRIGUES SILVEIRA | 2 | 29/05/2017 | 15/05/2018 |
GISSELE AZEVEDO CARDOZO | 3 | 29/05/2017 | 15/05/2018 |
INARA DE SOUZA TORK | 2 | 29/05/2017 | 15/05/2018 |
JOYCE NASCIMENTO OLIVEIRA | 2 | 29/05/2017 | 15/05/2018 |
LUCA MEIER GIACAGLIA | 2 | 29/05/2017 | 15/05/2018 |
LUCIANA PINHO DO PRADO | 2 | 29/05/2017 | 15/05/2018 |
MONICA LIMA DE FARIA | 5 | 29/05/2017 | 15/05/2018 |
TASSIANE MEDEIROS DE CASTRO | 2 | 29/05/2017 | 15/05/2018 |