Nome do Projeto
Programa de Apoio à inclusão qualificada de alunos com Deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo, Altas Habilidades e Superdotação no Ensino Superior
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Educação Especial
Resumo
O presente documento apresenta o projeto intitulado “Programa de apoio à inclusão qualificada de alunos com Deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo, Altas Habilidades e Superdotação no Ensino Superior” proposto pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, que pretende atender o previsto pela legislação no que se refere ao atendimento às necessidades das pessoas com deficiência incluídas no Ensino Superior, promovendo a superação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e curriculares, mediante Atendimento Educacional Especializado, currículos e materiais adaptados e, principalmente, tutoria no decorrer do processo de graduação, que possibilitem ao estudante avançar em suas aprendizagens sem que suas singularidades representem impeditivos.
O projeto visa atender a legislação a lei nº 13.409 de 28 de dezembro de 2016 que altera a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com Deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino.
Art.3º “Em cada instituição federal de ensino superior, as vagas de que trata o art. 1o desta Lei serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.”
Nesta mesma perspectiva, o projeto segue as orientações do MEC e de sua Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, na medida que define que o processo de inclusão seja compromisso de todas as instituições, entendendo a educação especial como transversal em todos os níveis e modalidades de ensino. A Educação Especial como parte do processo de ensino e aprendizagem: “[...] identifica, ela
Objetivo Geral
Propiciar o atendimento individualizado dos (as) alunos (as) que apresentam Deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo, Altas Habilidades e Superdotação que comprometam suas aprendizagens e seu desempenho acadêmico nos cursos de Graduação da UFPEL.
Justificativa
O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, setor da Pró-Reitoria de Graduação, diante das demandas dos alunos com deficiência, sentiu a necessidade da implantação do Atendimento Educacional Especializado, que dentre outras vertentes de atuação, será responsável pela avaliação, planejamento, assessoramento e acompanhamento do processo de inclusão. Uma das ações previstas pelo SAEE será a concessão de bolsas de tutorias, onde o tutor irá acompanhar os alunos nas suas atividades curriculares e extracurriculares, em estudos sistematizados, uso de laboratório de informática, utilização de Tecnologia Assistiva e auxílio na organização de uma agenda, dependendo da necessidade educativa de cada acadêmico. Está previsto também um aluno bolsita para atendimento das necessidades de acessibilidade através da edição de vídeos com traduções das resoluções instituicionais da língua portuguesa para a Língua Brasileira de sinais, e outro para auxílio na transcrição e produção dos materiais em Braille para alunos com deficiência visual.
Para o cumprimento do proposto e em atendimento ao número de alunos com Deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo, Altas habilidades\superdotação incluídos na instituição, serão necessários, pelo menos, 20 tutores bolsistas, vinculados a este projeto de ensino.
Para o cumprimento do proposto e em atendimento ao número de alunos com Deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo, Altas habilidades\superdotação incluídos na instituição, serão necessários, pelo menos, 20 tutores bolsistas, vinculados a este projeto de ensino.
Metodologia
Este projeto visa a implementação do processo de tutoria no Atendimento Educacional Especializado do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão.
A Seção de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) atende alunos encaminhados pelas coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação que se autodeclararam em suas matrículas e aqueles, não autodeclarados, mas que possam vir a apresentar dificuldades de aprendizagem ao longo de sua trajetória acadêmica em função das deficiências apresentadas.
Após o primeiro contato com os coordenadores de curso, a SAEE, irá contatar os discentes para fazer uma avaliação, que possibilite a construção de um plano de desenvolvimento individualizado para atendimento das demandas apontadas.
Caso os discentes apresentem dificuldades de aprendizagem significativas, será designado um tutor. O tutor auxilia os alunos nas atividades, organização de agenda, acompanhamento em sala de aula quando necessário, entre outras funções que lhes forem determinadas, num total de 20 horas semanais. Será de responsabilidade da SAEE, a orientação e a organização do plano de trabalho de cada tutor, além da supervisão, acompanhamento e avaliação.
E por fim, será criado um banco de dados para mapear quais são os alunos com deficiência e suas especificidades.
Os tutores de que trata este projeto, serão selecionados através de edital especifico.
A Seção de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) atende alunos encaminhados pelas coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação que se autodeclararam em suas matrículas e aqueles, não autodeclarados, mas que possam vir a apresentar dificuldades de aprendizagem ao longo de sua trajetória acadêmica em função das deficiências apresentadas.
Após o primeiro contato com os coordenadores de curso, a SAEE, irá contatar os discentes para fazer uma avaliação, que possibilite a construção de um plano de desenvolvimento individualizado para atendimento das demandas apontadas.
