Nome do Projeto
Conectando o ensino e a prática- Atuação do aluno do Curso de Farmácia no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Escola
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/07/2017 - 28/06/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Farmácia
Resumo
Atualmente, o profissional farmacêutico pode atuar em diversas áreas, abrangendo 73 diferentes atividades regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), e dentre elas está a área de análises clínicas, que pode ser definida como um conjunto de exames e testes laboratoriais, que visa o diagnóstico ou confirmação de uma doença. Embora esta seja uma área de bastante atuação e interesse dos alunos do Curso de Farmácia, a sua prática em aulas práticas nem sempre consegue abranger a totalidade de testes e atividades realizadas no dia-a-dia do laboratório clínico. Esta situação fica ainda mais evidente quando se trata do ambiente hospitalar, que por si só já apresenta inúmeras particularidades. Nesse contexto, a atuação do aluno no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Escola da UFPel constitui-se em uma oportunidade para que o mesmo possa adquirir conhecimentos e vivências da atuação prática com uma nova visão, na qual ele será desafiado a vivenciar o conhecimento adquirido anteriormente sob um novo enfoque: atuando no planejamento das ações a serem desenvolvidas, participando junto ao professor e também profissionais da área tanto nas atividades relacionadas sala de aula quanto fora dela, dentre outras atividades. O currículo generalista do Curso de Farmácia da UFPel visa a interdisciplinaridade, objetivando que o aluno participe de atividades que envolvam a teoria e a prática. Assim, este projeto incluindo as disciplinas integrantes das Análises Clínicas, especialmente as áreas de Controle de Qualidade em Análises Clínicas, Uroanálises, Bioquímica e Hematologia será uma forma eficaz de proporcionar intensificação da vivência na prática de atividades que estão diretamente ligadas ao profissional farmacêutico, sendo considerado um importante mecanismo de aprimoramento de conteúdos específicos, desenvolvimento e aprimoramento de habilidades menos trabalhadas durante as atividades curriculares normais.

Objetivo Geral

Contribuir para melhoria no aprendizado e desempenho acadêmico nas disciplinas relacionadas com as Análises Clínicas, especialmente Controle de Qualidade em Análises Clínicas, Uroanálises, Bioquímica e Hematologia, além de possibilitar aos alunos o exercício in loco das atividades do analista clínico,como uma forma de aperfeiçoamento da formação do profissional farmacêutico

Justificativa

Segundo Batista (2005) é importante que o ensino universitário apresente um modelo de educação mais problematizadora, ou que possibilite um real desenvolvimento de consciência crítica. Mas para isso é importante que a relação professor-aluno seja algo mais fidedigno, onde os alunos realmente possam participar em conjunto do processo de ensino. Em cursos da área da saúde, se espera que o aluno ao ser inserido precocemente em atividades práticas relevantes para sua futura vida profissional, possa ter um ganho em sua formação como um todo. Devido à formação generalista do farmacêutico no Brasil, este profissional é capacitado para atuar em diversas áreas como: hospitalar, industrial, comercial, manipulação e no laboratório de análises clínicas. Esse currículo generalista requer uma maior interdisciplinaridade, e mesmo com as especificidades de cada disciplina espera-se que as discussões sobre o desenvolvimento das atividades teóricas e práticas dessas disciplinas sejam realizadas com muita harmonia e que possibilitem aos docentes e discentes envolvidos o questionamento das suas práticas acadêmicas. Aqui se encaixam perfeitamente as disciplinas abarcadas por este projeto, quais sejam: controle de qualidade em análises clínicas, uroanálises, análises bioquímicas e análises hematológicas que, embora tenham suas especificidades, são complementares e se prestam ao estabelecimento de uma análise integrativa entre todas. Além do contexto acadêmico, todas as disciplinas supracitadas também são de grande importância na formação complementar no âmbito da pesquisa e extensão universitárias, que visam o entendimento e a compreensão de aspectos multidisciplinares pertinentes ao vasto campo das ciências da saúde, especificamente as que estão diretamente envolvidas no diagnóstico clínico.

Metodologia

O desenvolvimento do projeto contempla as seguintes atividades:
-Atuação direta nos diversos setores do Laboratório de Análises Clínicas, de maneira integrada com a equipe local;
- Identificações de pontos de melhorias e aplicação dos conhecimentos teóricos no cenário de prática;
- Discussão de situações reais, visando a aplicação direta dos conhecimentos teóricos, através de rounds de discussão;
- Organização das bancadas de trabalho antes e após a execução das aulas práticas, assim como, acompanhamento dos procedimentos, orientação dos alunos sobre os detalhes técnicos a serem cumpridos para o sucesso na execução dos testes laboratoriais e interpretação dos mesmos.

Resultados Esperados

Espera-se com este projeto contribuir para melhoria da qualidade de ensino nas disciplinas de Controle de Qualidade em Análises Clínicas, Uroanálises, Bioquímica e Hematologia e favorecendo o conhecimento dos processos e das técnicas disponíveis para diagnóstico laboratorial.
As atividades desenvolvidas pelos alunos fornecerão subsídios para a prática docente e maior conhecimento teórico-prático nas disciplinas abarcadas por este projeto, com a detecção de possíveis deficiências dos alunos de graduação no processo de aprendizagem, bem como trarão maior inserção do aluno no campo de trabalho, de maneira a fomentar a sua prática profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GRACIELA SAALFELD CONRAD2004/05/201828/12/2018
LUIZA OLIVEIRA LEMOS MILLER402/10/201728/05/2018
MICHELE BUSS RAMM402/10/201726/05/2018
MORGANA SILVERA BRAGA402/10/201728/05/2018
REJANE GIACOMELLI TAVARES103/07/201728/06/2019
SAMANTHA COELHO DE FREITAS2004/05/201828/12/2018
SIMONE RAMALHO HOMSY2
SUÉLEN DE MATTOS CERVI2004/05/201828/12/2018

Página gerada em 19/04/2024 23:12:11 (consulta levou 0.031271s)