Nome do Projeto
Projeto de Monitoria Para a Disciplina de Hidráulica em Meios Porosos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Minas
Resumo
O conhecimento de um reservatório de petróleo é uma atividade básica e inerente ao profissional formado em Engenharia de Petróleo, o que possibilita explotar os fluidos contidos nele da maneira mais eficiente e econômica possível. Para esse conhecimento é necessário, entender de uma forma geral, como funciona um solo ou uma formação peromo-porosa. A maioria dos alunos no Curso de Engenharia de Petróleo passa por uma fase de dificuldade em entender esse modelo.

Objetivo Geral

Diminuir o número de reprovação e amentar a participação de outros cursos na disciplina.

Justificativa

Na Universidade Federal de Pelotas, dentro do Centro de Engenharias, a disciplina de Hidráulica em Meios Porosos, aparece no currículo básico do Curso de Engenharia de Petróleo. É uma disciplina , ministrada para alunos que estão, 6º semestre. porém pode ser considerada uma disciplina optativa para outros cursos, como a Engenharia Civil por exemplo. No Cursos de Engenharia de petróleo tal disciplina é essencial para a formação do aluno.
Muitos alunos, no entanto, iniciam tal disciplina sem terem desenvolvido uma estrutura cognitiva relacionadas à interpretação da linguagem matemática, à compreensão de conceitos que são estruturas para o desenvolvimento de novos conceitos. Revelam, assim, dificuldades em habilidades de reflexão, exploração e dedução. A dificuldade por parte dos alunos em tal disciplina é notável. Assim, pretende-se através desse projeto auxiliar os alunos da disciplina de Hidráulica em Meios Porosos a fim de transpor as dificuldades buscando assim diminuir os índices de reprovação e de abandono.

Metodologia

A monitoria dar-se-á de forma contínua pelos discentes e com reuniões semanais para o melhor acompanhamento do professor.

Resultados Esperados

Espera-se que os alunos participem mais das monitorias, tirem as dúvidas que eles apresentam no decorrer dos estudos fora de sala de aula e que os índices de reprovação cheguem próximos de zero.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GUILHERME MEDINA CAMEU402/06/201731/12/2017
ROMULO HENRIQUE BATISTA DE FARIAS402/06/201731/12/2017
VICTOR ARAUJO FIGUEREDO FISCHER402/06/201731/12/2017

Página gerada em 29/03/2024 11:26:07 (consulta levou 0.043487s)