Nome do Projeto
I Semana Acadêmica da Música Licenciatura UFPEL (SAMLU)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
13/11/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
O projeto de ensino “ I Semana Acadêmica da Música Licenciatura da UFPEL” trata do preparo e da realização da 1ª Semana Acadêmica da Música Licenciatura da UFPEL (SAMLU), evento que será realizado entre os dias 13/11/2017 e 17/11/2017. Essa semana traz como tema “Articulações entre teoria e prática para formação do educador musical” e tem como objetivo geral proporcionar aos acadêmicos do curso um espaço reflexivo/formativo a respeito da temática abordada, de forma que entrelacem seus estudos na universidade com outras visões e vivências, ampliando seus saberes e construindo novas formas de pensar e atuar. Esse é um evento idealizado e organizado pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Música da UFPel e conta com a participação de professores e de profissionais da música atuantes nos três setores da sociedade (órgãos públicos, privados, organizações sem fins lucrativos). O evento será realizado em três turnos e é constituido por palestras, mesas temáticas, oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas. Terá como local de realização o Centro de Artes da UFPel, acontecendo nos espaços dos auditórios do bloco 1 e 2, das salas e dos laboratórios. Na quarta-feira (15/11/2017), em função do feriado, está prevista uma intervenção cultural na rua com apresentações artísticas dos acadêmicos dos cursos de música, teatro, dança, artes visuais da UFPel e outros convidados. O evento é aberto a comunidade interessada na temática. No entanto, temos como público alvo principal do evento os acadêmicos do curso de licenciatura em música da UFPel.

Objetivo Geral

Proporcionar aos acadêmicos do curso um espaço reflexivo/formativo a respeito da temática abordada, de forma que entrelacem seus estudos na universidade com outras visões e vivências, ampliando seus saberes e construindo novas formas de pensar e atuar.

Justificativa

A motivação para a realização da I Semana Acadêmica da Música Licenciatura com a temática “Articulações entre teoria e prática para formação do educador musical” emergiu das inquietações dos acadêmicos a respeito dos percursos formativos e atuação do educador musical em múltiplos espaços educativos. Tendo em vista que o evento será constituído por uma programação diversificada e que conta com a participação de profissionais da área da música atuantes nos três setores da sociedade, entendemos que a realização do evento é um momento não só oportuno como necessário para troca de experiências entre os acadêmicos dos cursos e estes profissionais. Entendemos o evento como uma forma de ampliar os saberes e de complementar a formação curricular pedagógico-musical dos acadêmicos do curso. Além disso, o evento também é uma forma de aproximação e troca de conhecimento entre a comunidade pelotense e a universidade, seja por meio dos espaços destinados a participação de profissionais da cidade de Pelotas, atuantes em diferentes setores, ou das apresentações artísticas que fazem parte da programação.

Metodologia

O evento terá como local de realização o Centro de Artes da UFPel, acontecendo nos espaços dos auditórios do bloco 1 e 2, das salas e dos laboratórios. Na quarta-feira (15/11/2017), em função do feriado, está prevista uma intervenção cultural na rua com apresentações artísticas dos acadêmicos dos cursos de música, teatro, dança, artes visuais da UFPel e outros convidados.
O evento é aberto a comunidade interessada na temática. No entanto, temos como público alvo principal do evento os acadêmicos do curso de licenciatura em música da UFPel.

Segunda Feira:
- "Palestra ""Música na escola e formação de professores" - Sérgio Figueiredo (UDESC)
- "Oficina " "Teoria e Prática na educação musical escolar" - Sérgio Figueiredo (UDESC)"
- "Recital de Violão Renato Serrano (UFSM)"
- "Recital de Piano Rosiane Lemos (UFU) "

Terça Feira:
- "Palestra "Educação Musical em espaços formais e não formais de educação" Magalí Kleber"
- Roda de Conversa: "Música e inclusão" Regiana Blank Wille (UFPEL) Izamir de Farias (Grupo Vocal Esperança), Igor Kruger (UNIPAMPA), Rosane de Fraga (Aluna UNIPAMPA)
- "Oficlass de Violão Renato Serrano (UFSM)"
- "Oficlass Piano Rosiane Lemos (UFU)"
- "Ensaio Aberto Orquestra de Sopros (UFPEL) "

