Nome do Projeto
Monitoria para as disciplinas de Representação Digital
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/05/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
O presente projeto de ensino visa atender a três disciplinas novas no currículo atual do curso de Arquitetura e Urbanismo que são: Representação Digital 1 (48 alunos matriculados), Representação Digital 2 (17 alunos matriculados) e Ilustração Digital para Arquitetura (17 alunos matriculados). Estas disciplinas são responsáveis pela formação dos alunos de arquitetura no que diz respeito ao uso de representações digitais para apresentação dos projetos arquitetônicos e urbanísticos que desenvolverão ao longo do curso, e desta forma são responsáveis pelo ensino/aprendizagem do uso de diferentes programas de modelagem tridimensional, edição de imagens e ilustrações vetoriais. Entretanto, os alunos destas disciplinas possuem ritmos de aprendizagem distintos devido a seus conhecimentos prévios dos conteúdos abordados ou mesmo a suas aptidões pessoais, o que por vezes torna o espaço da sala de aula insuficiente para a realização de todas as orientações necessárias aos alunos. Assim a utilização de monitores para estas disciplinas permitiria um reforço no processo de ensino/aprendizagem, podendo essa atuação se dar tanto através de desenvolvimento de materiais didáticos específicos para cada conteúdo como pela orientação em horários extras aos horários das aulas.

Objetivo Geral

Fornecer o suporte necessários ao ensino/aprendizagem das disciplinas de Representação Digital do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Justificativa

A reformulação do projeto pedagógico do curso de arquitetura e urbanismo, e a implementação de um novo currículo no semestre 17/1, ocasionou em uma alteração de ementa, objetivos e conteúdos das disciplinas de representação digital deste curso. Desta forma, este projeto se justifica como uma forma de fornecer suporte a disciplinas de representação digital do curso de arquitetura e urbanismo, proporcionando um atendimento específico às demandas individuais de cada aluno. Neste sentido, a inserção do discente monitor nas atividades de ensino das disciplinas objeto da monitoria contribuirá no processo de ensino-aprendizagem bem como na formação acadêmico-profissional deste discente através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente. Com isso, visa-se diminuir a evasão nas disciplinas e qualificar os trabalhos produzidos pelos discentes no que diz respeito ao uso de representações digitais em apresentações de projeto.

Metodologia

O projeto será desenvolvido mediante a seleção de monitores para atuar junto as disciplinas de Representação Digital 1, Representação Digital 2 e Ilustração Digital para Arquitetura. Um mesmo monitor poderá atender mais de uma disciplina durante o semestre, conforme demonstrar qualificações suficientes para suprir as demandas a serem atendidas. Os monitores poderão acompanhar as aulas das disciplinas ou atender os alunos em horários extras aos horários de cada disciplina.

Resultados Esperados

Espera-se com este projeto uma melhoria na qualidade do ensino aprendizagem, bem como uma redução nos índices de evasão nas disciplinas atendidas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FELIPE ETCHEGARAY HEIDRICH429/05/201701/03/2018
GABRIEL FISCHER GARCIA429/05/201701/03/2018
IVANA PATRICIA IAHNKE STEIM129/05/201701/03/2018

Página gerada em 17/09/2021 00:59:57 (consulta levou 0.117183s)