Nome do Projeto
Construção de práticas em Terapia Ocupacional no Campo Social
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 25/08/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Resumo
A atuação da Terapia Ocupacional no campo social demanda a apropriação de conceitos e recursos técnicos para intervenções voltadas a indivíduos, coletivos e comunidades considerados em situações diversas de vulnerabilidade e desfiliação social, fragilização de vínculos sócio-relacionais e violação de direitos.

Objetivo Geral

Aproximar o graduando em terapia ocupacional dos principais contextos de atuação, objetivos e recursos técnicos para intervenção da Terapia Ocupacional no Campo Social

Justificativa

Trata-se de uma proposição de continuidade do projeto "Terapia ocupacional no campo social: fundamentos e intervenções", justificada por demanda dos participantes para continuidade dos encontros em formato de grupo de estudo para seguimento das discussões e aprofundamento de teoria e prática da atuação da Terapia Ocupacional no campo social. Para além disso, como parte das atividades do grupo de pesquisa inter-institucional (UFPel-UNIFESP BS) estão previstos encontros periódicos de discussão de capítulos de livros e projetos de pesquisa dos participantes dos grupos das referidas instituições.

Metodologia

1) O calendário semanal com temas e textos de referência será definido no primeiro encontro de retorno do grupo.
2) Participantes irão trabalhar em duplas e trios para aprofundar técnicas e contextos de práticas para apresentar aos demais participantes, em escala a ser definida com a retomada do grupo.
3) Encontros quinzenais com grupo de pesquisa inter-institucional (UFPel-UNIFESP) para discussão de textos e de projetos de pesquisa em andamento.
4) Elaboração de resumos e artigos a partir da experiência do grupo na aproximação a um campo teórico-prático ainda em construção no curso e município.
5) aproximação dos participantes a serviços e grupos populacionais no município para construção de práticas da terapia ocupacional no campo social

Resultados Esperados

Considera-se que a a proposição deste projeto de ensino possibilitará aos participantes:
- a construção de um repertório de práticas em terapia ocupacional social;
- a leitura crítico-reflexiva de contextos e grupos populacionais juntos aos quais podem intervir como terapeutas ocupacionais;
- a potencialização de autonomia no processo de construção da trajetória profissional;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELA PEREIRA VASTERS601/06/201725/08/2017
MARIANA BRITTO MADRUGA DA SILVA601/06/201725/08/2017

Página gerada em 26/04/2024 09:27:29 (consulta levou 0.051434s)