Nome do Projeto
Monitoria para as disciplinas de topografia do DER/FAEM
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/06/2017 - 31/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Resumo
Esse projeto de ensino visa a dar suporte ao aprendizado dos alunos que cursam a disciplina de topografia no Departamento de Engenharia Rural na FAEM. A topografia é uma das disciplinas do curso de Agronomia que o índice de reprovação é um dos mais altos. Visando modificar esse cenário e formar alunos tecnicamente mais capacitados iniciamos o projeto de monitoria no ano de 2016. As realizações dessas atividades contribuíram com o aprendizado dos alunos e após a análise do relatório de rendimento acadêmico do curso de Agronomia, comparando o ano de 2015 com o ano de 2016, afirma-se que houve um acréscimo de quase 10 % no índice de aprovação na disciplina de Topografia II. No ano de 2017 surgiu à ideia de melhorar esse projeto de monitoria, realizando em paralelo com essa atividade, aulas extraclasses de revisões. O objetivo principal desse projeto é a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, com foco na otimização do entendimento dos princípios e conceitos de topografia. Espera-se como resultado desse projeto uma diminuição no número de reprovação, retenção e evasão dos alunos. No DER (Departamento de Engenharia Rural) são ofertadas semestralmente 6 disciplinas de topografia para os cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Arquitetura, totalizando aproximadamente 320 alunos. Esse projeto terá duas ações principais: 1º) Aulas de Revisão: Serão ofertadas aulas de revisão de topografia mensalmente, com intuito de contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Anterior a essas aulas serão preparados materiais extras com exercícios dos conteúdos que já foram abordados em sala de aula. 2º) Monitoria: Será oferecida a prática diária de monitoria de topografia. Os monitores são peças fundamentais para a melhoria da qualidade de aprendizado dos alunos, pois podem auxiliar o professor reforçando os conteúdos vistos em sala de aula com os alunos, dirimindo as dúvidas e realizando novos exercícios.

Objetivo Geral

Esse projeto de ensino tem como objetivo principal oferecer a prática de monitoria e aulas de revisão extraclasse para reforçar os conhecimentos dos princípios e conceitos de topografia dos alunos, priorizando a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Como consequência disso, pretende-se cada vez mais reduzir os índices de reprovação e evasão dos alunos dessas disciplinas principalmente pela dificuldade de entendimentos dos conhecimentos básicos.

Justificativa

Nas disciplinas de topografia o índice de reprovação é muito alto e o número de alunos por turma é elevado, sendo que a maioria das turmas tem-se um número de 60 alunos. Por exemplo, a disciplina de Topografia II ministrada para agronomia, tem oferta semestral de 120 vagas (duas turmas) e desse número o índice de reprovação é de quase 50 %. As disciplinas de topografia envolvem cálculos matemáticos e demanda de bastante tempo de estudo, pois para aprendê-la é necessária a repetição e a prática regular de estudo. Dessa forma a atividade de monitoria é diária e essencial, eles podem tirar dúvidas na resolução dos exercícios, auxiliar na operação de equipamentos e na realização dos relatórios de campo. A presença de monitores, portanto, melhora a qualidade do processo de aprendizagem. Para essa atividade de monitoria solicita-se 04 monitores. Eles serão distribuídos em horários e locais que permitirão que todos os alunos que buscam pela monitoria de topografia possam usufruir dessa atividade, inclusive os alunos dos cursos de Agrícola e Arquitetura.
Outra contribuição inerente ao projeto será as aulas de revisão extraclasse. Nessas aulas serão abordados conceitos fundamentais de topografia e exercícios direcionados. Essas atividades reforçarão os conteúdos básicos e fundamentais de topografia e complementarão o processo de aprendizado dos alunos. Essas aulas extraclasses darão oportunidade para que os alunos bolsistas iniciem à prática de docência. Para essa atividade solicita-se mais 2 bolsistas. Os bolsistas selecionados para participarem desse projeto junto com seus orientadores serão estimulados a desenvolver habilidades que lhes permitam interagir com os estudantes; aprofundar seus conhecimentos e sua compreensão em relação aos assuntos abordados e cooperar para a produção do conhecimento acadêmico-científico.

