Nome do Projeto
Monitoria dos laboratórios digitais dos cursos de design e cinema
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
Este projeto pretende complementar as disciplinas que utilizam os laboratórios digitas dos cursos de Design e Cinema através do acompanhamento do aluno monitor que atuará como um facilitador de acesso dos demais alunos aos laboratórios em horários extraclasse. O aluno monitor também ficará responsável por zelar pelos equipamentos, assim como o auxílio aos colegas nas atividades propostas em sala de aula. Vale lembrar que possuímos alunos carentes sem equipamentos em casa e necessitam utilizar os laboratórios para desenvolver os trabalhos propostos em aula, porém sem um aluno monitor os laboratórios não podem ser liberados. As disciplinas de computação gráfica tais como Modelagem Geométrica Visual, Modelagem Tridimensional de Personagens, Animação 3d e Efeitos especiais, Montagem, Projeto de Embalagem, Design Editorial, entre diversas outras dos Cursos de Design Gráfico e Design Digital, assim como dos Cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação, cursos que dividem os laboratórios, possuem turmas numerosas que necessitam de um acompanhamento complementar que possibilita uma interação dinâmica entre discentes e docentes viabilizando assim processos de ensino-aprendizagem mais completos que se colocam enquanto experiência de troca e reciprocidade.

Objetivo Geral

Proporcionar o acesso aos equipamentos em períodos extraclasse aos alunos, em especial de aqueles em situação sócio econômica desfavoráveis, além de realizar o envolvimento do discente que desempenha as atividades de monitoria com os demais alunos e professores estabelecido principalmente através de práticas reflexivas e dialogadas que propiciem um processo de aprendizado próximo e individualizado a medida em que introduz o bolsista nas questões que envolvem a prática docente e as possíveis trocas de experiências e saberes que abarcam a prática de ensino-aprendizado.

Justificativa

Os cursos de Design Digital, Design Gráfico, Cinema Audiovisual e Cinema de animação, possuem turmas em média de 30 alunos por semestre uma média de 120 alunos por curso, 480 em todos os cursos. Considerando o fato de que a maioria das disciplinas são essencialmente práticas, a presença de um aluno monitor se coloca como um fator importante tornando o processo de aprendizado mais aproximado, possibilitando reflexões e diálogos que mantenham os alunos vinculados as experiências propostas pelas disciplinas.
Nos momentos de acompanhamento extraclasse os alunos podem acessar os equipamentos disponíveis nas salas próprios para a realização das propostas práticas. O conjunto de fatores que consistem na presença e acompanhamento individualizados assim como a disponibilidade de uso dos equipamentos tornam o ensino mais generoso e acessível ao aluno independente de suas condições sociais.

Metodologia

O trabalho de monitoria desenvolvido pelo discente abarca os seguintes aspectos metodológicos:
_Reuniões semanais de acompanhamento e orientação do trabalho desenvolvido pelo bolsista monitor;
_Atuação em horários extra classe, acompanhados pelos professores responsáveis pelas disciplinas.
_ Avaliação final, diálogo entre discentes e docentes sobre as práticas realizadas e possíveis mudanças em relação as atividades dos semestres seguintes.

Resultados Esperados


_Melhor aproveitamento dos equipamentos para a realização de trabalhos.
_Disponibilização de espaço interativo de diálogo para os alunos dos cursos;
_Discussões e reflexões que possam ampliar e potencializar um maior envolvimento e descoberta sobre as possibilidades de aproximação dos cursos de Design e Cinema.

Indicadores, Metas e Resultados

Os laboratórios dos cursos de Design e Cinema são muito solicitados por alunos de ambos os cursos, assim como de outros cursos do centro de artes, no entanto a inexistência de um monitor que facilite o seu acesso e zele pelos equipamentos inviabiliza a utilização dos laboratórios em horários extraclasse. Experiências anteriores com monitores mostraram que a utilização de dos mesmos é de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos dos cursos supracitados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA DA LUZ SARAVIA2001/06/201731/12/2017
GISSELE AZEVEDO CARDOZO401/06/201731/12/2017
JÉFERSON CORRÊA GOMES2001/06/201731/12/2017

Página gerada em 27/04/2024 01:19:01 (consulta levou 0.063130s)