Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Cardiologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/08/2017 - 01/08/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Cardiologia
Resumo
Temas de cardiologia se encontra presente em múltiplas disciplinas ao longo do curso de medicina, incluindo anatomia,
fisiologia, semiologia, patologia, clínica médica, e várias outras. No entanto, frequentemente percebemos fragmentação
do conhecimento e dificuldade por parte dos alunos na sua aplicação prática.
É importante criar ferramentas que auxiliem os alunos na integração destes conhecimentos, e na compreensão da
clínica cardiológica e das patologias de forma completa e global.
Objetivo Geral
Criar um grupo de trabalho constituído de acadêmicos e docentes da faculdade de medicina da UFPel, com o objetivo
principal de proporcionar aos acadêmicos oportunidades de aprendizado na área de cardiologia, com integração dos
conhecimentos obtidos nas diferentes disciplinas, e colaboração de acadêmicos em diferentes níveis de formação.
principal de proporcionar aos acadêmicos oportunidades de aprendizado na área de cardiologia, com integração dos
conhecimentos obtidos nas diferentes disciplinas, e colaboração de acadêmicos em diferentes níveis de formação.
Justificativa
A criação de atividades envolvendo grupos de alunos em diferentes pontos da sua formação, discutindo de forma
ampla tópicos em cardiologia, expondo dificuldades pessoais e buscando o compartilhamento de saberes entre alunos
e professores, pode proporcionar uma visão global mais integrada e completa dos temas relacionados à cardiologia.
ampla tópicos em cardiologia, expondo dificuldades pessoais e buscando o compartilhamento de saberes entre alunos
e professores, pode proporcionar uma visão global mais integrada e completa dos temas relacionados à cardiologia.
Metodologia
Reuniões semanais com os alunos, com tema em cardiologia pré-definido, que será exposto inicialmente por uma dupla de alunos, com discussão com os demais membros e com o professor. Será estimulada a discussão baseada em casos clínicos, na interação dos alunos, e na integração dos conhecimentos de anatomia, fisiologia, patologia, semiologia, e clínica. Atividades extras no ambulatório de cardiologia e nas enfermarias de cardiologia, onde os alunos poderão obter experiências práticas para corroborar e expandir os conhecimentos obtidos nas reuniões semanais.
Resultados Esperados
- Integração dos conhecimentos relacionados a cardiologia obtidos nas diferentes disciplinas do curso de medicina. - Colaboração dos alunos em diferentes etapas da formação, contribuindo para a confraternização e crescimento acadêmico. - Capacitação dos alunos na busca ativa do conhecimento, e na apresentação de temas científicos. - Detecção de lacunas nas disciplinas de graduação e proposição de pontos para aperfeiçoamento das mesmas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA PAULA WINK | 2 | 01/08/2017 | 01/08/2018 |
CAMILA HARTMANN BLANK | 2 | 01/08/2017 | 01/08/2018 |
CAROLINA AVILA VIANNA | 2 | 01/08/2017 | 01/08/2018 |
DANIEL RIOS PINTO RIBEIRO | 2 | 01/08/2017 | 01/08/2018 |
EDUARDO BARCELLOS NUNES | 2 | ||
EDUARDO CAMARGO FARIA | 2 | ||
EDUARDO GEHLING BERTOLDI | 1 | 01/08/2017 | 01/08/2018 |
HENRIQUE POTRICH SANTIAGO | 2 | 01/08/2017 | 01/08/2018 |
JONATHAN LEAL | 2 | ||
LUANA ALBARELLO CENTENARO | 2 | ||
MARCOS VINICIUS DA SILVEIRA LIMA | 2 | 01/08/2017 | 01/08/2018 |
MARINA CARLA KORNOWSKI | 2 | 01/08/2017 | 01/08/2018 |
MICHELE SANDER WESTPHALEN | 4 | 01/08/2017 | 01/08/2018 |
PAULO CRESPO RIBEIRO NETO | 2 | ||
ROBERTO STROHER JÚNIOR | 2 | 01/08/2017 | 01/08/2018 |
RODRIGO JAEGER BELLINASO | 2 | 01/08/2017 | 01/08/2018 |
SABINO BERTÃO JUNIOR | 2 | 01/08/2017 | 01/08/2018 |
SARA LUNARDI | 2 | 01/08/2017 | 01/08/2018 |