Nome do Projeto
METODOLOGIAS ATIVAS: uma proposta para gestão da odontologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/06/2017 - 25/06/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Resumo
O estudo trata de um projeto de ensino direcionado aos acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas/RS. Será empregada metodologia ativa com o objetivo de integrar ensino e serviço; incrementar habilidades e competências com vistas a conhecer os modelos de gestão pública e/ou privada dos serviços através da análise dos problemas encontrados.
Objetivo Geral
Objetivo geral:
Atender a uma demanda apontada pelos próprios acadêmicos da graduação da Faculdade de Odontologia, relacionada à gestão da mesma nos diferentes espaços de saúde.
Atender a uma demanda apontada pelos próprios acadêmicos da graduação da Faculdade de Odontologia, relacionada à gestão da mesma nos diferentes espaços de saúde.
Justificativa
A gestão da saúde de um modo geral é um tema pouco abordado nos cursos desta área, mas é quase tão antiga quanto a Saúde Pública e sempre recorreu a várias especialidades e campos do conhecimento, nasceu interdisciplinar quando essa expressão sequer existia. (www.site ESPJV FIOCRUZ, Br, 2009).
Neste contexto, tornam-se mais do que nunca necessário discutir a formação dos profissionais de saúde visto que a demanda por profissionais capacitados para atuar no âmbito da gestão em saúde, na esfera pública e privada, cresce exponencialmente e, deste modo se faz necessário introduzir os acadêmicos, desde a graduação, em espaços onde possam conhecer e interagir com esses serviços, entendendo como são organizados, por exemplo, em relação ao seu financiamento, legislação, descarte de materiais entre outros.
Atualmente as necessidades apresentadas pela sociedade transformaram-se, estão mais complexas. A transição epidemiológica e demográfica brasileira evidencia a necessidade de formar diferentemente para corresponder às necessidades.
Cabe aos professores repensar os valores e os significados do que se faz e para quem se dirige a ação. As questões de natureza ética e humana, relativas à formação são por vez esquecidas na sala de aula e muitos docentes não adotam metodologias de ensino que provoquem o aluno a participar, assumir responsabilidades no seu processo de formação.
Para Carvalho e Ceccim, (2006) as metodologias de ensino devem ser priorizadas a partir de critérios que contemplem os fatores de exposição, considerando que não se aprende apenas por transmissão cognitiva. Para tanto são necessárias exposições de si e o contato com a alteridade (o outro despertando a diferença em nós).
tão pública e/ou privada da saúde. Neste sentido o projeto adotará um modelo pedagógico alicerçado na integração curricular com propostas educacionais mais interativas, oportunizando ao aluno – centro do processo – sujeito da aprendizagem – experiências concretas e reais vive
Neste contexto, tornam-se mais do que nunca necessário discutir a formação dos profissionais de saúde visto que a demanda por profissionais capacitados para atuar no âmbito da gestão em saúde, na esfera pública e privada, cresce exponencialmente e, deste modo se faz necessário introduzir os acadêmicos, desde a graduação, em espaços onde possam conhecer e interagir com esses serviços, entendendo como são organizados, por exemplo, em relação ao seu financiamento, legislação, descarte de materiais entre outros.
Atualmente as necessidades apresentadas pela sociedade transformaram-se, estão mais complexas. A transição epidemiológica e demográfica brasileira evidencia a necessidade de formar diferentemente para corresponder às necessidades.
Cabe aos professores repensar os valores e os significados do que se faz e para quem se dirige a ação. As questões de natureza ética e humana, relativas à formação são por vez esquecidas na sala de aula e muitos docentes não adotam metodologias de ensino que provoquem o aluno a participar, assumir responsabilidades no seu processo de formação.
Para Carvalho e Ceccim, (2006) as metodologias de ensino devem ser priorizadas a partir de critérios que contemplem os fatores de exposição, considerando que não se aprende apenas por transmissão cognitiva. Para tanto são necessárias exposições de si e o contato com a alteridade (o outro despertando a diferença em nós).
tão pública e/ou privada da saúde. Neste sentido o projeto adotará um modelo pedagógico alicerçado na integração curricular com propostas educacionais mais interativas, oportunizando ao aluno – centro do processo – sujeito da aprendizagem – experiências concretas e reais vive
Metodologia
Considerando que a demanda por profissionais capacitados para atuar no âmbito da gestão em saúde, na esfera pública e privada, cresce exponencialmente e, deste modo se faz necessário introduzir os acadêmicos, desde a graduação, em espaços onde possam conhecer e interagir com esses serviços, entendendo como são organizados, por exemplo, em relação ao seu financiamento, legislação, descarte de materiais entre outros.
Metodologia.
Para contemplar os objetivos propostos, inicialmente haverá uma divulgação do projeto na comunidade acadêmica e a seguir haverá um processo de seleção interna.
Será formado um grupo de acadêmicos com interesse e disponibilidade para atuação extramuros, frequentando Unidade Básica de Saúde - UBS, reuniões do Conselho Municipal de Saúde, consultório particular e clínica privada de convênio, esclarecendo como se dá a gestão em cada um desses campos de atuação, considerando suas particularidades.
