Nome do Projeto
Terapias Cognitivas e Comportamentais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
06/11/2017 - 06/11/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia
Resumo
O componente curricular de Teorias e Técnicas Psicoterápicas II do curso de Psicologia da UFPel trata-se de um momento de aprofundamento dos estudantes a cerca das Terapias Cognitivas e Comportamentais. São quatro créditos semanais de aulas voltadas para as discussões de como utilizar as teorias ligadas as perspectivas da Psicologia Cognitiva e Comportamental nas práticas psicológicas clínica e não clínicas.

Objetivo Geral

Promover ao estudante monitor o aprofundamento quanto ao referencial teórico-prático sobre as Terapias Cognitivas e Comportamentais contemporâneas, facilitando a aprendizagem das turmas assessoradas pela integração entre professor, monitor e estudantes por meio do acompanhamento teórico e prático sistemáticos e constantes.


Justificativa

Falar de Terapia Cognitiva e Comportamental exige que uma série de atividades teóricas e práticas sejam realizadas como forma de facilitar o entendimento dos estudantes a respeito de conceitos específicos da área. Essas atividades necessitam de orientação interna e externa as aulas em sala, por constituírem-se de discussões, debates, apresentação de casos clínicos, seminários, etc. que precisam ser preparadas previamente para aprofundamento das questões a serem discutidas nos horários obrigatórios com o professor. A articulação da teoria com a prática para turmas numerosas, como é o referente caso, torna-se mais complicada sem a participação de monitores. Tendo em vista que essa articulação objetiva a execução de um ensino de qualidade que possa ser revertido no baixo índice de evasão, reprovação, e na boa formação dos estudantes, faz-se necessário o auxílio de monitoria, como solicitado.

Metodologia

A disciplina é teórica, contudo ela é articulada com a atuação profissional visando à interação entre a teoria e a prática. As aulas teóricas serão voltadas para o desenvolvimento de uma compreensão crítica aprofundada da problemática pautada nos principais conceitos que regem o estudo da Psicoterapia Cognitiva e Comportamental de forma geral. Serão consideradas as descobertas e desenvolvimento recentes nas diversas vertentes de investigação da área na tentativa de levar os estudantes a identificar, selecionar e formular questões científicas e práticas da área.
As aulas serão ministradas com intuito de demonstrar a forma como certos conceitos e fundamentos teóricos discutidos em sala de aula podem ser aplicados na vida cotidiana do futuro profissional. As atividades serão realizadas sempre em pequenos e grandes grupos como forma de adaptar os estudantes ao trabalho de equipe. Dentro desta dinâmica, a monitoria têm a função de acompanhar os grupos de discussão a partir dos temas teóricos expostos em sala de aula e auxiliar na elaboração dos trabalhos solicitados para apresentação, sempre com o objetivo de orientar as atividades.
A monitoria será também responsável pelo auxílio na correção dos relatórios e outras atividades apresentadas pelos estudantes sobre os textos usados em sala (capítulos de livros e artigos científicos). Além disso será dado apoio aos estudantes relativo as aulas teóricas ocorridas nos horários da disciplina e, semanalmente, em horários extra-classe, no desenvolvimento das atividades que deverão ser praticadas em sala. Todas as atividades dos monitores serão sempre supervisionadas pelo professor da disciplina visando à formação acadêmica dos mesmos.

Resultados Esperados

Espera-se que a monitoria possa auxiliar na manutenção de índices baixos de evasão e reprovação nos componentes curriculares. Além disso o desenvolvimento desse projeto pode despertar a vocação acadêmica pelo incentivo de talento potencial entre os estudantes de graduação para as atividades de ensino (magistério).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JANDILSON AVELINO DA SILVA206/11/201706/11/2018
LUCAS GONÇALVES DE OLIVEIRA806/11/201706/11/2018

Página gerada em 25/04/2024 01:39:35 (consulta levou 0.183195s)