Nome do Projeto
Minicurso de Pesquisa Empírica em Direito: a construção do anteprojeto de investigação jurídica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/05/2018 - 12/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Direito
Resumo
O minicurso encontra-se inserido no Projeto de Ensino "PESQUISA EMPÍRICA EM DIREITO: CONEXÕES ENTRE ARTE, CULTURAS E DIREITO" e visa habilitar as alunas e alunos do 1 ano da Faculdade de Direito/UFPel para a aplicação de pesquisas empíricas em Direito junto à comunidade de Pelotas/RS, no decorrer do ano letivo de 2018.

Objetivo Geral

Construir, em ação conjunta entre os e as professoras, monitores e monitoras voluntárias e as alunas e alunos do 1 ano da Faculdade de Direito, a capacitação dos envolvidos para a efetivação das pesquisas de campo, a ser realizadas no decorrer do ano letivo de 2018, junto à comunidade de Pelotas/RS.

Justificativa

A Faculdade de Direito possui, em seu currículo, a disciplina de Metodologia da Pesquisa ministrada no decorrer do 4
ano (o currículo é anual). Assim, há necessidade da realização de minicursos para a realização de pesquisa jurídica para as alunas e alunos de anos anteriores.
Neste caso específico, o minicurso está inserido em um projeto de ensino voltado ao 1 ano, envolvendo as componentes curriculares de Introdução ao Direito e Antropologia Jurídica. O projeto visa trabalhar com pesquisas de campo realizadas pelo corpo discente, tendo como campo de estudo a cidade de Pelotas.
Assim, o minicurso pretende aliar a prática com a teorização, visando a capacitação discente e docente para a concretização de investigações empíricas durante o 2 semestre do ano letivo de 2018.
Sua carga horária é de 8h/a presenciais e 8h/a para a elaboração dos anteprojetos de pesquisa.

Metodologia

O minicurso conjugará aula expositiva (sobre teorizações acerca da metodologia da pesquisa e, especialmente, da pesquisa jurídica-empírica) com a elaboração prática de anteprojetos de pesquisa pelos alunos e alunas e, posteriormente, corrigidos pela equipe
de trabalho.

Resultados Esperados

1. Percepção, pelo corpo discente, da importância da pesquisa para a construção do conhecimento jurídico;
2. Construção de laços de cooperação no interior de cada grupo discente e entre os grupos de estudantes;
3. Elaboração de anteprojetos de pesquisa.

Página gerada em 17/05/2025 05:57:43 (consulta levou 0.084278s)