Nome do Projeto
Hut8 - Empresa Junior de Computação
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
14/03/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Resumo
Este projeto trata da continuidade do projeto de Empresa Junior dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação. Empresas Junior são associações civis sem fins lucrativos que visam fornecer a alunos de graduação a oportunidade de participar do processo organizacional, decisório e executivo de uma empresa, incentivando o empreendedorismo e auxiliando a comunidade a partir da prestação de serviços especializados.
Uma Empresa Junior é um instrumento pedagógico importante dentro de cursos de graduação ao permitir que os envolvidos apliquem de forma prática conhecimentos adquiridos durante o curso em favor da comunidade, desenvolvendo aspectos pessoais e profissionais dos alunos envolvidos. O Brasil hoje conta com o maior número de Empresas Juniores no mundo.
A Empresa Junior da Computação é uma associação formada pelos alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação, ambos lotados no Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec). Este Projeto de Ensino visa manter o vínculo desta associação à Universidade Federal de Pelotas, reconhecendo a empresa como instrumento pedagógico, em linha com os objetivos estabelecidos nos respectivos Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos.
A Empresa Junior de Computação é organizada, gerida e mantida pelos alunos envolvidos como participantes neste Projeto e conta com a colaboração de docentes dos cursos. Estes tem como responsabilidade o acompanhamento e orientação dos alunos, bem como intermediar as interações da Empresa com a Universidade.
Objetivo Geral
O principal objetivo deste projeto é dar continuidade à Empresa Junior da Computação (Hut8), desenvolvendo pessoal e profissionalmente os alunos envolvidos através de experiências empresariais nas áreas específicas de atuação dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação, incentivando o empreendedorismo e a inovação.
Justificativa
Incentivar o empreendedorismo e a inovação em ambientes acadêmicos é uma necessidade crescente para aumentar a competitividade e produtividade da região e do país. Ao colocar alunos de graduação em contato com atividades empresarias dentro da Universidade permite que estes obtenham a experiência necessária em um ambiente mais favorável ao aprendizado e transferência de conhecimento.
Adicionalmente, os serviços prestados pela Empresa beneficiam a comunidade, ao fornecer acesso a conhecimento especializado na área de Computação que, de outra forma, não estariam disponíveis principalmente para micro e pequenas empresas da região. Isso se faz possível devido a Empresa não ter fins lucrativos e gozar de baixo custo operacional. No entanto, observa-se que a Empresa procura atuar primariamente em nichos que ainda não foram desenvolvidos na região. Isto tem o efeito de evitar a competição injusta com empresas que atuam na região, além de descobrir e incentivar o desenvolvimento de novos nichos de serviços.
Por fim, justifica-se a criação devido a expansão do curso de Ciência da Computação e criação do curso de Engenharia de Computação, o que gerou a demanda pela diversificação de atividades ao longo da graduação. A Empresa Junior vem de encontro aos objetivos dos Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos ao fornecer uma dimensão adicional na formação do estudante.
Adicionalmente, os serviços prestados pela Empresa beneficiam a comunidade, ao fornecer acesso a conhecimento especializado na área de Computação que, de outra forma, não estariam disponíveis principalmente para micro e pequenas empresas da região. Isso se faz possível devido a Empresa não ter fins lucrativos e gozar de baixo custo operacional. No entanto, observa-se que a Empresa procura atuar primariamente em nichos que ainda não foram desenvolvidos na região. Isto tem o efeito de evitar a competição injusta com empresas que atuam na região, além de descobrir e incentivar o desenvolvimento de novos nichos de serviços.
Por fim, justifica-se a criação devido a expansão do curso de Ciência da Computação e criação do curso de Engenharia de Computação, o que gerou a demanda pela diversificação de atividades ao longo da graduação. A Empresa Junior vem de encontro aos objetivos dos Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos ao fornecer uma dimensão adicional na formação do estudante.
Metodologia
Este projeto de ensino foca no processo de incentivo e auxílio à manutenção da Empresa Junior de Computação (Hut8), bem como com a interação desta com os cursos e a Universidade.
Os docentes envolvidos são responsáveis por supervisionar as operações, porém sem interferir excessivamente no processo decisório - assume-se que a Empresa deve ser suficientemente autônoma para garantir uma experiência ampla de empreendedorismo aos alunos envolvidos. Assim, tarefas de supervisão incluem reuniões periódicas para auxiliar na solução de entraves burocráticos, em particular aqueles com a a Universidade, trocar experiências e idéias e auxiliar na formação de contatos comerciais, bem como verificar a participação efetiva dos alunos envolvidos para efeito de cômputo de horas relativas a este Projeto. É também tarefa dos docentes garantir uma continuidade à Empresa a medida que os alunos envolvidos desvinculam-se e novos vinculam-se.
Ainda que a Empresa tenha autonomia para definir suas estratégias e ações, é responsabilidade dos docentes garantir que a Empresa se mantenha fiel aos conceitos de uma Empresa Junior, não desvirtuando-a para outros fins.
Os docentes envolvidos são responsáveis por supervisionar as operações, porém sem interferir excessivamente no processo decisório - assume-se que a Empresa deve ser suficientemente autônoma para garantir uma experiência ampla de empreendedorismo aos alunos envolvidos. Assim, tarefas de supervisão incluem reuniões periódicas para auxiliar na solução de entraves burocráticos, em particular aqueles com a a Universidade, trocar experiências e idéias e auxiliar na formação de contatos comerciais, bem como verificar a participação efetiva dos alunos envolvidos para efeito de cômputo de horas relativas a este Projeto. É também tarefa dos docentes garantir uma continuidade à Empresa a medida que os alunos envolvidos desvinculam-se e novos vinculam-se.
