Nome do Projeto
Intervenções em preexistências culturais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2018 - 28/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Resumo
O projeto de ensino tem a premissa de promover e fomentar a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, através da proposição de práticas pedagógicas que contribuam para essa postura. Nessa perspectiva, o projeto busca fomentar a formação de um profissional crítico e criativo, comprometido com as diversas problemáticas que permeiam a área de formação do arquiteto e urbanista, com ênfase no campo da preservação patrimonial.

Objetivo Geral

Possibilitar ao aluno desenvolver atividades pedagógicas no campo da preservação patrimonial, vinculando teoria e prática e reforçando a premissa da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão

Justificativa

A proposta de monitoria pretende instigar a experiência docente do monitor comprometida com a elaboração de práticas pedagógicas motivadoras, que possibilitem um aprendizado significativo tanto ao monitor(a) quanto aos alunos(as) envolvidos com as atividades.
Os resultados obtidos nas disciplinas que abordam a temática da preservação patrimonial, nos últimos anos, demonstram o envolvimento e o comprometimento dos alunos na realização das atividades propostas, revelando o estímulo que a inserção na realidade local e regional tem na aprendizagem dos alunos.
A experiência pedagógica de desenvolver exercícios de teoria aplicada ao projeto tem contribuído para aprendizagens mais significativas, já que exercícios práticos são desenvolvidos simultaneamente ao conteúdo teórico da disciplina, com material de apoio e roteiros que contribuem para a compreensão das atividades realizadas. Nessa perspectiva, atuação do(a) monitor(a) nas práticas pedagógicas propostas é importante, porque contribui para a sua formação e para a formação dos(as) alunos(as) matriculados nas disciplinas.

Metodologia

A metodologia consiste na experimentação de novas práticas pedagógicas voltadas à iniciação à docência. As atividades desenvolvidas pelo(a) monitor(a) consistem na pesquisa sobre a temática estudada nas disciplinas, compartilhando com os alunos material atualizado sobre o tema. Incluem a organização e processamento do material coletado pelos alunos, disponibilizando-o no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Contempla a elaboração de roteiros de exercício, material textual de apoio e atividades práticas sobre a temática pesquisada no semestre letivo. Incluem também a proposição de divulgação do material produzido pelos alunos das disciplinas para a comunidade em geral.

Resultados Esperados

Ampliar o repertório do(a) monitor(a) em relação ao conhecimento sobre as particularidades do campo da preservação patrimonial;
Investigar e experimentar a inserção de novas práticas pedagógicas em sala de aula, contribuindo para a motivação dos(as) alunos(as) e monitor(as);
Produzir material de apoio às atividades teórico-práticas desenvolvidas em sala de aula;
Contribuir para que o(a) aluno(a) de graduação em arquitetura e urbanismo realize uma experiência docente orientada durante a sua formação inicial.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MONTAGNA DA SILVEIRA302/05/201828/12/2018
ANA CAROLINE SILVA DA SILVA802/05/201802/10/2018
ANA LUCIA COSTA DE OLIVEIRA202/05/201828/12/2018
ANA PAULA DE CASTRO VIEIRA202/05/201828/12/2018
ISABEL PIÚMA GONÇALVES202/05/201828/12/2018
JÚLIA FERREIRA ROBALDO602/05/201829/06/2018
LAURA DA SILVA RIBEIRO420/08/201814/12/2018
MOHANA SALOMÃO DE MATTOS602/05/201827/07/2018
RENATA CAETANO PEREIRA414/05/201826/11/2018
ROSILAINE ANDRE ISOLDI202/05/201828/12/2018
SYLVIO ARNOLDO DICK JANTZEN202/05/201828/12/2018

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