Nome do Projeto
Endodontia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
19/03/2018 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Resumo
A Endodontia é uma especialidade clínica da Odontologia que, no Curso de Odontologia (CO) da Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é apresentada em várias unidade/disciplinas, tais como: Unidade Pré-Clínica III (UPC III), Unidade de Clínica Odontológica II (UCO II) e III (UCO III). A capacitação dos acadêmicos do CO da FO-UFPel em Endodontia é necessária para a prática clínica em pacientes nos estágios e serviços clínicos da FO-UFPel, a saber: Estágio em Clínica Odontologia I (ECO I) e II (ECO II), Estágios de Especialidade e Serviço de Pronto Atendimento. O Discente do CO realiza, ainda, a prática clínica da Endodontia em estágios e serviços odontológicos extramuros, em Unidades Básicas de Saúde relacionadas ao Estágio em Saúde Bucal e Coletiva (ESBC) do CO. A capacitação clínica em Endodontia do discente e egresso dos cursos de Odontologia é um desafio didático pedagógico devido à complexidade desta área do saber, bem como de sua execução clínica, inicialmente, “in vitro” (prática prévia laboratorial) e, posteriormente, em pacientes.
Objetivo Geral
Facilitar o aprendizado e a capacitação dos discentes do Curso de Odontologia (CO), na área da Endodontia, provendo condições aos discentes de se transformem em egressos do CO da FO-UFPel capazes de promover o benefício do indivíduo e da sociedade, na área da Endodontia, que inclui a prevenção do comprometimento pulpar e do periodonto apical, o atendimento endodôntico conservador e radical, das urgências em Endodontia e a Traumatologia, de forma resolutiva, previsível, inclusiva, acolhedora e humana.
Justificativa
Considerando a complexidade da área do saber relativa à Endodontia, bem como da sua aplicação prática “in vitro”, bem como clínica, em pacientes, torna-se prudente e atencioso que: 1) se proveja aos alunos, nos estágios iniciais da formação em Endodontia, auxílio presencial complementar efetuado por alunos previamente capacitados nesta área de atuação, durante o exercício “in vitro” (laboratorial) da Endodontia (UPC III); e 2) se elaborem e se forneçam documentos, na área da Endodontia (materiais didáticos e protocolos clínicos), baseados na literatura atual, aos alunos, por meio do AVA-UFPel. Pretende-se, por meio da participação de monitores e/ou colaboradores, tanto no auxílio presencial aos alunos, nos estágios iniciais do aprendizado da Endodontia, como na elaboração, revisão e análise de consistência e eficácia dos materiais didáticos e protocolos clínicos, por meio da acessibilidade dos materiais didáticos e protocolos clínicos, e da disponibilização, no AVA-UFPel, de informações essenciais ao atendimento clínico endodôntico, elevar a capacitação dos acadêmicos do CO da FO-UFPel em Endodontia propiciando maior resolutividade e previsibilidade dos tratamentos endodônticos, bem como humanidade, inclusão e acolhimento no atendimento do indivíduo e da sociedade. Cabe ressaltar que a baixa eficiência da capacitação em Endodontia do discente e do egresso dos Cursos de Odontologia deve ser evitada pois pode resultar em imperícia, imprudência e negligência no atendimento do paciente o que atentaria contra o direito do paciente à incolumidade durante o tratamento odontológico.
Metodologia
O auxílio presencial do aluno nas fases iniciais do aprendizado da Endodontia dar-se-á por alunos previamente capacitados nesta área do saber. A elaboração e a revisão dos materiais didáticos e dos protocolos clínicos serão pautadas em revisões da literatura atual e com citações bibliográficas. Os documentos elaborados e/ou revisados serão disponibilizados aos alunos do CO da FO-UFPel e/ou regularmente matriculados na UFPel, por meio do AVA-UFPel do Projeto de Ensino Endodontia (PEE) e do AVA-UFPel da UPC III.
A análise da consistência e eficácia do material didático e protocolos clínicos disponibilizados no AVA-UFPel do PEE e da UPC III, dar-se-á por meio da relação interpessoal presencial entre aluno e monitor/colaborador (docentes e discentes) durante a atividade “in vitro” laboratorial, bem como ao longo da supervisão clínica entre alunos (operadores e auxiliares) e colaboradores docentes e discentes.