Ainda que a Empresa tenha autonomia para definir suas estratégias e ações, é responsabilidade dos docentes garantir que a Empresa se mantenha fiel aos conceitos de uma Empresa Junior, não desvirtuando-a para outros fins.
Resultados Esperados
O principal resultado esperado é um aumento no interesse dos alunos dos cursos de Computação o em atividades empreendedoras e de inovação, a ser medido, no longo prazo, pelo número de empresas e produtos iniciados por alunos e egressos.
Espera-se também um impacto no mercado local de serviços de Computação a medida que incentivar-se-á que a Empresa identifique e atue em nichos pouco desenvolvidos, com o objetivo de testar estes nichos e desenvolvê-los na região. Este impacto pode ser medido, também no longo prazo, pelo número de empresas e profissionais atuando nestes nichos.
Espera-se também um impacto no mercado local de serviços de Computação a medida que incentivar-se-á que a Empresa identifique e atue em nichos pouco desenvolvidos, com o objetivo de testar estes nichos e desenvolvê-los na região. Este impacto pode ser medido, também no longo prazo, pelo número de empresas e profissionais atuando nestes nichos.
Indicadores, Metas e Resultados
Este projeto teve início efetivo no dia 01/01/2018, logo após o encerramento do projeto anterior, dada a característica contínua das atividades.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRÉ ZUCCHETTI DALLA COSTA | 12 | 21/08/2018 | 31/12/2018 |
ARTHUR SIQUEIRA E SILVA | 12 | 21/08/2018 | 31/12/2018 |
BÁRBARA DOS SANTOS KURZ | 12 | 21/08/2018 | 31/12/2018 |
CAIO PEREIRA DA SILVA | 12 | 21/08/2018 | 31/12/2018 |
CARLOS AUGUSTO CALAGE SILVEIRA JÚNIOR | 12 | 21/08/2018 | 31/12/2018 |
DANIEL NUNES CHOUDHURY | 12 | 21/08/2018 | 31/12/2018 |
DANIEL TEIXEIRA DE SOUZA | 12 | 21/08/2018 | 31/12/2018 |
EDSON JORGE ROTTAVA JUNIOR | 20 | 14/03/2018 | 25/04/2018 |
FELIPE ADAMOLI PINTO | 12 | 14/03/2018 | 31/12/2018 |
FELIPE DE SOUZA MARQUES | 1 | 14/03/2018 | 31/12/2018 |
FELIPE LUZZARDI DA ROSA | 12 | 14/03/2018 | 03/08/2018 |
FREDERICO DE OLIVEIRA SEDREZ | 12 | 14/03/2018 | 31/12/2018 |
GABRIEL MARQUES ARAGAO | 12 | 21/08/2018 | 31/12/2018 |
GIORGIO DE MORAES ROSSA | 12 | 21/08/2018 | 31/12/2018 |
HEITOR AUGUSTO GROSSKOPF ALMEIDA | 12 | 14/03/2018 | 31/12/2018 |
IGOR BARBOSA | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
IHAN BELMONTE BENDER | 12 | 14/03/2018 | 31/12/2018 |
JOSÉ VITOR SCHNEID DA SILVA | 12 | 14/03/2018 | 01/06/2018 |
JULIANO DORNELES DOS REIS | 12 | 21/08/2018 | 31/12/2018 |
João Vitor Fernandes dos Santos Guerra | 20 | 14/03/2018 | 01/06/2018 |
LARISSA DE CARVALHO RAULINO | 12 | 21/08/2018 | 31/12/2018 |
LEONARDO CORRÊA RODRIGUES | 12 | 14/03/2018 | 31/12/2018 |
LORENA DE LIMA DAMASCENO DA SILVA | 12 | 14/03/2018 | 25/04/2018 |
LORENZO FAGUNDES ANTUNES | 12 | 14/03/2018 | 01/06/2018 |
LUCAS QUEVEDO GARCIA | 12 | 21/08/2018 | 31/12/2018 |
LUKAS BORGES IEPSEN | 12 | 21/08/2018 | 31/12/2018 |
MARCELLO MORALES MUÑOZ | 12 | 14/03/2018 | 31/12/2018 |
MATEUS BRUGNAROTO | 12 | 14/03/2018 | 31/12/2018 |
MURILO STEINMETZ BÖHLKE | 12 | 21/08/2018 | 31/12/2018 |
NÍCOLAS OREQUES DE ARAUJO | 12 | 14/03/2018 | 31/12/2018 |
PATRÍCIA MORENO RIBEIRO | 20 | 14/03/2018 | 06/08/2018 |
PAULO ROBERTO FERREIRA JUNIOR | 1 | 14/03/2018 | 31/12/2018 |
RICARDO MATSUMURA DE ARAUJO | 4 | 14/03/2018 | 31/12/2018 |
THIAGO HERON ALBANO DE AVILA | 12 | 14/03/2018 | 06/08/2018 |
VICTOR COSENZA VIEIRA DA SILVA | 12 | 21/08/2018 | 31/12/2018 |
VICTOR DE LEON VELEDA | 12 | 21/08/2018 | 31/12/2018 |
VINÍCIUS RENATO ROCHA GERALDO | 12 | 21/08/2018 | 31/12/2018 |
VÍTOR RESING PLENTZ | 20 | 14/03/2018 | 31/12/2018 |
WAGNER LOCH | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
ÉRICK FERNANDES MOREIRA | 12 | 14/03/2018 | 31/12/2018 |