Nome do Projeto
Formação de Equipes Representativas de Handebol da UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/06/2017 - 29/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
A sociedade contemporânea se pauta em uma série de dispositivos e estratégias que compõem um complexo social que dão sentido e norteiam a existência humana. Dentro dessa perspectiva a prática de atividades esportivas no cotidiano das pessoas se configura como um importante fenômeno a ser potencializado. Percebe-se que atualmente, o esporte, nas suas diferentes manifestações, tornou-se algo sempre presente na vida das pessoas, como se pode constatar com as palavras de Oliveira (2001, p. 05) ao indicar que o contato de qualquer pessoa com o mundo do esporte acontece desde muito cedo, ainda criança. Pode-se afirmar isso, sem medo de errar, embora se reconheça que, por diferentes motivos, esse contato não é igual para todos. Porém, no mínimo, todos têm um contato na condição de espectadores, nem que seja diante de TV. Impera, neste sentido, a necessidade de ações que viabilizem a democratização, valorização e acesso ao esporte, visto que, o mesmo, possui grande capacidade de mobilização e integração, resgatando os sujeitos para uma vida mais saudável, segura e solidária. A partir desses pressupostos a prática do esporte universitário assume um relevante papel no cotidiano de toda e qualquer instituição de ensino superior, proporcionando a interação, o sentimento de pertencimento a um grupo, assim como potencializando a qualidade de vida de todos (as) os (as) envolvidos (as).

Objetivo Geral

O presente projeto tem como objetivo geral disseminar, potencializar e qualificar a prática do desporto Handebol entre os (as) discentes da UFPel,

Justificativa

Dentre os muitos elementos motivadores para a implementação do referido projeto, destaca-se a concepção e a relevância que o esporte vem assumindo no contexto social brasileiro, ou seja, sua abrangência e legitimidade vêm paulatinamente crescendo, sendo considerado hoje constitucionalmente como um direito social e um dever do Estado.
Nos primeiros anos do século XX já estavam lançadas as bases e estabelecidos os sentidos básicos do que Nicolau Sevcenko chama de “febre esportiva”, observável principalmente nas décadas de 1920 e 1930; algo que vinha crescendo desde meados do século XIX, mas somente na virada do século encontrou condições concretas para se configurar melhor. Estavam forjados os pressupostos fundamentais de uma “civilização esportiva” (PRIORE & MELO, 2009 p. 69)
Saliente-se ainda que as práticas esportivas, em suas diferentes manifestações, são constituintes da vida social, impulsionam relações entre pessoas e grupos, renovando vivências e laços de solidariedade, podendo proporcionar o desenvolvimento humano, gerando processos mais amplos de percepção e melhoria da qualidade de vida.
Dentro deste contexto o presente projeto sustenta sua base de atuação pautada em uma realidade vivenciada pelos alunos da UFPel que entendem a “prática do esporte universitário como algo muito importante no que se refere às relações interpessoais, propiciando e potencializado as questões de pertencimento a um grupo, principalmente àqueles alunos oriundos de outras cidades, realidade essa muito presente na UFPel” (PEREIRA, 2015, p. 39).
Para além dos aspectos apresentados destaque-se também que a implementação do referido projeto viabiliza um potente campo de investigação e de pesquisa para os discentes da UFPel, em suas diferentes áreas de atuação.

Metodologia

O presente projeto será realizado nas dependências do ginásio da ESEF/UFPel, com dois encontros semanais, destinados a alunos (as) da comunidade acadêmica da UFPel, nos naipes masculino e feminino, com atividades técnicas e táticas, visando a formação de equipes de Handebol, que representem a UFPel em campeonatos e competições locais e regionais. Saliente-se ainda que os treinamentos serão ministrados pelos alunos (as) da ESEF/UFPel, tanto do curso de Licenciatura como do Bacharelado, sempre sob a supervisão da professora coordenadora. Semanalmente serão realizadas reuniões para o planejamento e avaliação do trabalho.

Resultados Esperados

A implementação do referido projeto de Formação de Equipes Representativas de Handebol da UFPel proporcionará disseminar, potencializar e qualificar a prática do desporto Handebol entre os (as) discentes da UFPel, viabilizando um maior convívio social, uma potencialização do sentimento de pertencimento com a instituição em referência e, assim sendo, contribuindo com a permanência e com o êxito da vida acadêmica dos envolvidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELA BOEIRA HAERTEL CANDIA205/06/201729/12/2017
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO205/06/201729/12/2017
LARA VINHOLES205/06/201729/12/2017
MÁRLON RIBEIRO SEBAGE205/06/201729/12/2017
ROSE MERI SANTOS DA SILVA405/06/201729/12/2017

Página gerada em 29/03/2024 02:56:28 (consulta levou 0.028876s)