Nome do Projeto
Design Gráfico e Arte Urbana
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/08/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial
Resumo
Arte Urbana, urbanografia ou street art é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se das manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo. O curso de Design Gráfico, por ter sido originado e estar lotado no Centro de Artes, tem um diálogo muito próximo à Arte e, logo, à Arte Urbana. Assim, este projeto de ensino se propõe a aproximar as duas áreas através do contato dos alunos da disciplina de Introdução ao Design Gráfico com artistas urbanos da cidade de Pelotas.

Objetivo Geral

- Proporcionar aos alunos da disciplina de Introdução ao Design Gráfico um maior conhecimento sobre Arte Urbana.

Justificativa

O projeto Design Gráfico e Arte Urbana se realiza a partir da disciplina de Introdução ao Design Gráfico, que tem como proposta de projeto final a elaboração de stickers, lambes e outras peças referentes à Arte Urbana. Procura-se a ampliação do conhecimento dos alunos através da visita de ateliês e conversa com artistas da área.

Metodologia

- Planejar visitas e encontros com artistas urbanos;
- Organizar as datas de visitas nos ateliês, palestras em sala de aula e passeios guiados pela cidade;
- Realizar as visitas, palestras e passeios planejados;
- Discutir o retorno dessas atividades;
- Aplicar o conhecimento adquirido nos trabalhos finais da disciplina.

Resultados Esperados

Espera-se maior qualidade nos projetos realizados pelos alunos em sala de aula, um aumento do repertório gráfico e do conhecimento sobre Arte Urbana por parte dos discentes e, como consequência, uma maior satisfação na realização das atividades, ocasionando menor índice de evasão e reprovação na disciplina e no curso de Design Gráfico.

Indicadores, Metas e Resultados

Informo que os alunos participantes do projeto serão os matriculados na disciplina de Introdução ao Design Gráfico. Como trata-se de disciplina de primeiro semestre, os alunos ingressantes ainda não foram contactados. A lista será adicionada ao projeto tão logo se iniciem as atividades acadêmicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA NOGUEIRA MIJIAS201/06/201731/08/2017
FERNANDA DOS SANTOS MEOTTI201/06/201731/08/2017
ROBERTA COELHO BARROS201/06/201731/08/2017

Página gerada em 28/03/2024 17:37:57 (consulta levou 0.072736s)