Nome do Projeto
A Monitoria no Ensino de Processos Químicos Industrias e Operações Unitárias
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/07/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Química
Resumo
A monitoria é uma modalidade de ensino que visa fortalecer o conhecimento. O monitor é considerado um agente do processo ensino-aprendizagem, capaz de intensificar a relação professor-aluno. Neste contexto, a monitoria é entendida como um instrumento para a melhoria do ensino de graduação por meio do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a relação entre teoria e prática.
A monitoria propicia mais um espaço para o aluno discutir suas dúvidas, fazer ou refazer exercícios, e assim ter sua aprendizagem mediada pelo monitor, que, por sua vez, terá espaço de ação junto ao professor, podendo receber novos textos, experimentos e realizar discussões, alicerçando, dessa forma, seus conhecimento e construindo novas sínteses relevantes para o desempenho de suas funções e formação acadêmica.
Para o curso de Química Industrial, tendo como foco as disciplinas de Processos Químicos Industriais e Operações Unitárias, que fazem parte da área tecnológica, a atividade de monitoria é de muita importância, pois os estudantes ao interagir com o monitor, além de sanar dúvidas relacionadas aos conteúdos abordados em sala de aula, poderão esclarecer questões relacionadas à atividade profissional.
Objetivo Geral
O objetivo geral da atividade de monitoria é apoiar o professor nas atividades de ensino das disciplinas de Processos Químicos Industriais e Operações Unitárias.
Justificativa
As disciplinas de Processos Químicos Industriais e Operações Unitárias, ofertadas para o curso de Química Industrial, possuem um encargo semanal de 68 h e 102 h, respectivamente, divididos entre aulas teóricas e aulas experimentais.
Devido às outras atividades que o professor desenvolve ao longo do semestre, muitas vezes não se consegue atender as dúvidas dos alunos de forma eficiente, desta forma, a presença de um monitor se faz necessária para auxiliar o professor nas atividades de ensino de modo, a contribuir positivamente com a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Devido às outras atividades que o professor desenvolve ao longo do semestre, muitas vezes não se consegue atender as dúvidas dos alunos de forma eficiente, desta forma, a presença de um monitor se faz necessária para auxiliar o professor nas atividades de ensino de modo, a contribuir positivamente com a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Metodologia
Primeiramente, será realizada a seleção de um estudante monitor que atenderá a disciplina de Processos Químicos Industriais (2017/1) e, futuramente, a disciplina de Operações Unitárias (2017/2).
Após a realização da seleção, o professor coordenador do projeto fará uma reunião com o estudante selecionado cujo objetivo será montar um planejamento de atividades que serão desenvolvidas nas disciplinas já relatadas.
Após a realização da seleção, o professor coordenador do projeto fará uma reunião com o estudante selecionado cujo objetivo será montar um planejamento de atividades que serão desenvolvidas nas disciplinas já relatadas.
Resultados Esperados
A partir da atividade de monitoria, espera-se que as dúvidas relacionadas aos conteúdos abordados em sala de aula sejam sanadas e o interesse pelas disciplinas seja aumentando.
Em relação ao monitor, espera-se que a atividade de monitoria contribua positivamente para sua qualificação profissional, pois tal atividade exige responsabilidade, domínio do conteúdo e boa relação interpessoal.
Em relação ao monitor, espera-se que a atividade de monitoria contribua positivamente para sua qualificação profissional, pois tal atividade exige responsabilidade, domínio do conteúdo e boa relação interpessoal.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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CELIA FRANCISCA CENTENO DA ROSA | 10 | 01/07/2017 | 31/12/2017 |
GUSTAVO GUTERRES PIRES | 3 | 02/10/2017 | 22/12/2017 |
LUANA USZACKI KRÜGER | 3 | 02/10/2017 | 22/12/2017 |