Nome do Projeto
Transposição didática e o ensino de sociologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/02/2018 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Resumo
A proposta deste projeto é, a partir da transposição de clássico de autores das ciências sociais, desenvolver material
didático junto aos alunos de graduação de Ciências Sociais - Licenciatura das disciplinas de estágio, que poderá ser
utilizado no desenvolvimento do conteúdo da referida disciplina ou na atuação destes alunos como professor, depois de
formado.
Além disso, o projeto pretende organizar um livro eletrônico do material didático transposto no Curso de Ciências
Sociais.
Por fim, criar um banco de material didáticos produzidas pelo curso de Ciências Sociais
A proposta parte da metodologia de transposição didática (CHEVALLARD, 1985), que parte de uma linguagem
acadêmica e traduz para uma linguagem didática do ensino médio.
Objetivo Geral
Que os alunos, licenciados, ao final deste exercício de transposição didática, a partir dos clássicos das Ciências
Sociais, percebam a necessidade dessa ação, para a eficácia e eficiência do ensino da Sociologia no Ensino Médio,
bem como, sejam capazes de realizar outras transposições a partir dos mais diversos materiais acadêmicos, para a
contextualização do ensino em diferentes contextos educativos.
Sobretudo, preparar os estudantes para o exercício autônomo da atividade docente.
Sociais, percebam a necessidade dessa ação, para a eficácia e eficiência do ensino da Sociologia no Ensino Médio,
bem como, sejam capazes de realizar outras transposições a partir dos mais diversos materiais acadêmicos, para a
contextualização do ensino em diferentes contextos educativos.
Sobretudo, preparar os estudantes para o exercício autônomo da atividade docente.
Justificativa
O ensino da Sociologia no Ensino Médio, tem se constituído, muitas vezes, como uma prática metodológica distante
das intencionalidades e necessidades dos alunos inseridos nesta instância educativa, justamente por não estar ao
alcance desses alunos, tanto quanto ao vocabulário destes, bem como distante da realidade, em cada contexto
sociocultural, não indicando a contextualização dos conteúdos de modo a ser motivador para o aprendizado.
das intencionalidades e necessidades dos alunos inseridos nesta instância educativa, justamente por não estar ao
alcance desses alunos, tanto quanto ao vocabulário destes, bem como distante da realidade, em cada contexto
sociocultural, não indicando a contextualização dos conteúdos de modo a ser motivador para o aprendizado.
Metodologia
Inicialmente, os professores da disciplina de Estágio I, apresenta aos alunos a proposta de transposição didática a ser
realizada durante o semestre, enfatizando a importância desse instrumento para as futuras ações docentes.
Em seguida, são sugeridos e pensados juntos com a turma, textos de clássicos da Sociologia para que os alunos
optem por dois textos, ou mesmo livros que contenham conceitos fundamentais ao ensino desta disciplina.
No momento seguinte, a turma se divide em dois grupos e conseqüentemente dois textos são eleitos pelos grupos para
que se inicie as leituras e estudos. Para tal estudo, individual, são disponibilizados um tempo de duas semanas.
Após este período, em sala de aula, primeiramente, em pequenos subgrupos e depois, os dois grupos já divididos
anteriormente se reúnem para discutirem as primeiras idéias e propostas de atividades a partir do texto do clássico da
Sociologia escolhido para a realização da transposição didática. Outro período de quinze a vinte dias ficam
disponibilizados aos alunos para que possam refletir sobre a construção do novo texto, didaticamente contextualizado
com as realidades e características dos alunos do EM.
Neste último período destacado, os alunos podem se encontrar fora do horário regular da disciplina de Estágio I, se
desejarem outras organizações.
Em data agendada, posteriormente a esse período os dois grupos devem finalizar, em sala de aula, a construção do
texto que será apresentado aos professores e ao outro grupo da turma. Neste momento, ou mesmo em qualquer outra
aula presencial, o grupo também pode solicitar auxílio para os professores, para sanar suas dúvidas, com relação a
esse exercício, especialmente.
Enfim, em dia previamente agendado os grupos irão apresentar para os professores e os outros colegas sua proposta
didática, a partir da transposição dos conceitos encontrados nos textos ou livros dos clássicos estudados.
Para finalizar a atividade, tanto professores, quanto os colegas irão avaliar
realizada durante o semestre, enfatizando a importância desse instrumento para as futuras ações docentes.
Em seguida, são sugeridos e pensados juntos com a turma, textos de clássicos da Sociologia para que os alunos
optem por dois textos, ou mesmo livros que contenham conceitos fundamentais ao ensino desta disciplina.
No momento seguinte, a turma se divide em dois grupos e conseqüentemente dois textos são eleitos pelos grupos para
que se inicie as leituras e estudos. Para tal estudo, individual, são disponibilizados um tempo de duas semanas.
Após este período, em sala de aula, primeiramente, em pequenos subgrupos e depois, os dois grupos já divididos
anteriormente se reúnem para discutirem as primeiras idéias e propostas de atividades a partir do texto do clássico da
Sociologia escolhido para a realização da transposição didática. Outro período de quinze a vinte dias ficam
disponibilizados aos alunos para que possam refletir sobre a construção do novo texto, didaticamente contextualizado
com as realidades e características dos alunos do EM.
Neste último período destacado, os alunos podem se encontrar fora do horário regular da disciplina de Estágio I, se
desejarem outras organizações.
Em data agendada, posteriormente a esse período os dois grupos devem finalizar, em sala de aula, a construção do
texto que será apresentado aos professores e ao outro grupo da turma. Neste momento, ou mesmo em qualquer outra
aula presencial, o grupo também pode solicitar auxílio para os professores, para sanar suas dúvidas, com relação a
esse exercício, especialmente.
