Nome do Projeto
Disciplina Atividades de Academia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
A disciplina Atividades de Academia é uma disciplina obrigatória para todos os alunos do curso de Bacharelado em Educação Física. Trata-se de uma disciplina teórico-prática, com 3 créditos (2 práticos e 1 teórico). As atividades práticas envolvem a vivência de diferentes modalidades praticadas nas academias de ginásticas. Aproximadamente 50-60 alunos matriculam-se na disciplina.

Objetivo Geral

Orientar o bolsista de monitoria a auxiliar no planejamento e desenvolvimento das atividades da disciplina, sob a ótica discente, inclusive participando do processo avaliativo da disciplina.

Justificativa

Um bolsista de monitoria seria de extrema importância para auxiliar o professor no desenvolvimento da disciplina. Sendo uma disciplina predominantemente prática e rica em diversidade de modalidades vivenciadas, a presença de um monitor adiciona dinamismo e segurança às aulas. Além disso, o monitor auxiliará no planejamento das aulas teóricas, bem como dispor de horários além dos da aula para dar um suporte aos discentes da disciplina. Com isso, o processo de ensino/aprendizagem enriquece, com a triangulação entre professor, discente-monitor e demais discentes.

Metodologia

O bolsista deverá frequentar todas as aulas da disciplina, que compreendem aulas teóricas (1h/semana) e práticas (2h/semana). Além disso, o monitor deverá dispor de 2h/semana para atendimento extraclasse aos discentes. Estes atendimentos poderão ser individuais ou em pequenos grupos, bem como aulas de reforço, dependendo da necessidade da turma. Reuniões periódicas com o professor serão realizadas a fim de planejar as atividades bem como estudar sobre os conteúdos da disciplina. Casos de discentes identificados com dificuldade de aprendizagem serão discutidos para determinar a melhor forma de abordagem dos problemas.

Resultados Esperados

Espera-se que a presença de monitor da disciplina ofereça maior segurança aos discentes nas atividades práticas, bem como enriqueça a diversidade das atividades vivenciadas. A presença de um monitor também tem impacto positivo sobre o dinamismo da aula, onde os discentes conseguem ter um feedback mais frequente sobre as tarefas desenvolvidas. Finalmente, espera-se que a experiência de atuar como monitor de uma disciplina na graduação tenha um impacto enorme sobre as experiências e o próprio aprendizado do bolsista.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FELIPE FOSSATI REICHERT205/06/201731/12/2017

Página gerada em 12/06/2025 22:58:21 (consulta levou 0.056704s)