Nome do Projeto
Módulo de Sequência Rápida de Intubação Endotraqueal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/02/2018 - 07/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Resumo
A carga de conhecimentos e habilidades psicomotoras que um estudante de medicina precisa aprender ao longo dos seis anos de curso é muito desgastante. Por isso, o currículo precisa ser concentrado no aprendizado mais essencial. Nesse sentido, as situações de emergências assumem relevância inquestionável. Das emergências que um clínico precisa saber atender, a intubução endotraqueal no adulto é a mais importante.

Objetivo Geral

Proporcionar aprendizagem da entubação endotraqueal do adulto através de atividades simuladas e com discussões
teórico-práticas.

Justificativa

Para qualificar a formação dos futuros clínicos, foi criado um laboratório de ensino médico por simulação.
Nesse ambiente, foram adquiridos manequins. Dois deles para treinamento de ventilação com bolsa máscara com
feedback. Outros dois para o procedimento de entubação
Através da simulação o participante terá possibilidade de aprender as manobras de entubação endotraqueal de forma
correta e sob supervisão.

Metodologia

1. Quatro aulas teóricas; 2. Prova teórica com vinte e cinco questões
objetivas de escolha simples com tempo (classificando a ordem de chamada para as atividades práticas); 3. Estações
práticas de treinamento individual simulado e supervisionado em um manequim (é utilizada proteção de plástico na face
do manequim); 4. Prova prática com o professor, utilizando critérios pré- definidos; 5. A partir do resultado obtido na
avaliação prática, os alunos que demonstrarem melhor desempenho serão convidados para participar como
multiplicadores do projeto.

Resultados Esperados

1. Espera-se que o estudante tenha a oportunidade de seguir no curso mais bem preparado para participar no
atendimento das emergências respiratórias com entubação de adultos; 2. Garantir que o aluno sinta-se mais seguro e
confiante frente a situações envolvidas na prática de entubação endotraqueal ; 3. Fornecer acesso ao conhecimento
para outros cursos da Universidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se abordar na prática simulada outros cenários que constam nos guidelines.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA WINK805/02/201807/03/2018
BETINA MARIA GIORDANI805/02/201807/03/2018
BRUNA MORAES GASS805/02/201807/03/2018
BRUNO NOSCHANG BLAAS805/02/201807/03/2018
FABIO DINIZ FIDELIS MOREIRA805/02/201807/03/2018
OTÁVIO MARTINS CRUZ805/02/201807/03/2018
PEDRO CRESPO GARCIA VARGAS805/02/201807/03/2018
PEDRO HENRIQUE ONGARATTO BARAZZETTI805/02/201807/03/2018
PEDRO JUNIOR DE OLIVEIRA VOLCAN805/02/201807/03/2018
RENAN PLOTZKI REIS805/02/201807/03/2018
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID1005/02/201807/03/2018
SÉRGIO ALBERTO LANDO BORGES805/02/201807/03/2018

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