Nome do Projeto
Pedagogia das Emergências: Cenários e Carreira
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
19/02/2018 - 19/03/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Este projeto tem como foco apresentar aos alunos o lado “avesso” da Pedagogia. Através da criação de um grupo de estudo cujo metiê é identificar as emergências da pedagogia no que se refere aos cenários do mundo da vida e do trabalho.

Objetivo Geral

Analisar, com base nos documentos legais e nas pesquisas realizadas, a constituição da identidade do Pedagogo na atualidade, identificando outros campos de atuação para além da educação formal/escolar.

Justificativa

A Pedagogia enquanto ciência da educação vem ampliando pouco a pouco o seu território de ação saindo da escola, no intuito de dar continuidade a sua condição enquanto ciência humana que é de promover a formação integral da pessoa humana em diferentes tempos/espaços. Esta ampliação no campo de atuação, é ainda pouco estudado e analisado, por isso a importância da constituição de um grupo de estudo, que propicie aqueles(as) que não se identificam com o trabalho docente no âmbito da escola a ressignificação dos seus saberes e a condição de exercer a profissão pedagogo em espaços como Hospitais; Clinicas Geriátricas; Organizações não Governamentais mídias digitais (transposição, criação e desenvolvimento de materiais didáticos-pedagógicos) e consultoria em projetos de desenvolvimento educacional.

Metodologia

A organização do desenvolvimento dos trabalhos ocorrerá da seguinte forma: encontros quinzenais, para promover leituras e debates a cerca da temática no intuito de proporcionar ao discente ampliação do quadro teórico inerente a pedagogia das emergências na constituição de novos campos de atuação do pedagogo. Para além disso, estão previstos, seminários, saídas de campo, e palestras.

Resultados Esperados

O projeto pretende possibilitar aos alunos reconhecerem a diversidade de cenários para atuação do Pedagogo auxiliando-os expandir o repertório de competências e conhecimentos a partir da resignficação dos saberes inerentes a formação inicial.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JEFERSON ROSSKOPF219/02/201819/03/2019
LETÍCIA REHBEIN JESKE219/02/201819/03/2019
LIÉSIA BUBOLZ RUTZ222/05/201819/03/2019
LORENZO STEINHORST RICHETTI219/02/201819/03/2019
LUI NORNBERG419/02/201819/03/2019
MARIA EDUARDA MARQUES VALADAO222/05/201819/03/2019

Página gerada em 26/04/2024 19:15:39 (consulta levou 0.278935s)