Nome do Projeto
Ateliê aberto: reflexões e proposições para desenvolvimento de percursos singulares
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
21/08/2017 - 15/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
O presente projeto consiste numa possibilidade de ampliação da formação dos alunos envolvidos. Tomado como um ateliê aberto, este projeto identifica no espaço do ateliê a potência do compartilhamento como modo de reorganizar dúvidas e apreensões. Neste espaço de produção individual, o estar coletivo ampara e propicia descobertas conjuntas uma vez que coloca em movimento saberes que surgem na inter-relação dos envolvidos, permitindo a cada tanto a singularização dos processos.
Objetivo Geral
Promover encontros semanais para produção e discussão em arte, visando um amadurecimento que contribua na qualidade das produções individualmente e consequentemente das discussões no âmbito do curso de graduação.
Justificativa
Este projeto de ateliê aberto se justifica através da possibilidade de criar um espaço de troca e produção, a partir de projetos em arte, que independa do ritmo mais acelerado das disciplinas curriculares, bem como de outros ateliês que lidam com uma sistematização mais explícita em relação a resultados a serem obtidos.
Nesta direção, é através da produção individual, ideias em processo, que surgem os questionamentos que introduzem os assuntos a serem abordados em seus aspectos técnicos e poéticos. Na solução de um integrante, a retomada de consequentes questionamentos de outros. O grupo como alternativa para o crescimento individual em um tempo dilatado.
Desta forma pretende-se ampliar e qualificar as discussões em relação à prática de ateliê e às reflexões que pontuam um processo produtivo mais consciente.
Nesta direção, é através da produção individual, ideias em processo, que surgem os questionamentos que introduzem os assuntos a serem abordados em seus aspectos técnicos e poéticos. Na solução de um integrante, a retomada de consequentes questionamentos de outros. O grupo como alternativa para o crescimento individual em um tempo dilatado.
Desta forma pretende-se ampliar e qualificar as discussões em relação à prática de ateliê e às reflexões que pontuam um processo produtivo mais consciente.
Metodologia
O projeto acontece através de encontros semanais, no ateliê de Escultura, no Centro de Artes. Para o andamento do projeto é necessário que os integrantes estejam envolvidos com suas práticas artísticas, a fim de estimular este estado de troca e crescimento apontado nos objetivos. Trata-se de um ateliê para alunos com trabalho em andamento.
A cada semana é averiguado o crescimento em relação às necessidades que cada integrante, a partir de seu trabalho, se coloca. Caberá ao coordenador promover este espaço de estímulo e diálogo, sempre pontuando aspectos que ampliam as possibilidades do fazer.
A cada semana é averiguado o crescimento em relação às necessidades que cada integrante, a partir de seu trabalho, se coloca. Caberá ao coordenador promover este espaço de estímulo e diálogo, sempre pontuando aspectos que ampliam as possibilidades do fazer.
Resultados Esperados
Esse projeto de ensino espera gerar uma formação complementar que eleve a qualidade das discussões que tangem a produção em ateliê, instigando os alunos a buscarem soluções para os questionamentos que advém da prática de forma cada vez mais autônoma. Utilizando a possibilidade de diálogo junto ao grupo, do compartilhamento, para reforçar aspectos que sustentem essa autonomia em uma construção paulatina.
Nesta direção espera-se elevar de modo geral as discussões de aspecto prático-teórico dentro do curso de Graduação em Artes.
Nesta direção espera-se elevar de modo geral as discussões de aspecto prático-teórico dentro do curso de Graduação em Artes.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA JÚLIA VILELA DO CARMO | 4 | 21/08/2017 | 15/12/2018 |
ANDY HELLEN MARQUES REAL | 4 | 08/10/2018 | 10/12/2018 |
DANIEL YUTA HIGA | 4 | 21/08/2017 | 20/08/2018 |
GABRIELA DA COSTA GOMES | 4 | 16/07/2018 | 17/09/2018 |
GUILHERME TOLEDO FUENTES | 4 | 04/06/2018 | 15/12/2018 |
HENRIQUE TORRES DE SOUZA | 4 | 21/08/2017 | 23/10/2017 |
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA | 4 | 16/04/2018 | 18/06/2018 |
KARINA DO NASCIMENTO SOUSA LIMA | 4 | 25/09/2017 | 27/11/2017 |
LIÉGE BUDZIAREK ESLABÃO | 4 | 21/08/2017 | 15/12/2018 |
LORENA FREITAS MOREYRA | 4 | 13/11/2017 | 15/12/2018 |
LUANA REIS SILVINO | 4 | 02/04/2018 | 20/08/2018 |
MAJUI MENDES TAVARES | 4 | 21/08/2017 | 23/10/2017 |
MARIANA PACHECO MAZZETTI | 4 | 21/08/2017 | 23/10/2017 |
MARTHA GOMES DE FREITAS | 8 | 21/08/2017 | 15/12/2018 |
PATRÍCIA ANDRÉ DOS SANTOS | 4 | 21/08/2017 | 16/04/2018 |
RAFAELA BARBOSA RIBEIRO | 4 | 21/08/2017 | 16/04/2018 |
RENAN SOARES | 4 | 21/08/2017 | 15/12/2018 |
STELA SOARES NOGUEIRA KUBIAKI | 4 | 15/10/2018 | 15/12/2018 |
TALES MACEDO VARGAS | 4 | 21/08/2017 | 15/12/2018 |
VICENTE FANTINI DE LIMA | 4 | 21/08/2017 | 20/08/2018 |