Enfim, em dia previamente agendado os grupos irão apresentar para os professores e os outros colegas sua proposta
didática, a partir da transposição dos conceitos encontrados nos textos ou livros dos clássicos estudados.
Para finalizar a atividade, tanto professores, quanto os colegas irão avaliar
Resultados Esperados
Produção de material pedagógico de maneira sistemática.
Construção de de um banco de material pedagógico, que possa ser usado pelos alunos do Curso de Ciências Sociais
Construção de de um banco de material pedagógico, que possa ser usado pelos alunos do Curso de Ciências Sociais
Indicadores, Metas e Resultados
O textos de tranposição elaborados pela turma são disponibilizados para o uso dos próprios alunos do curso de
Ciências Sociais da turma de estágio, como também para os demais alunos do curso.
Além disso, a proposta é reunir, em forma de livro digital, todos os textos desenvolvidos no projeto e disponibilizá-los
em um banco de material didático digital.
Ciências Sociais da turma de estágio, como também para os demais alunos do curso.
Além disso, a proposta é reunir, em forma de livro digital, todos os textos desenvolvidos no projeto e disponibilizá-los
em um banco de material didático digital.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AGNES BEZERRA MENDES | 2 | 20/08/2018 | 31/12/2019 |
ANALISA ZORZI | 2 | 20/08/2018 | 31/12/2019 |
ANDRE PRIEBE HOLZ | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2018 |
ANDRELIZA DE MORAES LIMA | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2018 |
BEATRIZ FRANTZ ALVES | 2 | 20/08/2018 | 31/12/2019 |
BÁRBARA WOTTER DUTRA | 2 | 20/08/2019 | 31/12/2019 |
CAIO SILVEIRA HARDTKE | 2 | 20/08/2018 | 31/12/2019 |
CARINE PETERS DUTRA | 2 | 20/08/2019 | 31/12/2019 |
CARLOS GUILHERME MADEIRA | 2 | 20/08/2019 | 31/12/2019 |
CARLOS WILLIAN SCHNAVANZ SALGADO | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2018 |
CARMEN REGINA TEIXEIRA DA SILVA | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2018 |
CHRISTIAN BERNARDO BARBOSA DE SOUZA | 2 | 20/08/2019 | 31/12/2019 |
DEIVID MENDONÇA CARDOSO | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2018 |
DENISE DALPIAZ ANTUNES | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2019 |
EDMAR LUIS SOUZA MESQUITA | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2018 |
ESTER MARCELINO BATISTA | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2018 |
FABIO ALMEIDA SACCO | 2 | 20/08/2019 | 31/12/2019 |
FELIPE AURÉLIO EUZÉBIO | 2 | 20/08/2018 | 31/12/2019 |
FRANCIELY COSTA BRAGA DA SILVA | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2018 |
FRANCISCO EDUARDO BECKENKAMP VARGAS | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2019 |
GABRIEL CALEGARO | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2019 |
Giovanna Allegretti | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2018 |
ISABELA RAMOS DE SOUZA AMARAL | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2018 |
JANICE HELENA OLIVEIRA RIBEIRO REGO | 2 | 20/08/2019 | 31/12/2019 |
JENIFER VENDRUSCULO | 2 | 20/08/2019 | 31/12/2019 |
JOANNA MUNHOZ SEVAIO | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2018 |
JORDANA GONCALVES RAMALHO | 2 | 20/08/2018 | 31/12/2019 |
JOÃO MATHEUS SOARES MIRANDA | 2 | 20/08/2018 | 31/12/2019 |
JÉSSICA BORGES DE LEMOS | 2 | 20/08/2019 | 31/12/2019 |
JÚNIOR HENRIQUE SILVEIRA KERBER | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2019 |
KALLÉU SCHMIDT MENDES | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2018 |
LETICIA DE AVILA PEREIRA | 2 | 20/08/2018 | 31/12/2019 |
LUCAS FERNANDES TAVARES | 2 | 20/08/2018 | 31/12/2019 |
LUIZA CORREA SOARES | 2 | 20/08/2019 | 31/12/2019 |
LUÃ RODRIGUES SILVEIRA | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2018 |
MARCUS VINICIUS SPOLLE | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2019 |
MARIANA BOSENBECKER DO SACRAMENTO | 2 | 20/08/2019 | 31/12/2019 |
MARIANA DE LARA BUENO | 2 | 20/08/2019 | 31/12/2019 |
MICHELLE MÜHLENBERG BOESCHE | 2 | 20/08/2019 | 31/12/2019 |
Maitê Santos de Lima | 2 | 20/08/2019 | 31/12/2019 |
ORION TADEU CORREA COELHO JUNIOR | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2018 |
OSCAR AUGUSTO OLIVEIRA DE ARRUDA | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2019 |
PEDRO HENRIQUE CORREIA DE ANDRADE | 2 | 20/08/2018 | 31/12/2019 |
Quezia Galarça de Oliveira | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2018 |
RAFAELLA EGUES DA ROSA | 2 | 20/08/2018 | 31/12/2019 |
SAMARA DE DEUS FABRIS | 2 | 20/08/2018 | 31/12/2019 |
SÉRGIO LUIZ TAVARES ACÓSTA | 2 | 20/08/2018 | 31/12/2019 |
TAINÁ CARDOZO DE OLIVEIRA | 2 | 20/08/2019 | 31/12/2019 |
YURI AMORIM SANTOS | 2 | 26/02/2018 | 31/12/2018 |