Nome do Projeto
				CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, METODOLOGIA E PRÁTICA PROFISSIONAL NAS CIÊNCIAS SOCIAIS (2ª EDIÇÃO)
				
								Ênfase
				ENSINO
				
								Data inicial - Data final
				01/06/2017 - 31/12/2017
				
								Unidade de Origem
				
				
				Área CNPq
				
Ciências Humanas - Ciência Política				
				
				
								Resumo
				Este projeto tem como foco articular ações de interesse comum entre os professores das disciplinas de Ciência Política, Sociologia, Metodologia e Prática de Ensino do Departamento de Sociologia e Política, visando qualificar a formação do corpo discente e diminuir o índice de retenção e evasão dos estudantes nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais.
				
				
				
			Objetivo Geral
Melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem atuando prioritariamente no combate à retenção e evasão no(s) curso(s) de graduação em Ciências Sociais, mediante atuação direta dos monitores no apoio ao desenvolvimento da(s) disciplina(s) ofertadas para os estudantes.
						Justificativa
Desde 2015, vimos trabalhando com a proposta de qualificar nossa ação educadora no âmbito do Departamento de Sociologia e Política da UFPel, principalmente, nos Cursos de Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado), com o objetivo de combater as altas taxas de retenção e evasão nos cursos. Em 2016, nós iniciamos a transição para os novos currículos dos respectivos cursos. E, em 2017 passamos a integrar o Projeto Piloto que quer melhorar os índices de Desempenho Acadêmico dos Cursos de Ciências Sociais, Museologia e Odontologia da UFPel. Dessa forma, queremos dar continuidade ao trabalho que desenvolvemos no âmbito do Departamento de Sociologia e Política nos dois últimos anos, uma vez que, o que realizamos até então tem se constituído como uma referência para as outras áreas do conhecimento.
						Metodologia
Cada professor envolvido no projeto terá autonomia para desenvolver sua disciplina e orientar a monitoria, o que constitui parte integrante do processo formativo dos monitores. No entanto, é importante que cada professor, além de articular sua disciplina com as disciplinas de outros professores, pense a mesma no contexto teórico-prático global, no que se refere à área a que pertence (Ciência Política, Sociologia, Metodologia e Prática de Ensino) e  referente ao processo de formação profissional construído coletivamente e intimamente articulado com o Projeto Pedagógico do(s) Curso(s).
Por um lado, a cada professor cabe organizar as atividades de ensino, utilizando as técnicas que dêem conta da apreensão dos conteúdos da disciplina. Por outro lado, as atividades também devem atender às características e expectativas do monitor/aluno inserido nos processos de ensino-aprendizagem.
						Por um lado, a cada professor cabe organizar as atividades de ensino, utilizando as técnicas que dêem conta da apreensão dos conteúdos da disciplina. Por outro lado, as atividades também devem atender às características e expectativas do monitor/aluno inserido nos processos de ensino-aprendizagem.
Resultados Esperados
1)	Diminuir o índice de retenção e evasão dos estudantes nos Cursos de Ciências Sociais.
2) Melhorar a auto-estima, a confiança e a segurança dos estudantes em relação ao seu desempenho acadêmico e profissional.
3) Melhorar a participação e envolvimento dos estudantes e professores com projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no âmbito do Departamento de Sociologia e Política.
						2) Melhorar a auto-estima, a confiança e a segurança dos estudantes em relação ao seu desempenho acadêmico e profissional.
3) Melhorar a participação e envolvimento dos estudantes e professores com projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no âmbito do Departamento de Sociologia e Política.
Indicadores, Metas e Resultados
As ações desse projeto integram um conjunto de medidas que estão sendo elaboradas pelo Núcleo Docente Estruturante, deliberadas  e implementadas pela Coordenação do Colegiado de Curso das Ciências Sociais, visando melhorar os índices de desempenho acadêmico dos estudantes tanto no Bacharelado como na Licenciatura a partir da implementação dos novos currículos. 
						Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final | 
|---|---|---|---|
| BIANCA DE FREITAS LINHARES | 5 | 01/06/2017 | 31/12/2017 | 
| DANIEL DE MENDONÇA | 5 | 01/06/2017 | 31/12/2017 | 
| ELAINE DA SILVEIRA LEITE | 5 | 01/06/2017 | 31/12/2017 | 
| JANICE DE ALMEIDA FURTADO | 4 | 01/06/2017 | 31/12/2017 | 
| MARCUS VINICIUS SPOLLE | 5 | 01/06/2017 | 31/12/2017 | 
| ROMERIO JAIR KUNRATH | 5 | 01/06/2017 | 31/12/2017 | 
| VIVIAN PASTORINI TORCHELSEN | 8 | 01/06/2017 | 31/12/2017 | 
| VÉRA LÚCIA DOS SANTOS SCHWARZ | 5 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |