Nome do Projeto
Monitoria de Representação Gráfica para alunos do Centro de Engenharias / UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil
Resumo
Esse projeto, iniciado em 2015 sob o título "Ensino de Representação Gráfica junto aos cursos de Engenharia da UFPel", visa a organização de um grupo de estudos na área de Representação Gráfica, que envolve disciplina de Desenho Técnico, Geometrias Descritiva e Gráfica Computacional ministradas aos alunos matriculados nos cursos vinculados ao CEng/UFPel.
Objetivo Geral
Auxiliar os alunos matriculados em cursos de Engenharia na resolução de problemas geométricos e gráficos, tanto de forma manual quanto de forma computacional.
Justificativa
Tendo em vista que a área de Representação Gráfica atende um número médio de 1000 alunos/ano e que, durante as aulas, trabalhamos em média com 35-40 alunos por sala, é imprescindível a presença de monitores. Justificamos pelos seguintes motivos:
- as disciplinas são ministradas no primeiro, segundo e terceiro semestre do Curso, o que exige do professor maior dedicação para evitarmos alta taxa de evasão;
- alta taxa de reprovação nas disciplinas da área em anos anteriores;
- falta de base dos estudantes em geometria pois, apesar de constar dos programas do ensino médio, geralmente este conteúdo não é abordado;
- devido a peculiaridade deste tipo de disciplina, há a necessidade de uma participação mais efetiva do professor junto ao estudante, principalmente nas aulas práticas, o que não é possível devido a disponibilidade de apenas um professor para turmas de mais de 45 alunos. Dessa forma, a monitoria é capaz de amenizar o problema.
Considerando o exposto, solicitamos três bolsas para atender a área de Geometria Descritiva (360 alunos vinculados a sete cursos diferentes; quatro bolsas para atender a área de Desenho Técnico (450 alunos matriculados em oito cursos diferentes); duas bolsas para atender a área de Computação Gráfica (240 alunos vinculados a cinco cursos diferentes), totalizando 9 bolsas de monitoria, sendo cada monitor responsável pelo atendimento, em média, de 120 alunos.
Ações dos monitores = espera-se que, todos os bolsistas selecionados, participem, ao menos, de:
- 12h de acompanhamento e auxílio ao professor em sala de aula, orientando os alunos no manuseio dos instrumentos de desenho e na execução de exercícios propostos;
- 4h de planejamento e execução de material e atividades didáticas;
- 4h de atendimento aos alunos em horário extra-classe.
- as disciplinas são ministradas no primeiro, segundo e terceiro semestre do Curso, o que exige do professor maior dedicação para evitarmos alta taxa de evasão;
- alta taxa de reprovação nas disciplinas da área em anos anteriores;
- falta de base dos estudantes em geometria pois, apesar de constar dos programas do ensino médio, geralmente este conteúdo não é abordado;
- devido a peculiaridade deste tipo de disciplina, há a necessidade de uma participação mais efetiva do professor junto ao estudante, principalmente nas aulas práticas, o que não é possível devido a disponibilidade de apenas um professor para turmas de mais de 45 alunos. Dessa forma, a monitoria é capaz de amenizar o problema.
Considerando o exposto, solicitamos três bolsas para atender a área de Geometria Descritiva (360 alunos vinculados a sete cursos diferentes; quatro bolsas para atender a área de Desenho Técnico (450 alunos matriculados em oito cursos diferentes); duas bolsas para atender a área de Computação Gráfica (240 alunos vinculados a cinco cursos diferentes), totalizando 9 bolsas de monitoria, sendo cada monitor responsável pelo atendimento, em média, de 120 alunos.
Ações dos monitores = espera-se que, todos os bolsistas selecionados, participem, ao menos, de:
- 12h de acompanhamento e auxílio ao professor em sala de aula, orientando os alunos no manuseio dos instrumentos de desenho e na execução de exercícios propostos;
- 4h de planejamento e execução de material e atividades didáticas;
- 4h de atendimento aos alunos em horário extra-classe.
Metodologia
Aulas expositivas e dialogadas; encontros individuais; resolução de exercícios práticos introduzidos durante as aulas.
Resultados Esperados
Menor índice de reprovação dos alunos matriculados nos cursos de Engenharia do CEng em disciplinas da área de representação gráfica, principalmente aqueles matriculados em Geometria Descritiva - disciplina com alto índice de reprovação e que é trabalhada no primeiro semestre.
Indicadores, Metas e Resultados
Os bolsistas de monitoria deverão, obrigatoriamente, apresentar trabalhos que vem sendo desenvolvidos no Congresso de Ensino de Graduação da UFPel.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANGELA PETRUCCI VASCONCELOS | 1 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
CLARISSA CASTRO CALDERIPE MONTELLI | 1 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
DANIEL SILVA GUIMARAES | 1 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
DANILO AVNTOULI TEIXEIRA | 20 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
FERNANDA PIRES PINTO | 20 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
GEORGE COUTINHO LIMA | 20 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
ISABELA FERNANDES ANDRADE | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
MARIVAN DA SILVA PINHO | 1 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
WACTOR SELL TIMM | 20 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |