Nome do Projeto
Módulo de Exame do Tórax
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
09/10/2017 - 18/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Resumo
O médico clínico precisa realizar diagnóstico das doenças. As doenças cardiovasculares constituem a principal causa
de mortalidade atualmente. Por esses motivos o domínio do exame físico do tórax é fundamental.
Objetivo Geral
Proporcionar a aprendizagem da semiologia cardiovascular através de atividades simuladas e com discussões teórico práticas.
Justificativa
Para qualificar a formação dos futuros clínicos, foi criado um laboratório de ensino médico por simulação (LABENSIM). Nesse
ambiente foi adquirido um manequim com 83 sons cardiopulmonares e alguns achados de exame físico. Através da
simulação de casos, o participante terá acesso a diferentes patologias segundo seu próprio ritmo de aprendizagem. Patologias estudadas na teoria, porém dificilmente vistas pelo aluno durante sua
formação acadêmica, poderão ser mais bem ensinadas.
ambiente foi adquirido um manequim com 83 sons cardiopulmonares e alguns achados de exame físico. Através da
simulação de casos, o participante terá acesso a diferentes patologias segundo seu próprio ritmo de aprendizagem. Patologias estudadas na teoria, porém dificilmente vistas pelo aluno durante sua
formação acadêmica, poderão ser mais bem ensinadas.
Metodologia
Os alunos serão distribuídos em grupos de 11 para cada atividade simulada. A ordem de chamada será estabelecida a
partir do resultado obtido em um prova objetiva com 25 questões sobre semiologia cardiopulmonar. As atividades
práticas serão coordenadas pelos dois multiplicadores sob supervisão do professor. A frequência será semanal, com
duração de uma hora. Ao final de cada quantum (atividade prática) os multiplicadores realizarão uma revisão do conhecimento trabalhado
naquele momento. Após seis semanas (seis quanti) será realizado uma prova prática aplicada pelo professor constando de 10 perguntas
objetivas sobre os tópicos mais importantes para o clínico e será fornecido certificado de proficiência para os alunos
aprovados. Estes serão convidados a seguir como novos multiplicadores.
partir do resultado obtido em um prova objetiva com 25 questões sobre semiologia cardiopulmonar. As atividades
práticas serão coordenadas pelos dois multiplicadores sob supervisão do professor. A frequência será semanal, com
duração de uma hora. Ao final de cada quantum (atividade prática) os multiplicadores realizarão uma revisão do conhecimento trabalhado
naquele momento. Após seis semanas (seis quanti) será realizado uma prova prática aplicada pelo professor constando de 10 perguntas
objetivas sobre os tópicos mais importantes para o clínico e será fornecido certificado de proficiência para os alunos
aprovados. Estes serão convidados a seguir como novos multiplicadores.
Resultados Esperados
Qualificar as habilidades diagnósticas cardiopulmonares dos estudantes de Medicina. Melhorar a interação entre os
estudantes de diferentes semestres. Estimular entre os estudantes o estudo da semiologia cardiopulmonar bem como o
desejo em tornar-se um novo multiplicador de conhecimento. Melhorar a qualidade de atendimento dos futuros médicos
reduzindo o número de exames desnecessários ao aumentar a acurácia do exame físico. Além disso, qualificar o
manejo em situações de emergência onde o tempo é fator importante.
estudantes de diferentes semestres. Estimular entre os estudantes o estudo da semiologia cardiopulmonar bem como o
desejo em tornar-se um novo multiplicador de conhecimento. Melhorar a qualidade de atendimento dos futuros médicos
reduzindo o número de exames desnecessários ao aumentar a acurácia do exame físico. Além disso, qualificar o
manejo em situações de emergência onde o tempo é fator importante.
Indicadores, Metas e Resultados
O aprendizado por simulação já é realidade tanto em cursos de Medicina quanto nos processos seletivos para as
provas de residência médica. Este curso visa introduzir esse segmento (ambiente de prática simulada) no curso de
medicina da UFPel cumprindo resolução número 3 (20 de junho de 2014 - MEC - Diretrizes curriculares de graduação
em Medicina): - aprender em situações e ambientes protegidos e controlados, ou em simulações da realidade,
identificando e avaliando o erro, como insumo da aprendizagem profissional e organizacional e como suporte
pedagógico (citação seção 3, artigo 7, parágrafo IV).
provas de residência médica. Este curso visa introduzir esse segmento (ambiente de prática simulada) no curso de
medicina da UFPel cumprindo resolução número 3 (20 de junho de 2014 - MEC - Diretrizes curriculares de graduação
em Medicina): - aprender em situações e ambientes protegidos e controlados, ou em simulações da realidade,
identificando e avaliando o erro, como insumo da aprendizagem profissional e organizacional e como suporte
pedagógico (citação seção 3, artigo 7, parágrafo IV).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE HOBOL | 4 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |
ANA PAULA GOUVÊA | 10 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |
BERNARDO DE SOUZA HACK | 4 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |
BRUNA APPELT SOLLA | 4 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |
CLAUDIO HENRIQUE GUIMARÃES SILVA | 4 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |
DÁRIO CORREIA PEREIRA | 4 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |
GILMAR SILVEIRA DA SILVA | 6 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |
GRACE THEIL ROSADO | 4 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |
KÉLEN KLEIN HEFFEL | 4 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |
LUÍS HENRIQUE SALDANHA SANTOS | 4 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |
MATHEUS BERNARDON MORILLOS | 4 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |
MATHEUS RESENDE DURO MELLO | 4 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |
NATHALIA HELBIG DIAS | 4 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |
RENAN CARDOSO SANCHEZ | 4 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |
RENAN PLOTZKI REIS | 4 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |
RODRIGO SOUZA DE MENEZES | 4 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |
ROSANA MENDONCA DE SOUZA | 4 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID | 4 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |
SUSANE MULLER KLUG PASSOS | 4 | 09/10/2017 | 18/12/2017 |