Nome do Projeto
Estudando Piano
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/11/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
Identificamos, nos diferentes adiantamentos do curso de Música - licenciatura, que alguns alunos interrompem sua prática musical ao piano quando, pela falta de pré-requisitos necessários, são impedidos de cursarem a disciplina de Instrumento Harmônico - piano.
Este fato têm feito os alunos se distanciarem do piano, afetando o desenvolvimento musical e também o aprendizado no instrumento.
O projeto visa atender estes alunos, aproximando-os da prática musical ao piano.
Objetivo Geral
Estudar piano.
Propiciar o desenvolvimento técnico-musical dos alunos através do piano, dando a possibilidade de continuidade da prática musical ao piano, sob a orientação dos professores, para alunos que estão, por algum motivo, impedidos de cursar a disciplina de Instrumento Harmônico, evitando lacunas e danos ao aprendizado.
Propiciar o desenvolvimento técnico-musical dos alunos através do piano, dando a possibilidade de continuidade da prática musical ao piano, sob a orientação dos professores, para alunos que estão, por algum motivo, impedidos de cursar a disciplina de Instrumento Harmônico, evitando lacunas e danos ao aprendizado.
Justificativa
A ideia deste projeto de ensino é fazer com que os alunos continuem "estudando piano", ou seja, que os alunos sejam atendidos e incentivados ao estudo, e possam dar continuidade ao desenvolvimento de suas habilidades técnico-musicais através da prática musical orientada.
Metodologia
O presente projeto acontecerá em aulas coletivas de piano-teclado, sendo ofertadas duas turmas de adiantamentos diferentes, e orientados por três professoras de maneira colegiada no decorrer do projeto.
Além das aulas, as professoras realizarão atividades de preparação das aulas; correção das atividades teóricas; discussão e parecer das avaliações práticas.
Os alunos participantes serão divididos nas turmas de acordo com suas necessidades técnico-musicais. Uma primeira turma será num nível de iniciantes e a segunda turma num nível de intermediários.
Ao longo do projeto, cada turma irá desenvolver um volume do livro proposto, sendo dois níveis para cada livro, de acordo com o cronograma descrito ao final deste projeto.
Os livros são - Piano Adventures: A Basic Piano Method de autoria de Nancy Faber e Randall Faber nos seus volumes 2A e 2B, e 3A e 3B, em que eles contêm diversas atividades para os diferentes assuntos e conteúdos musicais e da técnica pianística necessários para o desenvolvimento musical dos participantes.
As atividades propostas pelo método serão desenvolvidas de maneira individual e coletiva.
Também serão utilizadas obras avulsas de diferentes compositores da música erudita e popular, brasileiros e estrangeiros, como peça de repertório, prevista no cronograma .
Ao longo do projeto ocorrerão duas avaliações e/ou audições.
Além das aulas, as professoras realizarão atividades de preparação das aulas; correção das atividades teóricas; discussão e parecer das avaliações práticas.
Os alunos participantes serão divididos nas turmas de acordo com suas necessidades técnico-musicais. Uma primeira turma será num nível de iniciantes e a segunda turma num nível de intermediários.
Ao longo do projeto, cada turma irá desenvolver um volume do livro proposto, sendo dois níveis para cada livro, de acordo com o cronograma descrito ao final deste projeto.
Os livros são - Piano Adventures: A Basic Piano Method de autoria de Nancy Faber e Randall Faber nos seus volumes 2A e 2B, e 3A e 3B, em que eles contêm diversas atividades para os diferentes assuntos e conteúdos musicais e da técnica pianística necessários para o desenvolvimento musical dos participantes.
As atividades propostas pelo método serão desenvolvidas de maneira individual e coletiva.
Também serão utilizadas obras avulsas de diferentes compositores da música erudita e popular, brasileiros e estrangeiros, como peça de repertório, prevista no cronograma .
Ao longo do projeto ocorrerão duas avaliações e/ou audições.
Resultados Esperados
- Melhora da condição de leitura, percepção e compreensão musicais.
- Aumento do conhecimento musical.
- Qualidade musical e técnica na execução ao piano.
- Estudo consciente.
- Motivação para o curso.
- Habilitá-los a cursar a disciplina de Instrumento Harmônico.
- Aumento do conhecimento musical.
- Qualidade musical e técnica na execução ao piano.
- Estudo consciente.
- Motivação para o curso.
- Habilitá-los a cursar a disciplina de Instrumento Harmônico.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRÉ DUARTE DA ROCHA | 2 | 01/11/2017 | 01/03/2018 |
ARTHUR IVAN GADELHA VILHENA | 2 | 01/11/2017 | 01/03/2018 |
CLARICE FRANCO DE SOUZA | 4 | 01/11/2017 | 01/03/2018 |
CLOVIS MATIAS DA COSTA SILVA | 2 | 01/11/2017 | 01/03/2018 |
FERNANDA SILVEIRA DAS NEVES | 2 | 01/11/2017 | 01/03/2018 |
JORGE LESSA | 2 | 01/11/2017 | 01/03/2018 |
JOÃO CLAUDIO CARDOSO CAMPELO | 2 | 01/11/2017 | 01/03/2018 |
LEIDIANE BORBA DE SOUZA FEIJÓ | 2 | 01/11/2017 | 01/03/2018 |
MAUREN LIEBICH FREY RODRIGUES | 3 | 01/11/2017 | 01/03/2018 |
REGINA SILVA DA SILVA SOARES | 2 | 01/11/2017 | 01/03/2018 |
SONIA ANDRE CAVA DE OLIVEIRA | 3 | 01/11/2017 | 01/03/2018 |