Nome do Projeto
Monitoria e ensino de atividades sobre Tecnologia Assistiva
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Resumo
Os laboratórios de Terapia Ocupacional visam o aprendizado em disciplinas específicas que trazem em sua ementa a prática terapêutica ocupacional. Esses espaços têm a finalidade de oferecer ao aluno treinamento, aprendizagem e qualificação profissional. O laboratório de Tecnologia Assistiva do curso de Terapia Ocupacional proporciona ao acadêmico um entendimento das deficiências físicas e sensoriais ,permite que o acadêmico crie adaptações para potencializar a pessoa com deficiência e/ou dificuldades nas atividades cotidianas. A tecnologia assistiva envolve tanto o objeto, ou seja a tecnologia concreta ( equipamento ou instrumento) quanto o conhecimento requerido no processo de avaliação, criação, escolha e prescrição, isto é tecnologia teórica (CAZEIRO 2011). Segundo Miralles e Ayuso (2005) as atividades que os seres humanos fazem cotidianamente tem sido, desde a origem da Terapia Ocupacional objetos de seu interesse e atenção constante. O entendimento sobre recursos terapêuticos e dispositivos tecnológicos na Terapia Ocupacional se faz necessário para a analise de atividades e tratamento de indivíduos com disfunções no seu desempenho ocupacional. Entende-se por desempenho ocupacional todas as atividades executas pelos seres humanos no seu dia-a-dia. A finalidade destas monitorias é oportunizar aos acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional maiores vivencias teóricas e praticas em seus laboratórios. O laboratório de tecnologia assistiva atende disciplinas que compreendam o ensino de atividades e recursos terapêuticos voltados à confecção de órteses, tecnologias assistivas, adaptações em utensílios e mobiliários para pessoas com deficiências, relacionadas a disciplinas ministradas durante o curso de Terapia Ocupacional. Neste laboratório poderão ser produzidos equipamentos destinados aos pacientes atendidos nos diversos cenários de estágios e disciplinas de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Pelotas-RS. Então, é de fundamental importância esta monitoria.

Objetivo Geral

Adequar a utilização do espaço destinado ao laboratório de Tecnologia Assistiva à necessidade prática do aprendizado do aluno prevista no Projeto Político Pedagógico curso.

Justificativa

Para o funcionamento adequado do laboratório é necessário a presença de um monitor. Tal importância consiste no fato de que o aluno também é parte integrante na utilização desse espaço em seu processo de aprendizado. O foco em seu protagonismo, nesse sentido, faz-se importante para que o mesmo possa também auxiliar no aprendizado de seus colegas discentes e contribuir ativamente na diminuição de reprovações, exames e evasões que tem acontecido em algumas disciplinas do Curso de Terapia Ocupacional.
Então devido ao grande numero de demandas em sala de aula e cenários de estágio supervisionado, é de suma importância a monitoria neste laboratório tendo em vista que assim, acadêmicos do curso e usuários dos diversos serviços poderão ser contemplados com recursos nestes confeccionados e também maior conhecimento teórico e pratico por parte dos acadêmicos.

Metodologia

O laboratório de Tecnologia Assistiva do curso de Terapia Ocupacional deverá contar com um monitor e o mesmo deverá cumprir dias e horários no mesmo. De forma geral, o laboratório de Terapia Ocupacional terá suas atividades
realizadas da seguinte maneira:
- Realização de reuniões com o professor das disciplinas que utilizam esses espaços para levantamento das aulas/atividades práticas que compõe cada disciplina;
-Organização dos alunos que irão participar do grupo de estudos
- Organização dos materiais que fazem parte do laboratório;
- Levantamento de materiais existentes com suas quantidades e características;
- Auxilio nas monitorias Teóricas e praticas de ensino;
- Manter atualizado o consumo de materiais utilizados no laboratório;
- Organização de entrada/saída de materiais do laboratório para locais de estágios e realização de aulas (tanto no laboratório quanto em sala de aula);
- Organização de dias e horários para disponibilizar o laboratório para uso dos alunos que desejam estudar e praticar os conteúdos ministrados nas disciplinas;
- Orientar os alunos quanto ao uso adequado do laboratório;
- Auxiliar os alunos no caso de dúvidas sobre o funcionamento e utilização dos materiais/equipamentos que compõe o laboratório;
-Auxiliar o professor nas confecções de órteses e adaptações;
-Auxiliar os alunos na organização de pastas e materiais e também na confecção dos recursos.

Resultados Esperados

Com este plano espera-se uma melhor compreensão dos fenômenos metodológicos e teóricos orientados para a pratica, afim de obter a construção plena e dinâmica de recursos tecnológicos e terapêuticos pelo acadêmicos, focados na tecnologia , dispositivos comunitários e sociais por meio do processo educacional. Assim espera-se que estas monitorias tragam ao aluno uma visão mais crítica, ética e profissional acerca da Terapia Ocupacional e todos os aspectos que cercam sua prática.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILLA OLEIRO DA COSTA101/06/201731/12/2017
CYNTHIA GIRUNDI DA SILVA101/06/201731/12/2017
ELCIO ALTERIS DOS SANTOS501/06/201731/12/2017
FRANCIELE COSTA BERNÍ2001/06/201731/12/2017
GABRIELA PEREIRA VASTERS101/06/201731/12/2017
Gabriel Gularte da Silva101/06/201731/12/2017
JULIO CAETANO COSTA101/06/201731/12/2017
NICOLE RUAS GUARANY101/06/201731/12/2017

Página gerada em 18/04/2024 22:55:05 (consulta levou 0.041725s)