Nome do Projeto
Práticas em Extensão Rural nos assentamentos da Região Sul
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/06/2017 - 13/05/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Resumo
O Projeto de Ensino denominado "Pŕaticas de Ensino em Extensão Rural nos assentamentos da Reforma Agrária da Região Sul", vinculado às Turmas Especiais de Medicina Veterinária (TEMVs), foi elaborado a partir de uma perspectiva de aproximação dos/das estudantes com as temáticas e práticas do que denominamos Extensão Rural, com o acompanhamento das famílias camponesas, propondo e exercitando açoẽs pedagógicas e técnicas para esse público-alvo. O Projeto surge de uma interação entre as Turmas Especiais de Medicina Veterinária (TEMVs) e a Universidad de la Republica/UR (UDELAR), mais especificamente coma equipe do professor Humberto Tommasino, pesquisador da área de Extensão Rural do Curso de Veterinária dessa instituição e apresenta uma perspectiva interdisciplinar, integrando docentes de diversas áreas do conhecimento, tais como Veterinária, Ciências Sociais, Pedagogia, História, entre outros. As ações previstas constituem-se em espaços de estudo, oficinas práticas, acompanhamento às famílias e a elaboração e desenvolvimento de propostas e ações de caráter técnico e pedagógico.
Objetivo Geral
Oportunizar aos estudantes das TEMVs momentos de formação a partir do acompanhamento de famílias de pequenos produtores em áreas de assentamento da região sul, produzindo ações que dialoguem com as práticas de ensino-aprendizagem na área de extensão rural.
Justificativa
A extensão rural, entendida aqui como uma crítica para práticas no meio rural, com uma visão acerca, sobretudo, da estrutura social, tem fundamental importância nas relações entre equipes técnicas, por exemplo, e os/as camponeses. (Freire 1983, 1987; Guedes Pinto, 1973; Fals Borda, O; Rodriguez Brandão, C. 1988; Tommasino et al, 2006). Através dessa ferramenta leva-se em conta o saber camponês e o saber dos estudantes e docentes, conformando um verdadeiro diálogo de saberes. Realizando um mapeamento dos atores sociais do território, pesquisas dos problemas fundamentais enfrentados, incorporando um processo de planejamento participativo, ou seja, parte-se da ideia de que o produtor/camponês possui conhecimento histórico e empírico a ser compartilhado. (Thiollent, 1988, Guedes et al, 2006, De Souza Santos, 2007).
O presente projeto, portanto, visa estimular a prática de ensino-aprendizagem em extensão rural tanto com os estudantes das TEMVs, quanto com as famílias de camponeses habitantes de áreas de reforma agrária, na região sul do Rio Grande do Sul. Dessa forma, pretende-se promover espaços de ensino-aprendizagem, - entre os estudantes, entre os estudantes e os camponeses e entre camponeses -, os quais servirão para a reflexão da realidade enfrentada pelos pequenos produtores da região, através do levantamento de problemas e possíveis soluções, dialogadas coletivamente. (Tommasino, 2010).
Ademais da necessária e justa redistribuição de terras, os Projetos de Assentamento (PAs) esbarram nos modelos de produção modernos, advindos da industrialização capitalista, com dependência de grande quantidade de insumos externos que contribuem para a insustentabilidade dos projetos. O estabelecimento de conceitos e práticas metodológicas alternativas, com o apoderamento dos principais agentes do sistema, os próprios agricultores, são fundamentais para romper com o ciclo de concentração de renda e exclusão de famílias do campo.
O presente projeto, portanto, visa estimular a prática de ensino-aprendizagem em extensão rural tanto com os estudantes das TEMVs, quanto com as famílias de camponeses habitantes de áreas de reforma agrária, na região sul do Rio Grande do Sul. Dessa forma, pretende-se promover espaços de ensino-aprendizagem, - entre os estudantes, entre os estudantes e os camponeses e entre camponeses -, os quais servirão para a reflexão da realidade enfrentada pelos pequenos produtores da região, através do levantamento de problemas e possíveis soluções, dialogadas coletivamente. (Tommasino, 2010).
Ademais da necessária e justa redistribuição de terras, os Projetos de Assentamento (PAs) esbarram nos modelos de produção modernos, advindos da industrialização capitalista, com dependência de grande quantidade de insumos externos que contribuem para a insustentabilidade dos projetos. O estabelecimento de conceitos e práticas metodológicas alternativas, com o apoderamento dos principais agentes do sistema, os próprios agricultores, são fundamentais para romper com o ciclo de concentração de renda e exclusão de famílias do campo.
Metodologia
A metodologia será desenvolvida a partir dos seguintes eixos:
- contato com as famílias assentadas nos assentamentos selecionados, que irão acolher os/as educandos/as das Turmas Especiais de Medicina Veterinária;
- realização de atividades de formação continuadas junto aos/às estudantes, no sentido de qualificar sua inserção e permanência nas famílias;
- realização de saídas campo para os assentamentos, que ocorrerão mensalmente, durante as quais os/as estudantes irão conviver com as famílias e atuar no sentido de realizar as atividades técnicas e acompanhar suas rotinas de trabalho;
- compilação e sistematização das observações de campo, que serão objeto de reflexão, formação e retorno à ação;
- desenvolvimento de oficinas temáticas e elaboração de relatórios de acompanhamento técnico das famílias de camponeses envolvidas.
Todas as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto serão desenvolvidas com a participação dos/as professores/as, que acompanharão o processo de formação dos/as estudantes e de diálogo com as famílias assentadas. O projeto contará com a participação e supervisão da equipe da “Área de Extensão da Faculdade de Veterinária” da Universidad de la Republica, coordenada pelo Professor Humberto Tommasino.
- contato com as famílias assentadas nos assentamentos selecionados, que irão acolher os/as educandos/as das Turmas Especiais de Medicina Veterinária;
- realização de atividades de formação continuadas junto aos/às estudantes, no sentido de qualificar sua inserção e permanência nas famílias;
- realização de saídas campo para os assentamentos, que ocorrerão mensalmente, durante as quais os/as estudantes irão conviver com as famílias e atuar no sentido de realizar as atividades técnicas e acompanhar suas rotinas de trabalho;
- compilação e sistematização das observações de campo, que serão objeto de reflexão, formação e retorno à ação;
- desenvolvimento de oficinas temáticas e elaboração de relatórios de acompanhamento técnico das famílias de camponeses envolvidas.
Todas as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto serão desenvolvidas com a participação dos/as professores/as, que acompanharão o processo de formação dos/as estudantes e de diálogo com as famílias assentadas. O projeto contará com a participação e supervisão da equipe da “Área de Extensão da Faculdade de Veterinária” da Universidad de la Republica, coordenada pelo Professor Humberto Tommasino.
Resultados Esperados
Ao longo do desenvolvimento do projeto, esperamos que este oportunize aos/as estudantes aproximar-se das realidades dos assentamentos e desenvolver ferramentas técnicas da área de Medicina Veterinária e metodologias de educação popular, bem como aperfeiçoar práticas de pesquisa-ensino-aprendizagem de extensão rural. Além disso, há as expectativas de oportunizar às famílias assentadas um diálogo com as discussões e técnicas desenvolvidas no âmbito da universidade, de forma a promover um diálogo efetivo de saberes.
Indicadores, Metas e Resultados
Todas as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto serão desenvolvidas com a participação dos/as professores/as, que acompanharão o processo de formação dos/as estudantes e de diálogo com as famílias assentadas. O projeto contará com a participação e supervisão da equipe da “Área de Extensão da Faculdade de Veterinária” da Universidad de la Republica, coordenada pelo Professor Humberto Tommasino.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADILSON CAMPOS MATIAS | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
ADRIANA FATIMA LIMA MORAIS | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
AFONSO CAMPOS SOUZA | 1 | ||
ALAN BRUNO FERREIRA | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
ALESSANDRA GASPAROTTO | 1 | 02/06/2017 | 13/05/2019 |
ALINE LEMES DE MATOS | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
ANTONIO GABRIEL SOARES | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
BERNARDTHY BELLARMINO WEBERY | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
BRENDA ROCHA SILVA | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
BRUNA JANAINA LEANDRO DOS SANTOS | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
BRUNO ALMEIDA SOUSA | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
CAROLAINE GARCIA DE MATTOS | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
CLÁUDIO NASCIMENTO DA SILVA | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
CÁTIA FARIA GONÇALVES | 1 | ||
DANIEL FERREIRA RIBEIRO | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
DANIELA ANDRADE SILVA | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
DANIELLE SILVA OLIVEIRA | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
DARA CAROLINA BALBINOT | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
DENISE MALINSKI FIORESI | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
DENISE SÁ SANTOS | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
DIEGO HENRIQUE DOS SANTOS DIAS | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
ELIAS RODRIGUES | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
ELISA CARVALHO DUMER | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
EVANDRO BEZERRO | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
EVERTON LUIS SOARES | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
EZEQUIEL GONÇALVES MOREIRA | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
FELIPE FERREIRA DA ROSA | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
FELIPE VEDOVATTO | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
FERNANDA DE REZENDE PINTO | 1 | 02/06/2017 | 13/05/2019 |
FERNANDO DA SILVA BANDEIRA | 1 | 02/06/2017 | 13/05/2019 |
GIOVANI GIROLOMETTO | 1 | ||
GLEIZER POLIANA DA SILVA DOS SANTOS | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
HENRIQUE RUDELL LAGEMANN | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
HORTAGNAN SILVA CHAVES | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
JANISON DA SILVA SOUZA | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
JOSÉ ITAMAR DE ARRUDA BRIZOLLA | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
JÉRICON CHAVES ROMANO | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
KATARYNE DOS SANTOS SILVA | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
KELEN MARIA TEIXEIRA DO AMARAL | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
LETICIA PELLENZ | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
LILIANE MARTINS | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
LUANA CATARINA FERREIRA RIBEIRO | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
LUCIO ANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES | 1 | 02/06/2017 | 13/05/2019 |
LUIZ FILIPE DAME SCHUCH | 1 | 02/06/2017 | 13/05/2019 |
MAICON DA SILVA SOARES | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
MARGARIDA BUSS RAFFI | 1 | 02/06/2017 | 13/05/2019 |
MARLON HAHN HENCES | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
NATAN HERMES | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
NATÃ KALEBE DOS ANJOS MORAES | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
OLISVALDO MOISES MORAES | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
PAMELA CRISTINA ANDRIOLI MACHADO | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
PATRICK GUILHERME FERNANDES DE MORAES | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
PATRÍCIA GABRIELA DE ARAÚJO INGLÊS | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
PAULO CÉSAR ANTUNES | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
ROSECLEIA SANTOS SOUZA | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
TIAGO PERINAZZO CASSOL | 1 | ||
VANESSA ALVES PIRES | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
VANESSA DA SILVEIRA PEREIRA | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
WELITON WILHAN DE QUADROS | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
WEMERSON DOS SANTOS BUFFON | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
WESLAYNE DE OLIVEIRA COELHO MOREIRA | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
WESLLE JOSÉ DA SILVA | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |
ÉDILLY JOSÉ RODRIGUES BARBOSA | 1 | 30/04/2018 | 13/05/2019 |