Nome do Projeto
VI PETRO-SUL
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
06/09/2017 - 31/08/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Química - Petróleo e Petroquímica
Resumo
A Semana Acadêmica da Engenharia de Petróleo da UFPel, o Petro-Sul, é um evento com caráter técnico-científico, sem fins lucrativos, organizado por alunos do Capítulo de Estudantes da SPE UFPel (Society of Petroleum Engineers – UFPel Student Chapter) e do Diretório Acadêmico da Engenharia de Petróleo – DAKA, que ocorre anualmente e busca apresentar à comunidade acadêmica e ao setor produtivo, as mais recentes novidades e tendências tecnológicas da área de E&P de petróleo. No caminho para sua 6° edição, o evento tem se caracterizado por reunir cientistas e profissionais da indústria para ministrarem palestras e minicursos, entre outras atividades. Em 2018, no VI Petro-Sul, objetivamos continuar crescendo, chegando a um total de 200 participantes, desse modo figurando como o maior Evento Acadêmico de Petróleo do Sul do Brasil e um dos maiores do Brasil como um todo, que sejam organizados por estudantes. O Petro-Sul teve sua primeira edição no ano de 2013, um ano depois de fundando o Capítulo Estudantil SPE UFPel, fazendo jus desta forma, à missão que competia e compete ao Capítulo no âmbito acadêmico. Já no II Petro-Sul realizado entre 29 de setembro e 3 de outubro de 2014, o Evento passou a ganhar mais notoriedade e teve participantes vindos de diversos cursos da UFPel e de outras Universidades da região Sul. Quanto ao III Petro-Sul, realizado entre os dias 25 e 29 de maio de 2015, o evento, como de costume, cresceu substancialmente. O IV Petro-Sul ocorreu durante os dias 30 de maio e 03 de junho de 2016, contando com 21 profissionais, ministrando 11 minicursos e 14 palestras. O evento contou com 4 patrocinadores e 18 empresas apoiadoras. O V Petro-Sul teve 4 patrocinadores, dentre eles a TOTAL, cujo patrocínio se deu pelo programa Team Total – Dream Ticket, e 24 empresas apoiadoras. Agora neste novo período do projeto será realizado o VI Petro-Sul.

Objetivo Geral

O objetivo principal do evento é ampliar horizontes promovendo a disseminação do setor petrolífero por toda a cidade de Pelotas e por todo o estado do Rio Grande do Sul, trazendo as principais empresas e entidades do setor de petróleo para conhecerem e prestigiarem o curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas.
O SPE Student Chapter Universidade Federal de Pelotas e o Diretório Acadêmico Karen Adami, objetivam a promoção deste evento como forma de auxiliar os jovens do ensino médio a conhecerem a área de petróleo e talvez possam se tornar futuros alunos do curso e novos profissionais do setor. O intuito é mostrar que o setor é multidisciplinar e que vários profissionais podem atuar na área, tais como, engenheiros, advogados, economistas, administradores, geofísicos, geólogos, químicos, biólogos, oceanógrafos, físicos, etc. E também mostrar como essas diferentes áreas podem auxiliar no conhecimento e no desenvolvimento de novos campos de petróleo no Brasil. Com a realização do encontro a comunidade em geral, alunos de ensino médio e de graduação, professores de ensino médio e de graduação, pesquisadores, técnicos e profissionais atuantes no setor ou não poderão conhecer melhor o setor petrolífero e utilizar esse evento para novos contatos para a realização futuros negócios, estágios, projetos de pesquisa, de ensino e de extensão.

Justificativa

O Petro-Sul (http://speufpel.com/petro-sul/) é um evento realizado anualmente nos meses de maio e/ou junho pelos membros do capítulo da SPE (Society of Petroleum Engineers) da Universidade Federal de Pelotas e do Diretório Acadêmico Karen Adami (DAKA) do curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas
(http://wp.ufpel.edu.br/engenhariadepetroleo/). O grupo de estudantes que forma tanto a capítulo estudantil SPE/UFPel, quanto o DAKA, tem como propósito de sua atuação a divulgação do curso para a comunidade em geral, bem como a divulgação do curso em escolas de ensino médio, procurando despertar nos jovens a importância do setor petrolífero para a região e a vontade de cursar Engenharia de Petróleo na UFPel. Tem por objetivo também divulgar os trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos do curso para a comunidade e para profissionais do setor, bem como organizar palestras, cursos, mini-cursos e visitas técnicas que complementem e impulsionem o desenvolvimento do curso de Engenharia de Petróleo na região sul do estado do Rio Grande do Sul.
A crescente demanda por engenheiros de petróleo, no Brasil, está em ascensão e tende a se elevar, quando a área petrolífera do pré-sal estiver em plena produção. Outra potencialidade do setor está relacionada ao fato de que na bacia de Pelotas encontra-se uma das maiores reservas mundiais de hidratos de gás, o que coloca este evento numa posição estratégica, para discutir o papel da Universidade e das empresas na formação dos alunos como futuros profissionais, procurando uma melhor qualificação dos mesmos para o mercado de trabalho, no preparo dos profissionais da região para atuarem na área, seja no ensino técnico ou superior e também em como recuperar e preservar o meio ambiente em caso de danos ambientais ocasionados pela exploração de petróleo.

