Nome do Projeto
Livro Eletricidade e Magnetismo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/06/2018 - 04/06/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Elétrica
Resumo
A disciplina de Eletricidade e Magnetismo (em alguns cursos denominado de Física III) é disciplina obrigatória para todos os cursos de Engenharia, além de ser obrigatório para outros cursos como Física. Apesar de existirem vários títulos que abrangem os temas abordados na disciplina, nos parece importante a necessidade de uma bibliografia organizada na UFPel devido, basicamente, a dois fatores. Primeiro, um livro originado na instituição permite que ele abranja as necessidades dos conteúdos programáticos das disciplinas oferecidas nos cursos de Engenharia da UFPel. Em segundo lugar, como centro de formação de profissionais, a Universidade necessita, obrigatoriamente, em investir na produção de bibliografia capaz de atender as necessidade educacionais dos cursos superiores, em todo o território nacional.

Objetivo Geral

Construir uma bibliografia em 3 volumes, Teórico, Exercícios e Prático, capaz de atender as necessidades de estudantes de Engenharias ou Física ou qualquer outro curso cujos conhecimentos de Eletricidade e Magnetismo sejam necessários

Justificativa

Um dos principais desafios dos professores universitários do século XXI é a necessidade de organizar aulas e materiais didáticos capazes de atender e estimular o interesse dos acadêmicos, altamente imersos em um mundo de informação que nem sempre atendem as necessidades de formação desses acadêmicos. Ministrando essa disciplina ha cerca de 12 semestres, já se materializa a confecção de uma bibliografia específica nesse tema gerando uma obra que será mais acessível aos acadêmicos da UFPel.

Metodologia

Serão feitos estudos e a compilação dos textos e temas a partir da consulta de referencias bibliográficas. Com isso iremos gerar o texto que, após revisto e aprovado, será devidamente registrado e aprovado.

Resultados Esperados

O CEng possui 9 cursos de Engenharia e um de Tecnologia, a UFPel ainda possui mais dois cursos de Engenharia ligados ao CDTec, além desses, existem o curso de Meteorologia, Física Bacharelado e Fisica Licenciatura que possuem disciplinas que tratam do tema do livro. Desse modo, esperamos atingir cerca de 3000 a 3500 alunos que poderão fazer uso desse texto como referência complementar ou como referencia principal.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto apresentado é para a primeira etapa do livro (Volume I) texto teórico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMILCAR OLIVEIRA BARUM404/06/201804/06/2019
ANNA LETÍCIA DA MATA ARAÚJO1004/06/201804/06/2019
RITA MARIA PUCINELLI FAGONDE1004/06/201804/06/2019

Página gerada em 25/04/2024 01:26:59 (atualização a cada 5 minutos)