Nome do Projeto
Transposição didática e o ensino de sociologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/02/2018 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Resumo
A proposta deste projeto é, a partir da transposição de clássico de autores das ciências sociais, desenvolver material didático junto aos alunos de graduação de Ciências Sociais - Licenciatura das disciplinas de estágio, que poderá ser utilizado no desenvolvimento do conteúdo da referida disciplina ou na atuação destes alunos como professor, depois de formado. Além disso, o projeto pretende organizar um livro eletrônico do material didático transposto no Curso de Ciências Sociais. Por fim, criar um banco de material didáticos produzidas pelo curso de Ciências Sociais A proposta parte da metodologia de transposição didática (CHEVALLARD, 1985), que parte de uma linguagem acadêmica e traduz para uma linguagem didática do ensino médio.

Objetivo Geral

Que os alunos, licenciados, ao final deste exercício de transposição didática, a partir dos clássicos das Ciências
Sociais, percebam a necessidade dessa ação, para a eficácia e eficiência do ensino da Sociologia no Ensino Médio,
bem como, sejam capazes de realizar outras transposições a partir dos mais diversos materiais acadêmicos, para a
contextualização do ensino em diferentes contextos educativos.
Sobretudo, preparar os estudantes para o exercício autônomo da atividade docente.

Justificativa

O ensino da Sociologia no Ensino Médio, tem se constituído, muitas vezes, como uma prática metodológica distante
das intencionalidades e necessidades dos alunos inseridos nesta instância educativa, justamente por não estar ao
alcance desses alunos, tanto quanto ao vocabulário destes, bem como distante da realidade, em cada contexto
sociocultural, não indicando a contextualização dos conteúdos de modo a ser motivador para o aprendizado.

Metodologia

Inicialmente, os professores da disciplina de Estágio I, apresenta aos alunos a proposta de transposição didática a ser
realizada durante o semestre, enfatizando a importância desse instrumento para as futuras ações docentes.
Em seguida, são sugeridos e pensados juntos com a turma, textos de clássicos da Sociologia para que os alunos
optem por dois textos, ou mesmo livros que contenham conceitos fundamentais ao ensino desta disciplina.
No momento seguinte, a turma se divide em dois grupos e conseqüentemente dois textos são eleitos pelos grupos para
que se inicie as leituras e estudos. Para tal estudo, individual, são disponibilizados um tempo de duas semanas.
Após este período, em sala de aula, primeiramente, em pequenos subgrupos e depois, os dois grupos já divididos
anteriormente se reúnem para discutirem as primeiras idéias e propostas de atividades a partir do texto do clássico da
Sociologia escolhido para a realização da transposição didática. Outro período de quinze a vinte dias ficam
disponibilizados aos alunos para que possam refletir sobre a construção do novo texto, didaticamente contextualizado
com as realidades e características dos alunos do EM.
Neste último período destacado, os alunos podem se encontrar fora do horário regular da disciplina de Estágio I, se
desejarem outras organizações.
Em data agendada, posteriormente a esse período os dois grupos devem finalizar, em sala de aula, a construção do
texto que será apresentado aos professores e ao outro grupo da turma. Neste momento, ou mesmo em qualquer outra
aula presencial, o grupo também pode solicitar auxílio para os professores, para sanar suas dúvidas, com relação a
esse exercício, especialmente.
Enfim, em dia previamente agendado os grupos irão apresentar para os professores e os outros colegas sua proposta
didática, a partir da transposição dos conceitos encontrados nos textos ou livros dos clássicos estudados.
Para finalizar a atividade, tanto professores, quanto os colegas irão avaliar

Resultados Esperados

Produção de material pedagógico de maneira sistemática.
Construção de de um banco de material pedagógico, que possa ser usado pelos alunos do Curso de Ciências Sociais

