Nome do Projeto
Programa de Apoio à inclusão qualificada de alunos com Deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo, Altas Habilidades e Superdotação no Ensino Superior
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Educação Especial
Resumo
O presente documento apresenta o projeto intitulado “Programa de apoio à inclusão qualificada de alunos com Deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo, Altas Habilidades e Superdotação no Ensino Superior” proposto pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, que pretende atender o previsto pela legislação no que se refere ao atendimento às necessidades das pessoas com deficiência incluídas no Ensino Superior, promovendo a superação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e curriculares, mediante Atendimento Educacional Especializado, currículos e materiais adaptados e, principalmente, tutoria no decorrer do processo de graduação, que possibilitem ao estudante avançar em suas aprendizagens sem que suas singularidades representem impeditivos. O projeto visa atender a legislação a lei nº 13.409 de 28 de dezembro de 2016 que altera a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com Deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Art.3º “Em cada instituição federal de ensino superior, as vagas de que trata o art. 1o desta Lei serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.” Nesta mesma perspectiva, o projeto segue as orientações do MEC e de sua Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, na medida que define que o processo de inclusão seja compromisso de todas as instituições, entendendo a educação especial como transversal em todos os níveis e modalidades de ensino. A Educação Especial como parte do processo de ensino e aprendizagem: “[...] identifica, ela

Objetivo Geral

Propiciar o atendimento individualizado dos (as) alunos (as) que apresentam Deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo, Altas Habilidades e Superdotação que comprometam suas aprendizagens e seu desempenho acadêmico nos cursos de Graduação da UFPEL.

Justificativa

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, setor da Pró-Reitoria de Graduação, diante das demandas dos alunos com deficiência, sentiu a necessidade da implantação do Atendimento Educacional Especializado, que dentre outras vertentes de atuação, será responsável pela avaliação, planejamento, assessoramento e acompanhamento do processo de inclusão. Uma das ações previstas pelo SAEE será a concessão de bolsas de tutorias, onde o tutor irá acompanhar os alunos nas suas atividades curriculares e extracurriculares, em estudos sistematizados, uso de laboratório de informática, utilização de Tecnologia Assistiva e auxílio na organização de uma agenda, dependendo da necessidade educativa de cada acadêmico. Está previsto também um aluno bolsita para atendimento das necessidades de acessibilidade através da edição de vídeos com traduções das resoluções instituicionais da língua portuguesa para a Língua Brasileira de sinais, e outro para auxílio na transcrição e produção dos materiais em Braille para alunos com deficiência visual.
Para o cumprimento do proposto e em atendimento ao número de alunos com Deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo, Altas habilidades\superdotação incluídos na instituição, serão necessários, pelo menos, 20 tutores bolsistas, vinculados a este projeto de ensino.

Metodologia

Este projeto visa a implementação do processo de tutoria no Atendimento Educacional Especializado do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão.
A Seção de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) atende alunos encaminhados pelas coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação que se autodeclararam em suas matrículas e aqueles, não autodeclarados, mas que possam vir a apresentar dificuldades de aprendizagem ao longo de sua trajetória acadêmica em função das deficiências apresentadas.
Após o primeiro contato com os coordenadores de curso, a SAEE, irá contatar os discentes para fazer uma avaliação, que possibilite a construção de um plano de desenvolvimento individualizado para atendimento das demandas apontadas.
Caso os discentes apresentem dificuldades de aprendizagem significativas, será designado um tutor. O tutor auxilia os alunos nas atividades, organização de agenda, acompanhamento em sala de aula quando necessário, entre outras funções que lhes forem determinadas, num total de 20 horas semanais. Será de responsabilidade da SAEE, a orientação e a organização do plano de trabalho de cada tutor, além da supervisão, acompanhamento e avaliação.
E por fim, será criado um banco de dados para mapear quais são os alunos com deficiência e suas especificidades.
Os tutores de que trata este projeto, serão selecionados através de edital especifico.

Resultados Esperados

- Minimização das dificuldades que conduzem à reprovação.
- Desenvolvimento das atividades acadêmicas por parte dos alunos com deficiência.
- Maior proximidade com o aluno para possível identificação de problemas acadêmicos e pessoais que possam estar interferindo na aprendizagem acadêmica e melhor desenvolvimento dos mesmos através dos mecanismos oferecidos pela instituição, conforme prevê a legislação.

Indicadores, Metas e Resultados

Enfatiza-se a necessidade de contar com tutoria para dar conta da legislação vigente que prevê apoio ao graduando com necessidades especiais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE SCHNEID NEUTZLING2001/06/201831/12/2018
ALISON ACOSTA MUNHOS2005/06/201722/03/2018
ANA CLAUDIA GODOIS DA SILVA2005/06/201731/12/2018
ANNE SANTOS STONE2001/06/201831/12/2018
BRUNO ANTONIO PALMEIRA SABARÁ2014/03/201831/10/2018
CASSIANO TEIXEIRA ROCHA2001/06/201831/12/2018
DEIZE ELIZANDRA VIEIRA FANKA2001/06/201831/12/2018
DOUGLAS ROGERIO KONRAD RENARD2001/06/201831/12/2018
EMILY LOPES CAETANO2001/06/201831/12/2018
FELIPE SEVERO SABEDRA SOUSA2001/06/201831/12/2018
FRANCINE SANTOS FONTOURA2001/06/201831/12/2018
Fabíola Peres de Souza2004/08/201831/12/2018
Felipe Foerstnow Szczepaniak2005/06/201703/05/2018
GUARACY PADILHA CORRÊA2012/06/201731/12/2018
Gabriel Basilio de Campos2005/06/201720/10/2017
JAYNE SOUZA PEIXINHO2001/06/201710/06/2017
JOÃO HENRIQUE FIGUEREDO DE OLIVEIRA2004/09/201717/03/2018
JULIA DIAS PIEGAS2005/06/201731/12/2018
LARISSA CORRÊA SANTOS2008/06/201731/12/2018
LAURA GIROLETTI BARRETO2003/04/201831/12/2018
LUAN MARK DA SILVA BORELA2001/11/201831/12/2018
LUANA VAHL COUSEN2001/06/201831/12/2018
LUIZA DA SILVA NASCENTE2022/03/201831/12/2018
MARIA CAROLINA PADILHA DE SOUZA NETA2001/06/201831/07/2018
MOISES HERES LEMOES2001/06/201831/12/2018
MYLENNA CARVALHO DOS SANTOS2001/06/201831/12/2018
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ2001/06/201731/12/2018
ROBSON BORDIGNON PÓLVORA2005/06/201731/12/2018
SINARA VEIGA FAUSTINO2001/06/201831/12/2018
SUELEN SILVA DA SILVA2008/06/201731/12/2018
TAIGLOR DE SOUZA GEHRKE2001/11/201831/12/2018
TALITA DOS SANTOS MASTRANTONIO2005/06/201731/12/2018
THALES ROBERTO BARBOSA RODRIGUES2008/06/201731/12/2018

Página gerada em 09/05/2025 04:33:21 (consulta levou 0.049245s)