Nome do Projeto
Monitoria Acadêmica na disciplina de Topografia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geodésia
Resumo
A Topografia tem como o objetivo principal é efetuar o levantamento topográfico que permita representar uma porção da superfície terrestre em uma escala adequada. A disciplina é essencial a projetos de engenharias de uma maneira geral, desde o planejamento até a etapa de implantação. É essencial na formação de um engenheiro o conhecimento e familiaridade com os levantamentos topográficos, o que só é possível através de uma aula prática de qualidade.

Objetivo Geral

Dar assistência ao professor no decorrer das aulas práticas.

Justificativa

A disciplina de topografia é composta por aulas teóricas e práticas, sendo que as aulas práticas acontecem em áreas abertas, no entorno do prédio da COTADA cede do CENG. As turmas são divididas em equipes que são direcionadas para locais distintos, ficam dispersas por toda a área o que faz com que no decorrer da aula prática não seja possível estar auxiliando todas as equipes ao mesmo tempo. O monitor suprira esse problema, pois ele pode auxiliar uma equipe enquanto o professor trabalha com outra. Dessa forma o monitor pode aplicar seus conhecimentos na prática, solucionando problemas o que é benéfico em sua formação.

Metodologia

O monitor acompanhará a professora nas aulas práticas auxiliando os alunos na utilização dos equipamentos, assim como no laboratório e tirando duvidas extraclasse. Essas atividades exigiram conhecimento prévio do monitor quanto ao uso adequado dos equipamentos e dos princípios básicos de topografia

Resultados Esperados

A atividade do monitor melhorá o atendimento ao aluno que pode ser feito de maneira individualizada mais rapidamente, sanando possíveis dúvidas quanto ao desenvolvimento da atividade ou manuseio de equipamentos específicos de Topografia. Dessa forma o monitor terá um maior entendimento dos conceitos teóricos o que contribuirá para a formação dos alunos e do próprio monitor envolvido.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA SOUZA CASTRO405/06/201731/12/2017
DANIEL BAPTISTA DE MEDEIROS405/06/201731/12/2017
DIULIANA LEANDRO405/06/201731/12/2017

Página gerada em 10/07/2025 20:07:11 (consulta levou 0.072367s)