Metodologia

A preparação do evento envolve uma grande equipe que trabalha duramente durante um ano para que o próximo evento seja melhor que o anterior. Esta metodologia de trabalho envolverá reuniões semanais com a participação dos membros da comissão organizadora, formada essencialmente pelos membros do Capítulo de Estudantes da SPE
UFPel e do DAKA/ UFPel. Neste período que irá anteceder aos dois eventos, ocorrerá várias idas a eventos de petróleo em São Paulo e Rio de Janeiro, com o objetivo de buscar junto às empresas do setor de petróleo aportes financeiros para custear o evento e profissionais da área de petróleo para formar o corpo de palestrantes e ministrantes de mini-cursos que possam se fazer presentes no evento, lembrando que por estarmos longe dos grandes pólos petrolíferos do país tudo se torna muito mais difícil e trabalhoso. Além destes eventos que demandam muito tempo, também será necessário se dedicar à busca de recursos junto a UFPel.
O que irá envolver muito trabalho serão a divulgação e marketing. A Comissão Organizadora entende que o sucesso do Petro-Sul está essencialmente relacionado ao modo que a divulgação do evento será feita, com o intuito de continuar a atingir estudantes dos cursos de Geofísica da Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA, Eng. Naval, Eng. da Computação, Eng. Mecânica, e Oceanologia da Universidade Federal de Rio Grande-FURG, Geologia e Engenharias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Engenharia Geológica, Engenharia de Petróleo, Eng. Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Hídrica, Eng. de Materiais e Tecnólogo em Geoprocessamento da UFPel.
A logística e toda a estruturada para construir um evento com qualidade e que ao mesmo tempo possa otimizar os custos, irá demandar muito tempo de toda a comissão organizadora. Dentro deste item, os membros coordenarão todo o trabalho para a confecção do coffee-break, agendamento de hotéis para palestrantes, brindes, cerimônia de encerramento, translado dos palestrantes, etc.

Resultados Esperados

Os principais resultados esperados são a divulgação do curso para a comunidade em geral, bem como a divulgação do curso em escolas de ensino médio, procurando despertar nos jovens a importância do setor petrolífero para a região e a vontade de cursar Engenharia de Petróleo na UFPel. Espera-se também a divulgação dos trabalhos científicos
desenvolvidos pelos alunos do curso para a comunidade e para profissionais do setor, bem como aumentar o conhecimento dos alunos, professores e profissionais do setor através de palestras, cursos, minicursos e visitas técnicas.

Indicadores, Metas e Resultados

Atualmente, o Capítulo Estudantil SPE UFPel possui parcerias definidas com os capítulos estudantis Society of Exploration Geophysics da UNIPAMPA, AAPG da UFRGS e Society of Economic Geologist (SEG) também da UFRGS.
Além destes, buscamos alcançar os Cursos de Engenharia de Petróleo da UDESC em Santa Catarina, USP e UNICAMP em São Paulo, UFES no Espírito Santo, PUC-Rio, UFRJ e UENF no Rio de Janeiro, entre outros, uma vez que, para o próximo evento, teremos a presença já confirmada de estudantes das universidades citadas, representando seus respectivos SPE Student Chapter. Pretendemos, também, buscar o apoio das mídias digitais, através de blogs com grande influência no setor universitário, além de mídias impressas locais, e divulgação em universidades na proximidade, como FURG, UNIPAMPA e UFRGS, com a exposição de cartazes e programação, conforme feito nos eventos anteriores.
- Através do website do SPE UPel;
- Cartazes e palestra de divulgação em salas de aula da UFPel;
- Cartazes e folders nas universidades e escolas técnicas da região;
- Divulgação para todos os Capítulos SPE no Brasil;
- Divulgação do evento em sites de relacionamento (LinkedIn, Facebook, Twitter, blogs, etc).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BETTINA SIMIONI GALVÃO406/09/201731/08/2018
BRUNA JULLIANA JACOMOSSI406/09/201731/08/2018
CARLITA FELCHER LEMES406/09/201731/08/2018
CAROLINA DUTRA DORNELLES DUARTE406/09/201731/08/2018
CATHERINE GAYER OLLERMANN406/09/201731/08/2018
CECÍLIA DE OLIVEIRA VOLOSKI406/09/201731/08/2018
EMANUEL CARLOS ÁVILA FERREIRA406/09/201731/08/2018
FERNANDA VAZ ALVES RISSO406/09/201731/08/2018
FERNANDO HENRIQUE GUIMARÃES REZENDE406/09/201731/08/2018
GUILHERME MEDINA CAMEU406/09/201731/08/2018
GUSTAVO SCHAUN BUENO406/09/201731/08/2018
IAGO LUCAS NEVES DA SILVA406/09/201731/08/2018
INGRID NOVAIS FRANÇA406/09/201731/08/2018
ISADORA MASCARENHAS DE ALMEIDA406/09/201731/08/2018
JOÃO GUILHERME CYRILLO KERN406/09/201731/08/2018
KEVIN BORGES GARCIA406/09/201731/08/2018
LARISSA SILVEIRA DA COSTA406/09/201731/08/2018
LETÍCIA STECKEL406/09/201731/08/2018
LUAN MARQUES406/09/201731/08/2018
LUCAS BAMPI406/09/201731/08/2018
LUCAS RAFAEL SILVA DA SILVEIRA406/09/201731/08/2018
LUIZA MENDES MARTINS406/09/201731/08/2018
LUÍS FILIPE FERNANDES CARVALHO406/09/201731/08/2018
LÍGIA SIMON BRUM406/09/201731/08/2018
MARIANA SANTANA DUARTE406/09/201731/08/2018
MAURÍCIO THUROW MACHADO406/09/201731/08/2018
RAFAEL GHIROTTI GARCIA406/09/201731/08/2018
REID WILLIAN GONÇALVES DE ARAGÃO406/09/201731/08/2018
VALMIR FRANCISCO RISSO406/09/201731/08/2018
VICTOR ARAUJO FIGUEREDO FISCHER406/09/201731/08/2018
VITÓRIA KLEIN406/09/201731/08/2018

Página gerada em 16/04/2024 16:42:46 (consulta levou 0.110253s)