Nome do Projeto
Disseminação e orientação sobre conteúdos e técnicas no Laboratório de Segurança e Ergonomia (LABSERG)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Resumo
Um dos grandes desafios pedagógicos no âmbito dos cursos de Engenharia de Produção consiste no uso de instrumentos didáticos que permitam ao aluno vivenciar em laboratório condições iguais, ou pelo menos próximas, daquelas encontradas no cotidiano de trabalho. Este desafio acentua-se no caso daquelas disciplinas que envolvem a organização do trabalho e suas variáveis. Aspectos como a identificação e estudo das condições de Ergonomia e Segurança do Trabalho são elementos nem sempre de fácil assimilação pelo aluno. Apesar da existência de software e de conteúdos teóricos consolidados no meio acadêmico, ainda assim, a experimentação do processo em uma condição próxima da realidade se torna um recurso imprescindível e eficaz para o aprendizado. Sendo assim, o uso de instrumentos de medição e simulação de postos de trabalho em laboratório revela-se um artifício de extrema importância para enriquecimento das atividades em algumas disciplinas para a formação dos alunos no curso de Engenharia de Produção. Estes desafios acentuam-se quando adiciona-se aqui a necessidade de atendimento de alunos em horários alternativos, organização prévia dos ensaios e dificuldade em o professor oferecer sozinho todas as orientações necessárias aos alunos.

Objetivo Geral

O presente projeto tem por objetivo alocar um bolsista de ensino para atuação direta em atividades de monitoria no apoio ao desenvolvimento das disciplinas de Ergonomia 1, Ergonomia 2, Engenharia do Trabalho e Segurança Industrial, com foco na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Justificativa

Tendo em conta os pontos elencados nas considerações iniciais percebe-se a importância e necessidade da presença de um bolsista de monitoria no Laboratório de Segurança e Ergonomia (LABSERG). Atualmente o local precisa da atuação direta de bolsista em atividades de monitoria no apoio ao desenvolvimento das disciplinas de Ergonomia 1, Ergonomia 2, Engenharia do Trabalho e Segurança Industrial, com foco na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Este bolsista ainda contribuiria enormemente, mesmo que indiretamente, para o aperfeiçoamento ou desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes em atividades não disciplinares. Não obstante, o acumulo de atividades administrativas e didático-pedagógicas realizadas pelo discente responsável pelo coordenador do LABSERG tornam proibitiva a possibilidade deste atua no atendimento particularizado às demandas de ensino individuais trazidas por todos os alunos. Hoje o corso de Engenharia de Produção possui aproximadamente 300 alunos, dos quais aproximadamente 90 demandam constantemente atenção individual para assimilação e fortalecimento dos conteúdos nas disciplinas de Ergonomia 1 (68hs-50 vagas anuais), Ergonomia 2 (34hs-50 vagas anuais), Engenharia do Trabalho (34hs-50 vagas anuais) e Segurança Industrial (68hs-50 vagas anuais).

Metodologia

A metodologia de execução deste projeto consistirá:
Etapa 1 – Estudo, seleção e priorização das demandas críticas existentes no laboratório;
Etapa 2 – Estudo e registro dos métodos de utilização dos instrumentos de medição presentes no LABSERG;
Etapa 3 – Construção de instrumentos didáticos (apostilas ou protocolo de ensaio) para auxiliar não só no desenvolvimento das aulas mas também em atividades de laboratório extra classe;
Etapa 4 – Divulgar e promover o uso do espaço do laboratório em toda sua capacidade.

Resultados Esperados

Espera-se com o evento que as atividades propostas contribuam para o desenvolvimento de disciplinas, sobretudo na qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Espera-se ainda que com este projeto seja possível contribuir no sentido de combater a reprovação, incentivar a retenção e evitar evasão no curso de Engenharia de Produção.
Cabe ressaltar que esta será uma segunda edição do mesmo projeto já realizado com sucesso no ano de 2016. No referido período foram desenvolvidos diversos trabalhos que resultaram no aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem no curso Laboratório de Segurança e Ergonomia (LABSERG), através de atividades de caráter temporário e distintas das atividades de monitoria. Neste ano pretende-se ampliar os resultados já obtidos através da construção e organização de instrumentos didático-pedagógicos adicionais aqueles já desenvolvidos no período de 2016.

Indicadores, Metas e Resultados

O LABSERG (Laboratório de Segurança e Ergonomia) tem como objetivo suportar atividades didático pedagógicas e de pesquisa em conteúdos e práticas relacionadas com medições físicas de avaliação de adequação biomecânica do trabalho, projeto do trabalho e de conforto ambiental, estudo de métodos e utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva e práticas relacionadas com a utilização de metodologias para o desenvolvimento de novos produtos, que incluam geração do conceito, projetos estruturais e detalhados, bem como a elaboração de protótipos e/ou maquetes. Para tanto o laboratório conta com instrumentos de medição para avaliação ambiental, como luxímetros, dosímetros, decibelímetros, termoanemômetros, termohigrômetros, medidores de stress térmico (também denominados por medidores de IBUTG – Índice de Bulbo Úmido e Temperatura de Globo), medidor de vibração de corpo inteiro. Maiores detalhes quanto ao que é desenvolvido no LABSERG podem ser encontradas no link http://wp.ufpel.edu.br/labserg/.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA BEATRIZ CORRÊA DE SOUSA1205/06/201711/08/2017
BERNARDO REIS STRAPASON1201/12/201731/12/2017
DIEIMS SILVA MARTINS1201/12/201731/12/2017
INGRID LOSEKAN1201/12/201731/12/2017
JOICE PRISCILA SILVEIRA DIAS1201/12/201731/12/2017
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ605/06/201731/12/2017
TATIANE LANDUCI DA SILVA1214/08/201731/12/2017

Página gerada em 29/03/2024 02:28:08 (consulta levou 0.042182s)