Nome do Projeto
Monitoria na disciplina de Economia dos Transportes
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 22/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Transportes
Resumo
A economia é uma disciplina vivenciada pelos alunos diariamente, não só em sala de aula. porém, a base para a sua aplicação e desenvolvimento de muitos de seus conceitos depende da fundamentação matemática. E esta é uma matéria complicada de se aprender. Nesse sentido, é necessário que haja esforços do professor para construir uma aprendizagem que reveja, interrogue e se preocupe com os principais desafios e perspectivas do ensino em sala de aula, e também fora dela.

Objetivo Geral

Proporcionar espaços alternativos para encontros entre professor-monitor-aluno que favoreçam o processo de ensino-apresndizagem.

Justificativa

A disciplina de "Economia dos transportes" do CSTTT/CIM aborda diversos conceitos econômicos que são fundamentados em conceitos matemáticos.Ela é ministrada no quinto semestre de um curso noturno onde diversos alunos que se matriculam chegam em sala de aula com enormes dificuldades e deficiências no entendimento de conteúdos e regras da matemática. Apesar do curso contar com uma disciplina de cálculo e estatística básica já no primeiro semestre, muito alunos chegam ao quinto semestre com deficiências que dificultam o entendimento da economia (onde os fundamentos matemáticos são aplicados para situações reais, e não mais hipotéticas, como no ensino básico regular). Alguns alunos alunos chegam a beirar o analfabetismo funcional nesta linguagem (matemática). Desta forma, é necessário, e quase obrigatório, que seja dado aos alunos mais espaços e técnicas de ensino suplementares a sala de aula que visem auxiliar essa defasagem dos alunos.

Metodologia

- Encontros entre professor-monitor-discentes para aprofundamento de tópicos teóricos ministrados em sala de aula;
- Elaboração de listas de exercícios por parte da monitoria e aplicação junto a turma de alunos através de encontros entre monitor-discentes para exercitar problemas matemáticos pertinentes ao conteúdo ministrado em sala de aula;
- Atendimento "virtual" do monitor às dúvidas dos alunos quando for impossível o contato pessoal.

Resultados Esperados

Espera-se melhorar a qualidade de ensino oferecida aos alunos da disciplina de "Economia dos transportes" através de novos métodos e técnicas. Como resultado, espera-se reduzir os índices de reprovação na disciplina.

Indicadores, Metas e Resultados

não possui

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDA DAVID WEBER201/06/201722/12/2017

Página gerada em 19/04/2024 18:55:01 (consulta levou 0.051601s)