Nome do Projeto
Disciplina Educação Física Adaptada 1
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
08/06/2017 - 08/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
A disciplina de Educação Física Adaptada é um componente curricular obrigatorio, oferecido no primeiro semestre aos alunos de graduacao do curso de Licenciatura em Educacao Fisica no noturno que atende uma turma de 34 alunos. No segundo semestre será oferecido aos alunos de graduacao dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educacao Fisica diurno, atendendo duas turmas de 50 alunos cada. A disciplinas desenvolvem aulas teorico-praticas.

Objetivo Geral

O objetivo do presente projeto de ensino e orientar o bolsista de monitoria na sua formação profissional, auxiliando, sob a perspectiva discente, o professor orientador nas tarefas didaticas, especialmente no planejamento e execucao das aulas e avaliações. Acompanhará as também, uma profa. colaboradora, orientada de doutorado do professor.

Justificativa

As atividades da disciplina de Educação Física Adaptada sao teorico-praticas e o papel do monitor e fundamental para o bom andamento da disciplina. Sob a perspectiva discente, o monitor, juntamente com o professor orientador, dara suporte aos alunos esclarecendo duvidas durante as tarefas praticas em sala de aula, assim como em atividades extraclasse periodicas realizadas em reunioes de estudo semanais estabelecidas em horarios pre-definidos. Seu apoio tambem sera fundamental para a reducao da evasao, estimulando os alunos da importência da disciplina.

Metodologia

Serao realizadas reuniões semanais com o professor orientador para o planejamento das aulas e estudo previo dos conteudos a serem ministrados e esclarecimentos de duvidas. Nessas reunioes, o bolsista de monitoria tera a possibilidade de propor novas atividades que considere pertinentes para colaborar para o melhor andamento da disciplina. Periodicamente, serao elaborados e discutidos os processos de avaliacao, e o monitor podera colaborar na correcao de trabalhos e provas da disciplina. Alem disso, nesses momentos sera realizada a identificacao de discentes com dificuldades de aprendizagem a fim de propor atividades extras que auxiliem na melhoria do seu desempenho academico a fim de reduzir a evasao e reprovacao dos alunos. Por fim, o bolsista de monitoria participara de reunioes periodicas do Grupo de pesquisa e dos projetos de extensão do professor orientador, desenvolvendo sua analise critica perante a leitura e discussao de diferentes estudos da area.

Resultados Esperados


A partir da participacao do bolsista de monitoria nas atividades propostas pelo professor orientador, espera-se que o desenvolvimento didatico-pedagogico das atividades práticas da disciplina tenham um melhor andamento ao longo do semestre. Acredita-se que as atividades extraclasse semanais auxiliarao no esclarecimento de duvidas dos discentes pertinentes a disciplina, colaborando para a reducao significativa da evasao e reprovacao nessa disciplina. Espera–se que essa atividade de monitoria possa contribuir na formação profissional do aluno, por meio das experiências práticas desenvolvidas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE CARRICONDE MARQUES408/06/201708/05/2018
GABRIELE RADUNZ KRÜGER408/06/201708/05/2018

Página gerada em 24/04/2024 00:39:19 (consulta levou 0.024431s)