Nome do Projeto
Personalidade e Psicopatologia: monitoria e elaboração de material didático
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/06/2017 - 31/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Resumo
As disciplinas de Psicologia da Personalidade e Psicopatologia I e II são disciplinas obrigatórias do núcleo básico do curso de Psicologia que visam instrumentalizar os estudantes com conceitos centrais a várias práticas e áreas de atuação do psicólogo, em particular no que tange aos processos clínicos e de promoção e prevenção em contexto de saúde. O conteúdo ministrado nessas disciplinas apresenta grande complexidade, além de ser bastante extenso. Ademais, os avanços nessas áreas são publicados, via de regra, em língua inglesa. O que gera dificuldades em relação à leitura de textos mais atuais sobre as referidas temáticas pelos alunos. Desse modo, a presente proposta visa pleitear uma bolsa de monitoria para que um aluno em estágio mais avançado do curso ofereça suporte pedagógico as referidas disciplinas por meio de duas ações coordenadas: (1) monitorias semanais para o acadêmicos em curso nas disciplinas e (2) elaboração de textos que apresentem de modo sucinto dois modelos contemporâneos de temperamento/personalidade que apresentam grande repercução para o entendimento do comportamento adaptativo e da psicopatologia - Modelo AFECT e R-Doc.

Objetivo Geral

Oferecer suporte pedagógico aos acadêmicos matriculados nas disciplinas de Psicologia da Personalidade (2o semestre) e Psicopatologia (terceiro e quarto semestres) por meio de monitoria e elaboração de materiais didáticos.

Justificativa

O conteúdo ministrado nas disciplinas de Psicologia da Personalidade e Psicopatologia I e II é amplo e de grande complexidade, além de apresentar parte de sua literatura contemporânea em língua estrangeira. Desse modo, o presente projeto visa prover suporte pedagógico aos discente que encontram-se matriculados e cursando as disciplinas de Psicologia da Personalidade e Psicopatologia I e II por meio da oferta semanal de horários de monitoria e elaboração de textos suporte sobre temas que não encontram literatura em português (Modelo AFECT e R-Doc).

Metodologia

Os docentes (coordenador do projeto e colaboradora) irão se encontrar com o aluno uma vez por semana para solucionar dúvidas e o docente coordenados irá ter encontros periódicos para a elaboração de material didático.

O aluno bolsista deverá se dedicar à leitura dos textos e irá oferecer duas horas semanais de monitoria para as disciplinas e ajudar na organização do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resultados Esperados

Espera-se que os acadêmicos em curso na disciplina utilizem do serviço de monitoria e que o material didático produzido auxilie os mesmo na consolidação cognitiva dos conteúdos ministrados em aula e expostos nos texto.

Pretende-se produzir um artigo de revisão de literatura a ser publicado em periódico nacional sobre o Modelo AFECT.

Indicadores, Metas e Resultados

O aluno já atua como voluntário em um grupo de estudo e de pesquisa coordenado pelo proponente da presente proposta. Nesse sentido, a bolsa poderia auxiliar o aluno em se dedicar plenamente as suas atividades de ensino e pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA PEIXOTO FARIAS205/06/201731/05/2018
HENRY BARBOSA ANTUNES2005/06/201731/05/2018
HUDSON CRISTIANO WANDER DE CARVALHO305/06/201731/05/2018

Página gerada em 23/04/2024 05:48:30 (consulta levou 0.023772s)