Nome do Projeto
UFPel – Structural Toolbox- Software Didático para Análise e Dimensionamento de Estruturas
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/05/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Resumo
Para as disciplinas de análise e dimensionamento de estruturas dos cursos de engenharia é importante que os alunos e professores possam dispor de programas que permitam aplicar de forma prática diversos métodos que podem ser utilizados nesses domínios. Por vezes, ao nível do ensino de graduação não se referem determinados métodos e tipos de análise, limitando-se o ensino a procedimentos mais simples, pois a aplicação de técnicas mais complexas implica ter disponíveis programas de análise adequados e que para efeitos de ensino têm que ser didáticos. Neste contexto, a designação didáticos pretende referir programas em que os métodos de cálculo implementados são perfeitamente claros para os usuários. Neste projeto pretende-se desenvolver software de acesso livre que possa ser utilizado pelos alunos e professores dos cursos de engenharia para a resolução de problemas de análise e dimensionamento de estruturas.

Objetivo Geral

Desenvolver software didático de análise e dimensionamento de estruturas que possa ser utilizado por alunos e professores dos cursos de engenharia. Pretende-se que através desse software os alunos fiquem a compreender melhor os procedimentos de análise e dimensionamento que são utilizados, ajundando-os a entender melhor as matérias que são lecionadas nas disciplinas dos seus cursos.
O software será desenvolvido em Octave que é uma linguagem e ambiente de desenvolvimento integrado de alto nível, semelhante ao MatLab, mas de acesso livre. O código a desenvolver será também aberto e de acesso livre, de modo a que cada usuário possa também, introduzir melhorias nos programas que forem sendo desenvolvidos e partilhar os seus desenvolvimentos com os outros usuários. Com o decorrer do projeto irá sendo desenvolvida uma biblioteca de programas, ou seja, uma Toolbox na área de Análise e Dimensionamento de Estruturas, totalmente desenvolvida na UFPel pelos alunos e professores.

Justificativa

Na análise e dimensionamento de estruturas podem ser utilizados procedimentos cuja aplicação só é viável se os mesmos forem programados e implementados em software. Neste projeto pretende-se ir desenvolvendo um conjunto de programas que irá constituir uma biblioteca de software, de acesso livre, código aberto e que todos, alunos e professores, possam utilizar em diversas disciplinas, melhorando a aprendizagem e compreensão dos próprios métodos de análise e dimensionamento que estão implementados no software. É importante por isso que os programas desenvolvidos resolvam corretamente os problemas em causa e sejam também didáticos no sentido de permitirem a quem os utiliza compreender melhor quais os processos de cálculo que estão sendo utilizados.
Este projeto terá uma duração de 1 ano, conforme regra dos projetos de ensino, no entanto prevê-se que as suas atividades deverão continuar por mais tempo de forma a conseguir obter resultados com maior expressão. Para o ano de 2017 está sendo solicitada 1 (uma) bolsa.
Os programas desenvolvidos irão ter impacto em várias disciplinas dos cursos de engenharia da UFPel: desde as disciplinas básicas de Mecânica, que todos esses cursos têm; passando pelas disciplinas de Isostática, Resistência dos Materiais I e II que os alunos de 3 cursos têm que frequentar; pela disciplina de Hiperestática que é ministrada para Engenharia Civil; pelas disciplinas de Estruturas de Concreto Armado I e II, comuns a 2 cursos; e por outras disciplinas do curso de Engenharia Civil, nomeadamente, Estruturas em Aço, Estruturas em Madeira, Projeto de Edificações, Estruturas em Concreto Armado III, Concreto Protendido e Pontes.
O trabalho do bolsista na elaboração de programas que podem ser utilizados nas disciplinas de análise e dimensionamento de estruturas, contribuirá positivamente para melhorar a compreensão e o interesse dos discentes nessa área.

Metodologia

O bolsista terá que ter inicialmente alguma formação no sistema Octave. Em grande parte, isso poderá ser feito recorrendo, sobretudo, aos meios de auxílio que o próprio sistema tem, incluíndo diversos recursos que estão facilmente acessíveis através da internet. Obviamente haverá também apoio e orientação por parte dos professores envolvidos no projeto.
Numa segunda fase irão sendo desenvolvidos programas, tais como os referidos nos objetivos específicos deste projeto. Assim que um determinado programa tenha o seu desenvovimento suficientemente consolidado, procurar-se-á que a sua utilização seja incentivada nas aulas das disciplinas onde a sua utilização poderá ser útil ou em outras atividades em que os discentes estejam envolvidos.

Resultados Esperados

Aumento do interesse dos alunos pela área de análise e dimensionamento de estruturas. Criação de um ambiente que estimule os discentes a utilizar os programas desenvolvidos e também a melhorá-los, introduzindo as suas próprias ideias.
Melhorar a compreensão dos alunos nas matérias de análise e dimensionamento de estruturas, com a correspondente melhoria dos seus resultados nas disciplinas onde essas matérias são lecionadas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO COSTA COUTO501/06/201731/05/2019
GUILHERME HOEHR TRINDADE501/06/201731/05/2019
JORGE MANUEL VIEIRA BORGES LOURENCO RODRIGUES1001/06/201731/05/2019
LARA RÚBIA TRANIN DE ALMEIDA2001/06/201731/12/2017

Página gerada em 20/04/2024 09:02:41 (consulta levou 0.035943s)