Nome do Projeto
Gerenciamento de Redes Aplicado aos Laboratórios dos Cursos de Computação da UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2018 - 28/04/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Resumo
Os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e de Bacharelado em Engenharia de Computação da UFPel possuem como objetivo preparar profissionais de nível superior capacitados a: construir e definir formalmente os conceitos fundamentais da computação; resolver eficientemente problemas da área computacional; propor métodos e métricas de avaliação para o processo de desenvolvimento de sistemas computacionais; projetar e desenvolver sistemas computacionais (software, computadores e sistemas digitais); utilizar e desenvolver tecnologias avançadas da área de computação; e interagir com as demais áreas de conhecimento a fim de obter a melhor aplicação destas tecnologias. Os Projetos Político Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Computação preveem uma grande carga horária de atividades práticas realizadas em laboratórios de computação a fim de atingirem seus objetivos. Deste modo, os cursos de Ciência e Engenharia disponibilizam 5 laboratórios com aproximadamente 25 computadores cada para os alunos realizarem tais atividades. A tarefa de gerenciar e administrar tais laboratórios demanda trabalho constante e mão de obra qualificada. Neste contexto, existe uma grande oportunidade aos alunos dos cursos realizarem atividades práticas de gerência da rede de computadores, instalação e configuração de ferramentas usadas em sala de aula, entre outras atividades, com o objetivo de complementar o conhecimento adquirido durante o curso.

Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo geral complementar a formação teórica dos alunos de Redes de Computadores através de atividades práticas nos laboratórios dos cursos da área de Computação da UFPel. Através deste projeto, será criada uma equipe monitores qualificada para integrar o Núcleo de Recursos Computacionais, que serão responsáveis por gerenciar e dar manutenção à infraestrutura de rede de comunicação, dos servidores e dos laboratórios de ensino dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação.

Justificativa

Atualmente, a oferta de cursos de ensino superior exige uma infraestrutura computacional a fim de disponibilizar serviços online, laboratórios de ensino e pesquisa ofertando a alunos e servidores um ambiente propício para ensino aprendizagem adequado para que possam colocar em execução seus PPCs.

Os cursos de Computação, especificamente, possuem em seus PPCs as metas de formar mão de obra capaz de gerenciar redes de computadores e assim ofertar serviços aos seus usuários, tais como serviços de correspondência eletrônica, armazenamento de dados, processamento paralelo e distribuído, serviços em nuvens, entre vários outros.

Nos PCCs dos cursos de Computação existe uma disciplina específica chamada Rede de Computadores, a qual introduz aos alunos os conceitos sobre o projeto de uma rede de computadores desde o nível físico, ou seja, modo de interconexão física dos computadores, até o nível de aplicação (serviços ofertados aos usuários). A rede, de um modo geral, possui computadores com alto poder computacional que disponibilizam ferramentas e serviços, chamados servidores, e uma grande quantidade de computadores, chamados clientes, que ofertam aos usuários tais ferramentas.

Neste contexto, na UFPEL, os cursos de Computação possuem um Núcleo de Recursos Computacionais (NRC), que conta com um servidor técnico responsável por gerenciar e dar manutenção a todos os laboratórios de computação. A gerência dos 5 laboratórios com grande taxa de ocupação deve ser constante, tornando-se uma carga de trabalho demasiadamente alta para apenas um servidor. Assim sendo, o NRC deve contar com uma equipe de alunos voluntários para a sua perfeita manutenção, mantendo os laboratórios operacionais a maior parte do tempo possível.

Metodologia

De modo a seguir e executar o Projeto Político e Pedagógico do Cursos (PPCs), este projeto visa estender o processo de ensino-aprendizagem praticado em sala de aula para um ambiente real para aplicação dos conhecimentos adquiridos. Inicialmente, está previsto a apresentação da estrutura organizacional do NRC bem como da infraestrutura que garante o funcionamento da rede comunicação dos cursos de Computação. Neste momento são apresentados equipamentos e procedimentos aos alunos de modo que tomem conhecimento sobre onde se localizam e como funcionam os agentes que viabilizam o funcionamento da infraestrutura computacional. O servidor responsável pelo NRC é o principal agente para execução desta recepção aos monitores. Além disso, o projeto prevê uma investigação periódica aos laboratórios para verificar problemas existentes nos mesmos. A definição de uma escala de trabalho bem como a definição de horários para avaliação dos laboratórios será definida com base na grade de horários dos monitores e das aulas em cada laboratório.

O projeto prevê a investigação por ferramentas para gerencia da rede como por exemplo: gerencia de tráfego na rede, monitoramento por acesso a sites e ferramentas proibidas nos laboratórios, ferramentas para avaliar sobrecarga na rede, instalações remotas entre outros. O desenvolvimento de scripts para automatização de atividades como restauro remoto de imagens dos computadores, limpeza de dados dos usuários em todos computadores são desejáveis.

Durante a execução destas atividades são realizadas paralelamente a avaliação dos monitores de modo a verificar o comprometimento dos alunos, assiduidade, proatividade, trabalho em equipe. Neste momento, os professores colaboradores também devem fazer avaliações do andamento das atividades. Além disse, um formulário de avaliação das atividades deve ser disponibilizado a todos pertencentes a computação, docentes e discentes para avaliar as atividades do NRC, de modo a melhorar a qualidade dos serviços.

Resultados Esperados

Como resultados, espera-se que este projeto contribua significativamente para a formação acadêmica dos alunos monitores, uma vez que oferece:
- Possibilidade de aprofundar conhecimento teórico e prático em áreas específicas do seu curso.
- Oportunidade de desenvolver atividade em grupo.
- Oportunidade de desenvolver scritps para automatização e gerencia de recursos em redes de computadores;
- Oportunidade de conhecer e utilizar recursos de rede tais como, switches, roteadores, servidores de correspondência eletrônica.
- Consolidar conhecimentos sobre configuração de rede e de recursos usados em redes comunicação;
- Obter laboratórios de ensino em melhores condições de uso para a comunidade de computação.
- Oportunidade de trabalhar com atividades de pesquisa e extensão relacionadas às atividades de ensino.

Indicadores, Metas e Resultados

Os laboratórios de ensino de computação atendem tanto cursos em nível de graduação quanto de pós-graduação. A infraestrutura computacional quando em período extra classe, fica normalmente ociosa, porém poderia ser aproveitada para trabalhos de pesquisa que exigem grande poder computacional para realizar trabalhos científicos. Com uma organização e configuração desta estrutura, poderia ser oferecido serviços remotos de computação em nuvem por exemplo para aplicações em pesquisa inclusive de outras unidades da UFPEL.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARTHUR CARDOZO GODINHO2030/04/201828/04/2019
CRISTIAN CARVALHO QUEVEDO1530/04/201831/12/2019
GUILHERME RIBEIRO CORRÊA230/04/201828/04/2020
GUILHERME TERRIBELE LEME2030/04/201828/04/2019
HENRIQUE CALDAS KESSLER2030/04/201828/04/2019
JONATHAN COSTA SIAS2030/04/201828/04/2020
MARCELLO MORALES MUÑOZ2030/04/201828/04/2019
MARÍLIA PIT DOS SANTOS1526/08/201931/12/2019
MATEUS CORDOVA DA SILVA SANTOS2030/04/201828/04/2019
RAFAEL IANKOWSKI SOARES230/04/201828/04/2020
RODRIGO DE BRUM ACOSTA2030/04/201831/08/2019
TATIANA AIRES TAVARES230/04/201828/04/2020
VILNEI MARINS DE FREITAS DAS NEVES2030/04/201828/04/2020

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