Nome do Projeto
Introdução a Educação Física: enfoque na escola
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
A disciplina de Introdução a Educação Física: enfoque na escola é um componente curricular obrigatório, oferecido aos alunos de graduação dos cursos de Licenciatura em Educação Física (Diurno e Noturno) que, atende a uma média de 43 alunos por turma. No atual semestre (2017/1) estão matriculados 39 alunos na disciplina. Esta tem uma carga horária de 68 horas/aula, com aulas teórico-práticas. É uma disciplina que costuma contar com a participação e o auxílio de monitor qualificando o desenvolvimento da mesma e a formação de alunos e bolsista.

Objetivo Geral

Contribuir para a formação acadêmico-profissional do aluno monitor e qualificar o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Introdução a Educação Física: enfoque na escola dos Cursos de Licenciatura em Educação Física (Diurno e Noturno).

Justificativa

A disciplina de Introdução a Educação Física: enfoque na escola é desenvolvida mediante a realização de vários trabalhos, com dinâmicas variadas, que exigem dos alunos uma grande participação, tanto nos momentos teóricos como nos práticos. Fomenta-se a interação do aluno com a realidade da Educação Física nas diferentes redes de ensino (municipal, estadual, federal) tanto no que se refere as instituições gestoras (SMED, CRE) quanto as escolas. Considerando que metodologias que fomentem a autonomia e a crítica embasada no conhecimento científico nem sempre são habituais na educação básica, e que é uma disciplina de 2º semestre da graduação, o aluno costuma ser incentivado a conhecer novas propostas de ensino-aprendizagem. Adota-se um processo de ensino-aprendizagem baseado em competências, demandando feedbacks constantes e um acompanhamento sistemático do processo, sendo assim, fundamental a participação de um monitor auxiliando os alunos e, simultaneamente, sendo promotor de seu desenvolvimento acadêmico-profissional.

Metodologia

Utilizar-se-á uma metodologia baseada fundamentalmente em resolução de problemas sobre as práticas docentes, em diferentes momentos: reuniões semanais de planejamento, análise e re-planejamento das atividades da disciplina; práticas de ensino em sala de aula; preparação de materiais e atividades com fins didáticos em horários de aula ou fora dela; tutorias; atividades de avaliação, sejam diagnósticas, de processo e/ou finais; estudo da literatura científica sobre a temática da disciplina; visitas a SMED, a CRE e as escolas; divulgação e difusão das inovações alcançadas na prática de ensino.

Resultados Esperados

Como resultado, esperamos:
- que o aluno monitor aprofunde seus conhecimentos acadêmico-profissionais desenvolvendo suas competências de falar em público, coordenar atividades, comunicar informações/conhecimentos, preparar e organizar dinâmicas, propor e experimentar inovações em metodologias de ensino;
- que os alunos da disciplina estejam mais comprometidos com o processo de ensino-aprendizagem; se sintam apoiados em sua participação nas diversas oportunidades de aprendizagem; potencializem suas motivações em sua formação inicial de professores de Educação Física; que exista uma redução da evasão da disciplina e que aumente a compreensão da interação teoria e prática na Educação Física Escolar.

Indicadores, Metas e Resultados

As avaliações realizadas pelos alunos monitores de anos anteriores revelou ser a monitoria dessa disciplina uma excelente oportunidade de aprimoramento acadêmico-profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FELIPE FERNANDO GUIMARÃES DA SILVA2004/05/201831/12/2018
FERNANDA DE SOUZA TEIXEIRA301/06/201731/12/2018

Página gerada em 29/03/2024 11:02:40 (consulta levou 0.050241s)