Quarta Feira
- Dia Cultural Praça Coronel Pedro Osório - Meia Lua em frente ao Teatro 7 de Abril

Quinta Feira
- "Roda de Conversa: ""Os espaços de atuação do educador musical""
Lys Ferreira (Pel), Marcelo Valente (Pel), Marcelo Vaz (RG) "
- "Recital dos professores + Roda de conversa: ""Pedagogia do
Instrumento""
- "Roda de conversa com Mulheres de Bah (POA)"
- "Palestra: Música e bebês" Ana Paula Stahlschmidt (UFRGS)"
- Recital Mulheres de Bah

Sexta Feira
- "Oficina de Coral Eduardo Alves POA"
- "Oficlass Técnica Vocal Lenine Santos (UFPEL) "
- Encontro de Corais
- Encerramento e confraternização

Resultados Esperados

A I Semana Acadêmica do Curso Licenciatura em Música da UFPel ocorrerá entre os dias 13/11/2017 e 17/11/2017 em três turnos.
Nestes dias serão realizadas palestras, mesas temáticas, rodas de conversa, oficinas de violão, piano, técnica vocal, percussão e canto coral; e além disso ocorrerão variadas apresentações artísticas com convidados e acadêmicos do curso de licenciatura em música da UFPel.
. Para estes eventos, vários convidados trarão suas propostas que contemplarão as diversas áreas de interesse e atuação do Licenciado em Música, e de acordo com a temática da semana, teremos alguns focos como:
• Educação Musical em espaços formais e não formais (Magali Kleber)
• Técnica Vocal ( Prof. Lenine Santos UFPEL)
• Violão (Prof. Renato Serrano UFSM)
• Piano (Rosiane Lemos UFU)
• Música na escola e formação de professores / Teoria e Prática na
educação musical escolar" Sérgio Figueiredo (Sérgio Figueiredo UDESC)
• Musica e Inclusão (Regiana Blank Wille - UFPEL, Izamir de Farias - Grupo Vocal Esperança, Igor Kruger - UNIPAMPA, Rosane de Fraga Aluna - UNIPAMPA)
• Canto e Regência Coral (Eduardo Alves POA)
• Os espaços de atuação do educador musical (Lys Ferreira -
Escola Ginásio do Areal, Marcelo Valente - Pel, Marcelo Vaz -RG.
• Educação musical e performance (Mulheres de Bah [POA] - Mauren Frey, Rosângela dos Santos, Estela Kohlrausch, Andriara Mumbach, Ana Lascano, Raquel Braga e Maria Albers .
Na quarta-feira (15/11/2017), no turno da tarde, em função do feriado, será realizada uma intervenção artística na rua com acadêmicos dos cursos de música.

Indicadores, Metas e Resultados

O atraso para a entrega deste projeto deu-se devido ao desligamento inesperado da professora Veridiana Lima que era a coordenadora do projeto. Assim, foi necessário que o professor José Everton da Silva Rozzini assumisse a coordenação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA BARBOZA CASTRO2010/12/201701/03/2018
DANIELA GAZIS1710/12/201701/03/2018
DESIRÉE SALLES DA COSTA GONÇALVES410/12/201701/03/2018
GABRIELA CINTRA DOS SANTOS710/12/201701/03/2018
JOSÉ EVERTON DA SILVA ROZZINI110/12/201701/03/2018
MARILIA SHEILA DOS SANTOS310/12/201701/03/2018
Mileny Jouglard Gomes310/12/201701/03/2018
PEDRO DA SILVA GONÇALVES710/12/201701/03/2018
RODOLPHO LUIS FRAGELLI RAMOS DOS SANTOS1010/12/201701/03/2018
TAMIÊ PAGES CAMARGO410/12/201701/03/2018

Página gerada em 24/04/2024 10:26:29 (consulta levou 0.027685s)