Metodologia

A metodologia desse projeto de ensino será dividida em duas partes, sendo uma destinada à prática de monitoria e a outra a oferta das aulas de revisão extraclasse.
A monitoria na área de topografia é uma prática pedagogicamente comum e necessária, tendo-se em vista o número de alunos que cursam essas disciplinas e principalmente por essas disciplinas terem atividades práticas. A atividade de monitoria efetiva-se com a realização de encontros periódicos entre o professor orientador e o monitor para planejamento das atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2017. Essas atividades podem ser realizadas em sala de aula ou extraclasse, sejam elas de caráter teórico e/ou prático. As funções dos monitores serão: a) dirimir dúvidas relativas aos conteúdos pertinentes às atividades (teóricas e práticas), b) resolução de listas de exercícios, c) acompanhamento dos conteúdos que estão sendo abordado na disciplina; e d) executar novos de exercícios práticos. O monitor é então desafiado a refletir sobre os conteúdos trabalhados, propor sugestões e/ou fazer uma avaliação com relação aos diferentes meios usados na metodologia de ensino para apresentá-los à turma.
As aulas de revisão extraclasse serão realizadas mensalmente, sendo para dois públicos distintos, alunos cursando a disciplina de Topografia I e os alunos cursando a disciplina de Topografia II. Essas aulas serão preparadas e ministradas pelos alunos bolsistas junto com seus orientadores. Os acadêmicos interessados deverão realizar a inscrição anterior à aula de revisão. Serão oferecidas 7 aulas extraclasses durante o ano letivo para cada grupo de estudantes. Para cada aula de revisão será oferecida 3 turmas de 20 vagas. A carga horária de cada aula será de 2 horas. Esta é uma ação que visa atender os alunos em sua totalidade e busca junto deles a melhor força de aprender topografia.
Em conjunto com essas atividades, aulas e monitorias, serão desenvolvidos trabalhos os quais serão apresentados no CIC.

Resultados Esperados

Espera-se que com esse projeto de ensino possamos atender na sua totalidade os alunos que cursam a disciplina de topografia no DER (Departamento de Engenharia Rural). Semestralmente são ofertadas 6 disciplinas de topografia. Sendo elas: TOPOGRAFIA I (0190037 - M1- 1º semestre), TOPOGRAFIA II (0190038 - M1- 2º semestre), TOPOGRAFIA (0190039 - M1 - 1º e 2º semestre), TOPOGRAFIA II (0190042 - M1 e M2- 1º e 2º semestre), TOPOGRAFIA I (0190043 - M1 e M2 - 1º e 2º semestre). Almeja-se também como resultado desse projeto uma diminuição no número de reprovação, retenção e evasão dos alunos. As atividades desse projeto, aulas de revisão e monitoria, darão apoio ao processo de ensino- aprendizagem dos alunos e criará um ambiente favorável à exposição de dificuldades e minimização das dúvidas, uma vez que os bolsistas serão capazes de desenvolver uma linguagem de ensino diferente da adotada pelo professor, aproximando-se mais dos alunos.

Indicadores, Metas e Resultados

Poderão ser utilizadas outras fontes de avaliação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FIORAVANTE JAEKEL DOS SANTOS205/06/201731/03/2018
LUCAS DOS SANTOS RECH2005/06/201702/03/2018
RODRIGO RIZZI205/06/201731/03/2018
ROGERS ADEMIR DRUNN PEREIRA305/06/201731/03/2018
SAMOEL GIEHL2005/06/201702/03/2018
SERGIO LEAL FERNANDES305/06/201731/03/2018
SUELEN CRISTINA MOVIO HUINCA405/06/201731/03/2018

Página gerada em 08/12/2019 03:52:45 (consulta levou 0.053699s)