• Os acadêmicos se encontrarão semanalmente discutindo as informações obtidas nas visitas realizadas e desenvolvendo materiais didáticos com os conteúdos necessários para a realização das atividades.
• Reuniões para definição das atividades e discussão em relação às experiências nos espaços de trabalho (consultório/administração, público/privado, isolado/coletivo, local/municipal/estadual/nacional);
• Caracterização das atividades de gestão, recursos utilizados, dificuldades/desafios, compras, remuneração, monitoramento/avaliação e outros aspectos de interesse;
• Seminários mensais para discussão das atividades realizadas.
Todos os dados obtidos servirão de orientação para elaborar um relatório final que poderá resultar em produção científica a ser desenvolvidas pelos acadêmicos;
A avaliação do projeto se dará semestralmente, através de questionário aplicado aos discentes participantes e aos gestores.
Metodologia.
Para contemplar os objetivos propostos, inicialmente haverá uma divulgação do projeto na comunidade acadêmica e a seguir haverá um processo de seleção interna.
Será formado um grupo de acadêmicos com interesse e disponibilidade para atuação extramuros, frequentando Unidade Básica de Saúde - UBS, reuniões do Conselho Municipal de Saúde, consultório particular e clínica privada de convênio, esclarecendo como se dá a gestão em cada um desses campos de atuação, considerando suas particularidades.
• Os acadêmicos se encontrarão semanalmente discutindo as informações obtidas nas visitas realizadas e desenvolvendo materiais didáticos com os conteúdos necessários para a realização das atividades.
• Reuniões para definição das atividades e discussão em relação às experiências nos espaços de trabalho (consultório/administração, público/privado, isolado/coletivo, local/municipal/estadual/nacional);
• Caracterização das atividades de gestão, recursos utilizados, dificuldades/desafios, compras, remuneração, monitoramento/avaliação e outros aspectos de interesse;
• Seminários mensais para discussão das atividades realizadas.
Todos os dados obtidos servirão de orientação para elaborar um relatório final que poderá resultar em produção científica a ser desenvolvidas pelos acadêmicos;
A avaliação do projeto se dará semestralmente, através de questionário aplicado aos discentes participantes e aos gestores.
Resultados Esperados
Atualmente as necessidades apresentadas pela sociedade transformaram-se, estão mais complexas. A transição epidemiológica e demográfica brasileira evidencia a necessidade de formar diferentemente para corresponder às necessidades.
Cabe aos professores repensar os valores e os significados do que se faz e para quem se dirige a ação. As questões de natureza ética e humana, relativas à formação são por vez esquecidas na sala de aula e muitos docentes não adotam metodologias de ensino que provoquem o aluno a participar, assumir responsabilidades no seu processo de formação
Considerando que a demanda por profissionais capacitados para atuar no âmbito da gestão em saúde, na esfera pública e privada, cresce exponencialmente e, deste modo se faz necessário introduzir os acadêmicos, desde a graduação, em espaços onde possam conhecer e interagir com esses serviços, entendendo como são organizados, por exemplo, em relação ao seu financiamento, legislação, descarte de materiais entre outros.
Deste modo ampliar as habilidades e competências ofertadas durante o curso de odontologia.
Cabe aos professores repensar os valores e os significados do que se faz e para quem se dirige a ação. As questões de natureza ética e humana, relativas à formação são por vez esquecidas na sala de aula e muitos docentes não adotam metodologias de ensino que provoquem o aluno a participar, assumir responsabilidades no seu processo de formação
Considerando que a demanda por profissionais capacitados para atuar no âmbito da gestão em saúde, na esfera pública e privada, cresce exponencialmente e, deste modo se faz necessário introduzir os acadêmicos, desde a graduação, em espaços onde possam conhecer e interagir com esses serviços, entendendo como são organizados, por exemplo, em relação ao seu financiamento, legislação, descarte de materiais entre outros.
Deste modo ampliar as habilidades e competências ofertadas durante o curso de odontologia.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA DE MELLO PORCIUNCULA | 1 | 26/06/2017 | 25/06/2018 |
ANDRESSA OLIVEIRA WENNESHEIMER | 1 | 26/06/2017 | 25/06/2018 |
BETINA SUZIELLEN GOMES DA SILVA | 1 | 26/06/2017 | 25/06/2018 |
BIANCA CAMARGO DOS SANTOS | 1 | 26/06/2017 | 25/06/2018 |
BRUNA ELISA DE ARAUJO | 1 | 26/06/2017 | 25/06/2018 |
CAROLINA XIMENDES DOS SANTOS | 1 | 26/06/2017 | 25/06/2018 |
ELISABETE KASPER | 4 | 26/06/2017 | 25/06/2018 |
KAUANA FERREIRA | 1 | 26/06/2017 | 25/06/2018 |
KIMBERLLY TIMM RUTZ | 1 | 26/06/2017 | 25/06/2018 |
LAURA GANTES RODRIGUES DIAS | 1 | 26/06/2017 | 25/06/2018 |
MARIANA DORNELES DOS REIS | 1 | 26/06/2017 | 25/06/2018 |
MARINA BLANCO POHL | 1 | 26/06/2017 | 25/06/2018 |
PEDRO MANOEL DO AMARAL BOANOVA | 1 | 26/06/2017 | 25/06/2018 |