Nome do Projeto
Confecção de materiais didáticos para o ensino de cariologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/02/2019 - 04/02/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
A cárie dentária é uma das mais prevalentes doenças no mundo. Estratégias de terapias preventivas e operatórias voltadas para o manejo da cárie dentária serão demandas predominantes na rotina diária dos futuros cirurgiões-dentistas. Nesse contexto, uma educação bem estruturada em cariologia é de extrema importância. Momentos de formação básica envolvendo o processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos, competências e habilidades em cariologia vão embasar o exercício profissional futuro. Dessa forma, a implementação de atividades práticas e complementares que envolvam os alunos no processo de obtenção de conhecimento durante o ensino da cariologia poderão ser capazes de contribuir substancialmente para o desenvolvimento e maturidade clínica dos estudantes de odontologia.

Objetivo Geral

Esse projeto de ensino tem como objetivos produzir material didático voltado para o ensino em cariologia incluindo alunos de graduação no processo de ensino-aprendizagem, e aprimorar as habilidades técnicas dos alunos, através de capacitações em odontologia restauradora.

Justificativa

A formação inicial de um cirurgião- dentista exige treinamento em laboratório para o desenvolvimento de habilidades de diferenciar e diagnosticar, clinica e radiograficamente, alterações nos tecidos duros dentais; entender o processo carioso e os diferentes estágios do desenvolvimento da lesão de cárie dentária. Com essas habilidades desenvolvidas terá competência para a tomada de decisão clínica sobre manejo e monitoramento da lesão de cárie. Através da discussão de casos clínicos bem documentados terá a possibilidade de aplicar o conhecimento adquirindo competência para a prevenção e tratamento da cárie dentária em indivíduos e populações.

Metodologia

O projeto de ensino será pautado na construção de atividades prático-didáticas que serão desenvolvidas por alunos com interesse nessa temática. Os materiais e produtos obtidos a partir da conclusão das atividades do projeto de ensino serão usados por acadêmicos das disciplinas de Unidade Pré-Clínica I e II (UPC - Área de cariologia).Os alunos diretamente envolvidos com o projeto serão construtores e ao mesmo tempo passivos da temática quanto a execução das atividades em classe.

As atividades a serem preparadas e realizadas durante o projeto de ensino estão dispostas a seguir:
A) Como avaliar a profundidade de uma lesão / cavidade de cárie
B) Como remover o tecido cariado
C) Quando intervir em um cavidade na superfície dentária proximal / oclusal. Qual o seu aspecto radiográfico? Qual o aspecto histológico?
D) Como classificar as lesões de acordo com o Sistema Internacional de Identificação e Detecção de cáries (ICDAS)
E) Como fazer aplicação dos fluoretos de uso profissional?
F) Como é o mecanismo de ação dos fluoretos?
G) Como fazer a remoção profissional de placa
H) Acompanhamento de casos clínicos
I) Como diferenciar pigmentações extrínsecas de lesões de cárie ICDAS 2 pigmentadas?
J) Como reconstruir a anatomia dentária em lesões ICDAS 5 e 6.


Resultados Esperados

Espera-se concretizar de forma satisfatória os objetivos gerais e específicos propostos nesse projeto, de modo que o desempenho acadêmico de todo aluno participante possa ser aumentado, impactando assim na melhor formação integral do aluno.

Indicadores, Metas e Resultados

Participantes do projeto
- Acadêmicos do 1º ao 5 º semestre, com foco principal nos do 3º e 4º semestres do Curso de Odontologia.
- Acadêmicos para monitoria, do 7 º ao 10 º semestre.
- Professores da Faculdade de Odontologia - UFPel
- Alunos da pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Odontologia - UFPel
- Laboratório de Microbiologia da Faculdade de Odontologia - UFPel
- Banco de Dentes Humanos da Faculdade de Odontologia de Pelotas - UFPel
- Programa de Educação Tutorial (PeT)- Faculdade de Odontologia - UFPel.

Obs. Os demais alunos serão selecionados após aprovação do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA BEATRIZ LIMA DE QUEIROZ110/10/201920/12/2019
CAMILLA HÜBNER BIELAVSKI114/11/201920/12/2019
CAROLINE DA SILVA MALUE110/10/201920/12/2019
CATARINA BORGES DA FONSECA CUMERLATO504/02/201904/02/2020
ELENARA FERREIRA DE OLIVEIRA304/02/201904/02/2020
FELIPE IMMICH204/02/201904/02/2020
FERNANDA ESTIVALET PESKE110/10/201920/12/2019
FERNANDA ZANCHETTA PERON110/10/201920/12/2019
FILIPI GONÇALVES GOTUZZO110/10/201920/12/2019
FRANCOISE HELENE VAN DE SANDE LEITE304/02/201904/02/2020
GABRIEL BITTENCOURT DAMIN204/02/201904/02/2020
GABRIELE SOARES MAYDANA110/10/201920/12/2019
JULIANA LAYS STOLFO UEHARA504/02/201904/02/2020
JULIANNE BARTZ MAASS110/10/201920/12/2019
JÉSSIKA LEANDRA ASSUNÇÃO LOPES GRUENDEMANN104/02/201913/12/2019
KÁTIA CRISTIANE HALL504/02/201904/02/2020
LARISSA MOREIRA PINTO110/10/201920/12/2019
LAURA BARRETO MORENO110/10/201920/12/2019
LAURA DOS SANTOS HARTLEBEN114/11/201920/12/2019
LETICIA UCKER ARANALDE110/10/201920/12/2019
LISIA LOREA VALENTE203/06/201923/12/2019
LUISE DOS SANTOS FERREIRA110/10/201920/12/2019
MARCOS BRITTO CORREA104/02/201904/02/2020
MARINA CHRIST FRANCO504/02/201904/02/2020
MARINA STRELOW KOPERECK110/10/201920/12/2019
MAXIMILIANO SERGIO CENCI104/02/201904/02/2020
RAFAELA OSORIO FERRARI110/10/201920/12/2019
RODRIGO KÖNSGEN ROSSALES2015/05/201915/12/2019
STÉFFANI SERPA110/10/201920/12/2019
THAIS MAZZETTI107/11/201904/02/2020
TIAGO SCHLINDVEIN DE ARAUJO204/02/201904/02/2020
VALENTINA LESSA SOARES110/10/201920/12/2019
VITOR HENRIQUE DIGMAYER ROMERO204/02/201930/08/2019
WELLINGTON LUIZ DE OLIVEIRA DA ROSA604/02/201904/02/2020

Página gerada em 19/04/2024 03:34:38 (consulta levou 0.040357s)