Indicadores, Metas e Resultados

O textos de tranposição elaborados pela turma são disponibilizados para o uso dos próprios alunos do curso de
Ciências Sociais da turma de estágio, como também para os demais alunos do curso.
Além disso, a proposta é reunir, em forma de livro digital, todos os textos desenvolvidos no projeto e disponibilizá-los
em um banco de material didático digital.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AGNES BEZERRA MENDES220/08/201831/12/2019
ANALISA ZORZI220/08/201831/12/2019
ANDRE PRIEBE HOLZ226/02/201831/12/2018
ANDRELIZA DE MORAES LIMA226/02/201831/12/2018
BEATRIZ FRANTZ ALVES220/08/201831/12/2019
BÁRBARA WOTTER DUTRA220/08/201931/12/2019
CAIO SILVEIRA HARDTKE220/08/201831/12/2019
CARINE PETERS DUTRA220/08/201931/12/2019
CARLOS GUILHERME MADEIRA220/08/201931/12/2019
CARLOS WILLIAN SCHNAVANZ SALGADO226/02/201831/12/2018
CARMEN REGINA TEIXEIRA DA SILVA226/02/201831/12/2018
CHRISTIAN BERNARDO BARBOSA DE SOUZA220/08/201931/12/2019
DEIVID MENDONÇA CARDOSO226/02/201831/12/2018
DENISE DALPIAZ ANTUNES226/02/201831/12/2019
EDMAR LUIS SOUZA MESQUITA226/02/201831/12/2018
ESTER MARCELINO BATISTA226/02/201831/12/2018
FABIO ALMEIDA SACCO220/08/201931/12/2019
FELIPE AURÉLIO EUZÉBIO220/08/201831/12/2019
FRANCIELY COSTA BRAGA DA SILVA226/02/201831/12/2018
FRANCISCO EDUARDO BECKENKAMP VARGAS226/02/201831/12/2019
GABRIEL CALEGARO226/02/201831/12/2019
Giovanna Allegretti226/02/201831/12/2018
ISABELA RAMOS DE SOUZA AMARAL226/02/201831/12/2018
JANICE HELENA OLIVEIRA RIBEIRO REGO220/08/201931/12/2019
JENIFER VENDRUSCULO220/08/201931/12/2019
JOANNA MUNHOZ SEVAIO226/02/201831/12/2018
JORDANA GONCALVES RAMALHO220/08/201831/12/2019
JOÃO MATHEUS SOARES MIRANDA220/08/201831/12/2019
JÉSSICA BORGES DE LEMOS220/08/201931/12/2019
JÚNIOR HENRIQUE SILVEIRA KERBER226/02/201831/12/2019
KALLÉU SCHMIDT MENDES226/02/201831/12/2018
LETICIA DE AVILA PEREIRA220/08/201831/12/2019
LUCAS FERNANDES TAVARES220/08/201831/12/2019
LUIZA CORREA SOARES220/08/201931/12/2019
LUÃ RODRIGUES SILVEIRA226/02/201831/12/2018
MARCUS VINICIUS SPOLLE226/02/201831/12/2019
MARIANA BOSENBECKER DO SACRAMENTO220/08/201931/12/2019
MARIANA DE LARA BUENO220/08/201931/12/2019
MICHELLE MÜHLENBERG BOESCHE220/08/201931/12/2019
Maitê Santos de Lima220/08/201931/12/2019
ORION TADEU CORREA COELHO JUNIOR226/02/201831/12/2018
OSCAR AUGUSTO OLIVEIRA DE ARRUDA226/02/201831/12/2019
PEDRO HENRIQUE CORREIA DE ANDRADE220/08/201831/12/2019
Quezia Galarça de Oliveira226/02/201831/12/2018
RAFAELLA EGUES DA ROSA220/08/201831/12/2019
SAMARA DE DEUS FABRIS220/08/201831/12/2019
SÉRGIO LUIZ TAVARES ACÓSTA220/08/201831/12/2019
TAINÁ CARDOZO DE OLIVEIRA220/08/201931/12/2019
YURI AMORIM SANTOS226/02/201831/12/2018

Página gerada em 21/12/2024 12:46:27 (consulta levou 0.037299s)