A análise da consistência e eficácia do material didático e protocolos clínicos disponibilizados no AVA-UFPel do PEE e da UPC III, dar-se-á por meio da relação interpessoal presencial entre aluno e monitor/colaborador (docentes e discentes) durante a atividade “in vitro” laboratorial, bem como ao longo da supervisão clínica entre alunos (operadores e auxiliares) e colaboradores docentes e discentes.
Resultados Esperados
Melhoria na capacitação dos discentes e dos egressos do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da UFPel, na área da Endodontia, e melhoria no atendimento clínico endodôntico dos pacientes e da sociedade com maior resolutividade, previsibilidade, acolhimento e humanidade.
Indicadores, Metas e Resultados
Os documentos didáticos e protocolos clínicos, ao atingirem um nível de excelência, no que tange à variabilidade da bibliografia citada referente à literatura técnico-científica atual em Endodontia (citações diretas e indiretas segundo sistema da ABNT) e originalidade de imagens contidas no texto didático, serão publicados na Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS) da FO-UFPel, um projeto de Extensão Universitária da FO-UFPel cadastrado na PREC-UFPel que publica, na internet, por meio do sistema de manejo de conteúdo (“Content Management System – CMS”) WordPress Institucional UFPel, textos didáticos e protocolos clínicos, na área da saúde, com ênfase na área Odontológica, de acesso livre e gratuito, cujo conteúdo pode ser lido pela população mundial com proficiência em língua portuguesa.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRESSA RODRIGUES CORRÊA | 1 | 19/03/2018 | 31/12/2019 |
BERNARDO FRANCO DA SILVA | 1 | 21/05/2018 | 21/09/2018 |
BETINA SUZIELLEN GOMES DA SILVA | 4 | 19/03/2018 | 31/12/2019 |
BRUNA LEÃO PÔRTO | 4 | 19/03/2018 | 31/12/2019 |
CAROLINA SCHUSTER OURIQUES | 1 | 19/03/2018 | 31/12/2019 |
DOUGLAS SILVA DE ALMEIDA | 1 | 21/05/2018 | 21/09/2018 |
EDUARDO LUIZ BARBIN | 4 | 19/03/2018 | 31/12/2019 |
FELIPE CORRÊA MARTINS | 2 | 19/03/2018 | 31/12/2019 |
FERNANDA SRYNCZYK DA SILVA | 2 | 21/05/2018 | 21/09/2018 |
GABRIEL DA SILVA ACUNHA | 1 | 21/05/2018 | 21/09/2018 |
GUILHERME ESPINOSA DUTRA | 2 | 19/03/2018 | 31/12/2019 |
JULIO CESAR EMBOAVA SPANO | 2 | 19/03/2018 | 31/12/2019 |
LETÍCIA REGINA MORELLO SARTORI | 1 | 19/03/2018 | 31/12/2019 |
LUCAS DIAS DE CARVALHO | 2 | 21/05/2018 | 21/09/2018 |
LUCIÉLI ANDRÉIA ZAJKOWSKI | 4 | 19/03/2018 | 31/12/2019 |
LUIZ ANTÔNIO SOARES FALSON | 1 | 19/03/2018 | 31/12/2019 |
MATHEUS RICARDO KISHIMOTO TEIXEIRA | 2 | 19/03/2018 | 31/12/2019 |
MAYANA PERES FURTADO | 3 | 21/05/2018 | 21/09/2018 |
NADIA DE SOUZA FERREIRA | 1 | 19/03/2018 | 31/12/2019 |
NATÁLIA GOMES DE FREITAS | 1 | 19/03/2018 | 31/12/2019 |
NATÁLIA SILVEIRA CABREIRA | 4 | 19/03/2018 | 31/12/2019 |
RAFAELA DO CARMO BORGES | 4 | 19/03/2018 | 31/12/2019 |
RAFAELA ZAZYKI DE ALMEIDA | 1 | 21/05/2018 | 21/09/2018 |
ZEAD MAHMUD CARVALHO SALEH FILHO | 4 | 19/03/2018 | 31/12/2019 |