Caso os discentes apresentem dificuldades de aprendizagem significativas, será designado um tutor. O tutor auxilia os alunos nas atividades, organização de agenda, acompanhamento em sala de aula quando necessário, entre outras funções que lhes forem determinadas, num total de 20 horas semanais. Será de responsabilidade da SAEE, a orientação e a organização do plano de trabalho de cada tutor, além da supervisão, acompanhamento e avaliação.
E por fim, será criado um banco de dados para mapear quais são os alunos com deficiência e suas especificidades.
Os tutores de que trata este projeto, serão selecionados através de edital especifico.
Resultados Esperados
- Minimização das dificuldades que conduzem à reprovação.
- Desenvolvimento das atividades acadêmicas por parte dos alunos com deficiência.
- Maior proximidade com o aluno para possível identificação de problemas acadêmicos e pessoais que possam estar interferindo na aprendizagem acadêmica e melhor desenvolvimento dos mesmos através dos mecanismos oferecidos pela instituição, conforme prevê a legislação.
- Desenvolvimento das atividades acadêmicas por parte dos alunos com deficiência.
- Maior proximidade com o aluno para possível identificação de problemas acadêmicos e pessoais que possam estar interferindo na aprendizagem acadêmica e melhor desenvolvimento dos mesmos através dos mecanismos oferecidos pela instituição, conforme prevê a legislação.
Indicadores, Metas e Resultados
Enfatiza-se a necessidade de contar com tutoria para dar conta da legislação vigente que prevê apoio ao graduando com necessidades especiais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE SCHNEID NEUTZLING | 20 | 01/06/2018 | 31/12/2018 |
ALISON ACOSTA MUNHOS | 20 | 05/06/2017 | 22/03/2018 |
ANA CLAUDIA GODOIS DA SILVA | 20 | 05/06/2017 | 31/12/2018 |
ANNE SANTOS STONE | 20 | 01/06/2018 | 31/12/2018 |
BRUNO ANTONIO PALMEIRA SABARÁ | 20 | 14/03/2018 | 31/10/2018 |
CASSIANO TEIXEIRA ROCHA | 20 | 01/06/2018 | 31/12/2018 |
DEIZE ELIZANDRA VIEIRA FANKA | 20 | 01/06/2018 | 31/12/2018 |
DOUGLAS ROGERIO KONRAD RENARD | 20 | 01/06/2018 | 31/12/2018 |
EMILY LOPES CAETANO | 20 | 01/06/2018 | 31/12/2018 |
FELIPE SEVERO SABEDRA SOUSA | 20 | 01/06/2018 | 31/12/2018 |
FRANCINE SANTOS FONTOURA | 20 | 01/06/2018 | 31/12/2018 |
Fabíola Peres de Souza | 20 | 04/08/2018 | 31/12/2018 |
Felipe Foerstnow Szczepaniak | 20 | 05/06/2017 | 03/05/2018 |
GUARACY PADILHA CORRÊA | 20 | 12/06/2017 | 31/12/2018 |
Gabriel Basilio de Campos | 20 | 05/06/2017 | 20/10/2017 |
JAYNE SOUZA PEIXINHO | 20 | 01/06/2017 | 10/06/2017 |
JOÃO HENRIQUE FIGUEREDO DE OLIVEIRA | 20 | 04/09/2017 | 17/03/2018 |
JULIA DIAS PIEGAS | 20 | 05/06/2017 | 31/12/2018 |
LARISSA CORRÊA SANTOS | 20 | 08/06/2017 | 31/12/2018 |
LAURA GIROLETTI BARRETO | 20 | 03/04/2018 | 31/12/2018 |
LUAN MARK DA SILVA BORELA | 20 | 01/11/2018 | 31/12/2018 |
LUANA VAHL COUSEN | 20 | 01/06/2018 | 31/12/2018 |
LUIZA DA SILVA NASCENTE | 20 | 22/03/2018 | 31/12/2018 |
MARIA CAROLINA PADILHA DE SOUZA NETA | 20 | 01/06/2018 | 31/07/2018 |
MOISES HERES LEMOES | 20 | 01/06/2018 | 31/12/2018 |
MYLENNA CARVALHO DOS SANTOS | 20 | 01/06/2018 | 31/12/2018 |
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 20 | 01/06/2017 | 31/12/2018 |
ROBSON BORDIGNON PÓLVORA | 20 | 05/06/2017 | 31/12/2018 |
SINARA VEIGA FAUSTINO | 20 | 01/06/2018 | 31/12/2018 |
SUELEN SILVA DA SILVA | 20 | 08/06/2017 | 31/12/2018 |
TAIGLOR DE SOUZA GEHRKE | 20 | 01/11/2018 | 31/12/2018 |
TALITA DOS SANTOS MASTRANTONIO | 20 | 05/06/2017 | 31/12/2018 |
THALES ROBERTO BARBOSA RODRIGUES | 20 | 08/06/2017 | 31/12/2018 |